AlmapBBDO apresenta plataforma de dados sintéticos que usa IA do Google

A AlmapBBDO está à frente do uso de dados sintéticos para potencializar novos caminhos para o processo de criação de campanhas.
LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp

A AlmapBBDO está à frente de uma iniciativa no mercado publicitário brasileiro: o uso de dados sintéticos para potencializar novos caminhos para o processo de criação de campanhas. A solução, desenvolvida a partir do Gemini 2.5, permite simular opiniões de diferentes perfis de consumidores diante de estímulos criativos, entregando insights em tempo real para orientar campanhas e estratégias.

A ferramenta permite criar personas sintéticas – inspiração para o nome SYNTHS – que representam uma diversidade de perfis demográficos, culturais e de comportamento. Esses grupos de testes virtuais respondem de forma estruturada a materiais em texto, vídeo ou imagem, gerando insights rápidos e provocadores que ajudam os times criativos da AlmapBBDO a aprimorar ideias em tempo real.

A proposta da agência é ter feedbacks contínuos durante todo o desenvolvimento estratégico e criativo. Hoje, pesquisas exploratórias e pré-testes ouvindo consumidores acontecem no início e final do desenvolvimento de campanhas, respectivamente, mas com o SYNTHS as marcas agora podem se beneficiar de insights ao longo de todo o processo. “É como contar com validações em tempo real, reagindo a roteiros, conceitos, peças ou filmes conforme eles ganham forma”, explica João Gabriel Fernandes, Chief Strategy Officer da AlmapBBDO.

Desenvolvida pela AlmapBBDO, a plataforma teve o apoio do Google, que contribuiu com suporte consultivo do time de Agências e Soluções para marcas. A Almap teve acesso a um dos modelos mais avançados de IA do Google via o VertexIA, a plataforma de desenvolvimento e gestão de IA generativa do Google Cloud. “O Google está comprometido em apoiar o mercado publicitário na adoção de IA generativa não só para oferecer melhores anúncios, mas melhores processos, ampliando a oportunidade de negócios. Com base tecnológica sólida, o Gemini dá consistência e confiabilidade às simulações feitas pelo SYNTHS”, afirma Aline Moda, diretora de parcerias com agências e soluções do Google.

Durante o desenvolvimento da ferramenta, a agência realizou testes comparando os resultados do SYNTHS com pesquisas com consumidores reais. Em todos os casos, a plataforma chegou às mesmas recomendações, sustentadas por argumentos e justificativas similares. “Por mais que a gente esperasse bons resultados, foi surpreendente ver o SYNTHS chegar às mesmas conclusões”, afirma Daniel De Tomazo, Head de Estratégia da AlmapBBDO. A plataforma está disponível para todos os clientes da AlmapBBDO e já vem apoiando em diversos projetos.

O uso de dados sintéticos é uma tendência em expansão e já ganha espaço em diferentes áreas, da saúde ao desenvolvimento de produtos. Segundo relatório da McKinsey (2024), o uso de IA generativa para simulações e previsões pode acelerar em até 60% os ciclos de desenvolvimento, enquanto a Gartner estima que, até 2027, mais de 50% dos dados utilizados por sistemas de IA serão sintéticos. No contexto da comunicação, a ferramenta não substitui o consumidor real, mas amplia o leque de informações disponíveis ao longo de todo o processo de desenvolvimento de campanhas, trazendo novas perspectivas e acelerando a tomada de decisão.

Leia mais notícias:

https://marcaspelomundo.com.br/

LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp