O som do lacre se rompendo e o gás escapando ao abrir uma lata de alumínio foi a inspiração para criar a campanha “#LataCadabra!”, para a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas). A agência Audaz colocou em evidência os atributos da embalagem de alumínio, utilizada há 35 anos no Brasil para a comercialização de bebidas.
“A embalagem gela mais rápido, é leve, fácil de transportar, mantém o gás como nenhuma outra, é super reciclável. São tantos ganhos, que até parece mágica! Com essa verdade, criamos a expressão LataCadabra, que une o nome do produto à adaptação da palavra abracadabra”, comenta Vanderlei Almeida, head de Criação e Estratégia da Audaz.
Os filmes da campanha, produzidos pelo estúdio Mol e sonorizados pela Fuzzr Audio, utilizam cenários criados a partir de animações e ilustrações, recriando momentos icônicos de consumo, como festas de Carnaval, encontros em bares, dias de sol na praia e reuniões descontraídas em casa. “O efeito LataCadabra transforma cenários e comportamentos que não pareciam tão interessantes em cenas leves, coloridas, divertidas e com maior intensidade sonora. A ideia é mostrar que abrir uma latinha é mais do que tomar uma bebida gostosa. É, de fato, abrir um refrescante momento mágico”, destaca Almeida.
Para garantir o efeito especial de transformação protagonizado pela lata, o diretor de cena Rafael Miqueleto revela que as gravações exigiram um cuidado especial. “Imediatamente antes da magia acontecer, os atores congelavam as poses por alguns segundos até posicionarmos a lata nas mãos e, em seguida, continuavam o movimento, conferindo assim o efeito necessário para que a magia fosse convincente”.
Além de ser o terceiro maior mercado global de latas de alumínio, o Brasil se destaca pela reciclagem do material. Em 2023, foram consumidas 32,3 bilhões de unidades no país, mantendo um índice de reciclagem acima dos 95% nos últimos quinze anos, conforme aponta Cátilo Cândido, presidente da Abralatas.
Para Alexandre Bassora, fundador e CEO da Audaz, a campanha representa um marco na trajetória da agência. “Fizemos história no varejo, no mercado automotivo, no comércio de peças originais e de lentes de contato no Brasil e na América Latina. Agora, movimentamos o jogo também a favor das mágicas latas de alumínio”.
Totalmente digital, a campanha “#LataCadabra!” conta com a participação de influenciadores nacionais e regionais, além de inserções em plataformas como canais de TV on demand e Spotify. A iniciativa é impulsionada pelo setor de latas de alumínio, representado pelas empresas Ardagh Metal Packaging, Ball, CanPack, Crown Embalagens e Novelis.
Assista:
Ficha técnica
Campanha: LataCadabra!
Presidente/CEO: Alexandre Bassora
Direção de Atendimento e Negócios: Ismah Taffarello
Direção de Estratégia e Criação: Delay Almeida
Criação: Delay Almeida / Felipe César Figueiredo / Luiz Barboza / Daniel Thomaz
GP/Negócios: Vitória Sthefani da Silva
Produção: Marina Menegatto
Produtora: Mol
Diretor de cena: Galileo Giglio
Diretor de animação: Rafael Miqueleto
Aprovação cliente: Jennifer Velez
Leia outras notícias: https://marcaspelomundo.com.br/?s=audaz