A REF, um dos principais grupos de comunicação independente no país, reforça sua estrutura multisserviços com a SOMOS. Posicionada como uma solução in-house personalizada para as marcas, a nova empresa da holding mira em um modelo que vem passando por um boom de expansão na última década.
Entre 2010 e 2020, a presença das in-houses nas maiores multinacionais dos Estados Unidos evoluiu de 42% para 78%, segundo dados da ANA (Association National Advertisers). A SOMOS já está operando com Porto Seguro e deve anunciar acordos com outras três grandes marcas até o fim de 2022. Segundo Ricardo Calfat, Chief Operating Officer do Grupo REF, o modelo in-house não é algo novo, mas revive em um cenário diferente com o avanço da digitalização e a renovação do mercado publicitário. “SOMOS une nossa expertise de 20 anos de mercado com o marketing de cada marca na busca por otimizar e qualificar as entregas do dia a dia, com agilidade e controle em tempo real da produtividade das equipes e da performance individual de cada talento”, declara.
Os clientes têm acesso a um dashboard que reúne todos esses números de forma transparente e ágil. As principais entregas da SOMOS estão em marketing digital, redes sociais, conteúdo audiovisual, operação criativa, mídia e performance, CRM, dados e business intelligence. “Para cada desafio, há um framework ideal de trabalho. Nosso olhar customizado na hora de estruturar o squad de profissionais tem como premissa o modelo ágil de gestão e processos, a qualidade na entrega e o conhecimento profundo das necessidades do cliente”, destaca Eduardo Barros, Chief Financial Officer do Grupo REF.
Os executivos reforçam que a SOMOS atua com o modelo SaaS (Software as a Service) para oferecer tecnologias personalizadas às diferentes realidades dos clientes. Sob esse conceito é possível fazer uma gestão assertiva e dinâmica, ampliando ou reduzindo a equipe de acordo com as demandas e períodos mais estratégicos para cada perfil de negócio. No caso de Porto, a in-house atua nessas frentes para linhas de produtos Bank, Saúde, Seguros e Institucional. Esse trabalho é desenvolvido de forma integrada ao da agência de publicidade REF+, que lidera o pensamento estratégico, planejamento, inovação e inteligência de mídia.
A SOMOS também representa mais uma etapa do plano de negócios do Grupo REF, que passou a diversificar sua estrutura de empresas desde 2012 com intuito de oferecer aos anunciantes uma opção de comunicação integrada funcional. Desde então, a holding proprietária da REF+ também lançou a BlackDoor (conteúdo audiovisual), a 4influence (marketing de influência e relações públicas) e a VIV Experience (live marketing). Além de Ricardo Calfat e Eduardo Barros, os outros sócios do Grupo REF são Renato Pereira (Chief Creative Officer) e Fernando Calfat (Chief Business Officer).
Leia mais notícias: