Em um mercado onde o briefing complexo vira rotina e a criatividade precisa se materializar com agilidade, um dos nomes de destaque e consistência é o premiado estúdio de projetos especiais que atua em consultoria criativa, a JNTO. O Marcas pelo Mundo foi conhecer de perto esse ecossistema que tem ganhado relevância crescente entre agências e grandes marcas, especialmente quando o assunto são os projetos especiais, e conversar com os executivos Cainã Meneses, COO da JNTO; Jonas dos Santos, CTO e Fundador da JNTO; Rafael Pompeo, Sócio e Cofundador da W7M Esports e Felipe Funari, Cofundador e Diretor da W7M Esports.
A origem da JNTO está intrinsecamente ligada a uma lacuna que o mercado publicitário enfrentava, e ainda enfrenta, com relação à produção de projetos complexos e fora do padrão. Foi nesse cenário, em 2019, que a JNTO iniciou suas atividades para tirar do papel iniciativas que fugiam da lógica tradicional da publicidade. A empresa reúne múltiplas inteligências, metodologias ágeis e uma visão resolutiva para transformar ideias desafiadoras em realidade.
No início de sua história, a operação mapeou fornecedores inovadores fora do radar da publicidade, ensinando-os a operar dentro das demandas e prazos do mercado criativo. O esforço deu resultado e já nos primeiros meses de atuação, a JNTO começou a atender marcas de peso via agências como Samsung, Nestlé e Gol. Foi justamente com a Gol que veio o primeiro reconhecimento em premiações como os Lusófonos da Criatividade e o Clube de Criação.
Um dos primeiros cases emblemáticos foi um projeto realizado com a Gol, no qual ambulantes do entorno do Maracanã, que nunca haviam assistido a um jogo dentro do estádio, foram levados para viver essa experiência. Em apenas cinco dias, a JNTO planejou, roteirizou e executou a ação, envolvendo diferentes fornecedores e criando uma narrativa sensível e poderosa.
Com o tempo, a JNTO evoluiu de uma produtora executiva para uma estrutura interna robusta, capaz de centralizar os mais diversos skills criativos, técnicos e estratégicos. A premissa era resolver, cocriar e transformar. O espírito colaborativo moldou não apenas o nome da agência – que remete à junção de talentos – mas sua cultura organizacional.
Essa filosofia naturalmente abriu espaço para novos passos e, em 2021, a JNTO passou a integrar o grupo W7M, ampliando exponencialmente seu alcance e estrutura. O relacionamento teve início em um momento de alta demanda por projetos envolvendo games e cultura digital. A expertise da WCM em produção de games, marketing para geração Z e mídia digital casou perfeitamente com a vocação da JNTO para o inusitado.
Essa fusão resultou em projetos de grande impacto para marcas como Netflix, iFood, Natura e TikTok. Durante três anos consecutivos, o grupo foi um dos principais players na produção de experiências no metaverso. A maturidade da W7M e a flexibilidade criativa da JNTO se complementaram, permitindo uma entrega mais sofisticada e com maior alcance.
O crescimento se refletiu não só em clientes, como Mercado Livre e Banco do Brasil, mas também na expansão do próprio grupo, com o surgimento da TrendSpace, uma produtora voltada totalmente à geração Z. Oficialmente homologada pelo TikTok, a Trend Space torna-se uma ponte entre grandes marcas e um público jovem, cada vez mais exigente e conectado.
Entre os importantes cases da JNTO está a Livraria TikTok, em parceria com a AKQA. O projeto transformou a Avenida Paulista em um ponto de engajamento jovem, gerando filas quilométricas e quebrando recordes de audiência e interação. Outro case que se destaca é o do Mercado Livre Creator Shop, uma loja física baseada na lógica da economia criativa, onde roupas eram adquiridas por meio de conteúdo.
A presença da JNTO no Festival Cannes Lions 2025, um dos mais prestigiados palcos da criatividade mundial, é a consolidação desse posicionamento. A JNTO assina a produção de cerca de 60 inscrições no festival. Desde seu primeiro ano, a agência tem seus projetos representados na competição, incluindo o premiado Code of Conscience, desenvolvido em parceria com a AQKA, que conquistou cinco Leões ao propor uma tecnologia que impedia tratores de invadir áreas de preservação ambiental. Em 2025, pela primeira vez, a JNTO estará presente fisicamente no evento, não apenas para celebrar suas conquistas, mas para se inspirar, trocar e elevar ainda mais a régua de excelência.
Hoje, mais do que uma produtora ou uma agência, a JNTO é um verdadeiro hub de criatividade que virou referência sempre que alguém no mercado diz: “isso aqui é impossível”. Porque para a JNTO, impossível é só mais um ponto de partida.
Assista:
Leia outras notícias:
https://marcaspelomundo.com.br/categorias/coberturas-especiais/cannes/