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IODO nasce com o novo conceito de Agência Científica

Nasce a IODO, como uma resposta às dissonâncias entre os mercados de publicidade e tecnologia, que deveriam andar de mãos dadas.

Há cinco anos atrás, um grupo de profissionais de grandes agências de publicidade chegava ao seu limite: apesar de uma enorme pressão para integrar dados e tecnologia nas operações, agências tomavam atitudes que não mudavam, de fato, a essência de como o trabalho era feito. Para esse grupo, isso não era o suficiente, pois sem a possibilidade de testar hipóteses de negócio, de acompanhar métricas relevantes e, principalmente, sem tecnologia dentro de casa para viabilizar e trazer agilidade às ações, os trabalhos pareciam nunca ter a capacidade de impulsionar negócios de maneira efetiva.

Assim nasceu a IODO, como uma resposta às dissonâncias entre os mercados de publicidade e tecnologia, que deveriam andar de mãos dadas mas, mesmo nos dias de hoje, ainda pouco se entendem. Antes de esperar por uma “transformação digital” que não dava indícios de ser concluída, a IODO já nasceu transformada, unindo tecnologia à negócios na gênese de cada ideia. “Sentíamos que, cada um em suas cadeiras, remávamos sozinhos para manobrar transatlânticos. Precisávamos de um barco mais ágil para manobrar”, dizia Tiago França, um dos atuais sócios.

Com esse approach, a agência busca criar um novo espaço no mercado, um modelo em que a tecnologia e dados sentam na mesma mesa da estratégia e conteúdo, desde a concepção das ideias e estratégias de comunicação. Como explica o sócio e líder de estratégia Pedro Spadoni, foi nas ideias de Hopkins que a IODO encontrou a fundação de sua metodologia de trabalho: “Já nascemos com as áreas técnicas sentando na mesma mesa da estratégia, então, com o passar do tempo, acabamos desenvolvendo um jeito próprio de trabalhar. Eu vim da estratégia, do branding… e o pessoal veio da tecnologia, performance, SEO… fomos misturando as skills e entendendo o lugar de cada frente, e chegamos nessa metodologia que chamamos de Publicidade Científica 2.0, como uma evolução das idéias de Claude Hopkins. Ele defendia que a publicidade deveria ser abordada como uma ciência, ou seja, deve testar métodos, analisar resultados e fazer ajustes baseados em dados e evidências, em vez de suposições. A questão é que, com a evolução da tecnologia e das próprias ramificações de ideias dele, podemos falar em uma versão atualizada do seu conceito.”

Essa evolução no modo de pensar pode ser resumida no quadro a seguir, onde a visão atualizada soma-se à anterior:

 

Como essa visão é parte da cultura da IODO, é praticamente impossível que um diagnóstico estratégico envolva apenas questões ligadas à propaganda. Por conta disso os trabalhos da IODO tendem a envolver diferentes disciplinas, passando por todo o funil de aquisição, ecossistemas digitais, branding e jornadas de experiência. A chegada de Vânia marca uma nova fase de expansão para a agência, focada em desenvolvimento de produtos e tecnologias próprias, parcerias e ampliação dos serviços. Sua chegada também marca uma postura de ampliação de conversas com o mercado. “Somos uma agência científica por conta da metodologia de trabalho, mas a aplicação passa por branding, por conteúdo, pelas pessoas. O mercado precisa entender que dá, sim, para aliar uma boa gestão de marca com performance”, Explica Vânia.

Com a nova CEO, a liderança é completada pelos sócios Pedro Spadoni (Líder de Estratégia), Tiago França (CDO), Thiago Negro (Líder de Operações), Victor Silva (Líder de Design) Leandro Teixeira (CTO), além da nova executiva de contas Camila Camargo. Por conta desse approach holístico, passam pela IODO clientes de diferentes perfis e mercados, e a atuação pode ter frentes diferentes dependendo do momento e necessidades de cada companhia. Um ponto importante é que, independente das frentes exploradas, o foco é sempre no crescimento dos negócios.

Nos trabalhos mais recentes, a agência cuidou da infra-estrutura da promoção “Showdo Milhão”, da PicPay, reformulou a experiência de navegação do site de Usaflex, estruturou a mídia de performance de Giga Atacado, e até já criou um curso de modelos junto à Mega Models e à MuchMore, parceira de longa data. Com a MuchMore, a IODO tem trabalhado tanto na estruturação de projetos da casa como o desenvolvimento do branding e da plataforma de distribuição musical do selo Algohits, como apoia a atuação junto à clientes como a Fiat e Whirpool.

Outra grande parceira da agência é a Kinea Investimentos, uma das principais empresas de investimento da América Latina, ligada ao Itaú. Com o desafio de aumentar a influência da gestora dentro do mercado de investimentos, respeitando as estritas regras da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), a agência desenvolveu uma estratégia inovadora para o setor, focada em conteúdo e inbound marketing. Como resultado, além de 300% de crescimento da base de relacionamento, o impacto cultural dentro da Kinea foi enorme, aumentando o engajamento de todo o time de gestores e colaboradores com ações de marketing. Esse trabalho é um bom exemplo de como a IODO aplica sua ideia de Publicidade Científica 2.0 sempre considerando o lado humano, pois envolveu tanto uma reformulação completa dos ambientes digitais e canais de aquisição e conteúdo como a intensa realização de testes e aprofundamentos sobre comportamento e a relação dos públicos de interesse com o segmento.

Entendendo a importância do conteúdo dentro de ecossistemas de marketing, e enxergando o enorme potencial do UGC – mercado que já deve atingir US$15 bilhões até 2028 nos EUA – a IODO lançou a Bloomer, primeira plataforma de UGC do Brasil. UGC é uma sigla para User Generated Content, ou seja, são conteúdos gerados por usuários comuns, não necessariamente por influenciadores. Na Bloomer, os criadores de conteúdo podem se registrar e participar de campanhas gratuitamente, tendo a oportunidade de trabalhar com grandes marcas, recebendo produtos e pagamentos em troca. As marcas, por sua vez, têm acesso à creators selecionados pela Bloomer, e de todo o apoio no processo, desde o briefing até a criação dos roteiros, seleção de creators, envio de produtos, contratos de imagem e realização de pagamentos.

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