MarcasPeloMundo_branco

.be comunica cria evento de inovação da Klabin com foco em sustentabilidade

.be comunica cria evento de inovação da Klabin com foco em sustentabilidade

O maior evento de inovação da Klabin levou assinatura da .be comunica. Pela quinta edição consecutiva, a agência participou da criação, estruturação e estratégia do evento, que reuniu colaboradores, parceiros, clientes e fornecedores da marca para discussão de soluções para um futuro mais sustentável.

A edição de 2022 do Festival, que aconteceu no último dia 21, na Bienal do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, discutiu sobre caminhos sustentáveis, conscientização e fomento para mudanças de atitudes. Com palestras e jornada de experiências, o evento apresentou iniciativas, orientadas pelos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – Organização das Nações Unidas, que contribuem para solucionar problemas que são focos de discussão em todo o planeta.

O evento foi celebrado no Dia da Árvore e teve como abertura John Elkington, sociólogo pela respeitável University College London, autor de uma vasta bibliografia sobre desenvolvimento sustentável e idealizador do tripé da sustentabilidade corporativa: PESSOAS, PLANETA e LUCRO.

Além disso, o público teve a oportunidade de percorrer outros cinco ambientes. O ambiente Biodiversidade proporcionou uma experiência diferente com o objetivo de ampliar a compreensão e despertar a sensibilidade para os riscos que envolvem algumas das espécies de árvores presentes no Parque Ibirapuera e na Mata Atlântica.

No espaço Mudanças Climáticas, sob a orientação do artista Edson Pavoni, os convidados participaram da construção de uma obra de arte, que usou algoritmos para retratar uma reprodução dos ventos nas florestas da Klabin. As árvores, que são o principal ativo da empresa, foram o epicentro da discussão da experiência.

O ambiente Circularidade contou com a chef Bel Coelho, que conduziu uma atividade sensorial na qual os participantes puderam conhecer de perto alguns ativos dos biomas da Mata Atlântica, extraídos das áreas de florestas conservadas pela Klabin, no Paraná.

Já no espaço Iniciativas Klabin, foi preparada uma experiência gamificada que envolveu algumas soluções sustentáveis desenvolvidas pela companhia, que considerou atributos, como: inclusão, circularidade, impacto ambiental, biodiversidade, entre outros.

Por fim, no ambiente Novos Negócios, houve a demonstração de casos práticos em áreas que a Klabin vem investindo a partir da sua frente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, bem diferentes dos negócios atuais da companhia.

A Klabin firmou um outro compromisso: a compensação de carbono. Após o evento, seguindo os parâmetros fornecidos pelo S.O.S. Mata Atlântica, a marca plantará seis árvores para cada tonelada de CO2 emitido, em bioma apontado pela S.O.S. Mata Atlântica.

Em parceria com a Trasix Soluções Ambientais, o evento teve ainda a premissa de gerar a menor quantidade de resíduos na produção e operação. A opção foi por soluções de menos impacto, com compostagem de material orgânico e dentro do conceito de circularidade, gerando renda para comunidades e organizações parceiras por meio de reciclagem e reaproveitamento.

“É um privilégio ver um evento como o Inova, que começou para poucas pessoas dentro da fábrica no Paraná, tomar proporções maiores a ponto desta edição acontecer diretamente dentro da Bienal. Com diferentes trilhas e experiências para os participantes, conduzidas por profissionais para lá de especiais, a primeira edição do evento após a pandemia foi inesquecível”, ressalta Rodrigo Villaboim, sócio-diretor da empresa.