Ação da DM9 transforma barras de ouro em objeto de denúncia sobre ciclo mortal do garimpo ilegal

Em parceria com a Urihi Associação Yanomami, a DM9 lança campanha e denuncia os efeitos letais da mineração ilegal sobre o povo Yanomami.
LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp

Em parceria com a Urihi Associação Yanomami, a DM9 lança a campanha “Death Gold” para denunciar os efeitos letais da mineração ilegal sobre o povo Yanomami. A iniciativa, que leva a premissa “Um ouro que brilha à custa de vidas”, transforma o ouro do garimpo em um grito de socorro: 50 certidões de óbito reais de indígenas mortos por contaminação, violência ou negligência foram gravadas manualmente em barras de ouro ilegais apreendidas pela polícia, tornando cada peça um monumento à tragédia silenciosa que ocorre na Amazônia brasileira.

A ação denuncia o ciclo mortal alimentado pela demanda global por ouro, muitas vezes sem rastreabilidade. Hoje, o Brasil é o 10º maior produtor de ouro do mundo, com 71% dessa produção sendo ilegal, extraída majoritariamente de terras Yanomami. As consequências são devastadoras: 10% da população Yanomami já foi dizimada, em um genocídio silencioso alimentado por consumidores que desconhecem ou ignoram a origem do que compram. As peças da campanha foram fotografadas e veiculadas em países que lideram a importação de ouro ilegal brasileiro, como forma de confrontar o público com a responsabilidade compartilhada.

Confira o filme da campanha:

Ficha Técnica:

CAMPANHA: Death by Gold

Cliente: Urihi Associação Yanomami

CEO: Pipo Calazans

COO: Thomas Tagliaferro

CCO: Icaro Doria

VP CREATIVE: Laura Esteves

EXECUTIVE CREATIVE DIRECTOR: Nina Lucato, Guzera

CREATIVE DIRECTOR: Guilherme Racz, Lucas Casão, Diego Reis, Bruno Anibal, Caio Zucchi, Filipe Rosado, Felipe Revite, Pedro Rosadas, Vinicius Curi

CRIAÇÃO: Caio Cassimiro, Thayna Neves, Ana Carolina Pedro, Mariana Juliani, Zim Hernandez, Vinicius Dias, Gabo Moraes

DESIGN DIRECTOR: Cleber Pereira

CSO: Sthepanie Campbell

VP DE MÍDIA: Renata Valio

VP DE CONTEÚDO E INOVAÇÃO: Cleber Paradela

DIRETORA DE CONTEÚDO E INOVAÇÃO: Gabriela Campagnucci

PRODUÇÃO CRIATIVA: Anna Ferraz, Isabela Ximenes, Luiza Lang, Jess Thomaz, Thiago Campos, Sthefany Nascimento

PROJETOS ESPECIAIS: Maressa Aucelli, Lindsay Oliveira

PRODUÇÃO GRÁFICA: Produceria

DIRETOR: KVPA

DOP: KVPA, Felipe Correa

FOTÓGRAFO STILL: Gil Inoue

TRATAMENTO: Ricardo Moreira e Rodrigo Gonçalves

MONTADOR: Dudu Doria, Agatha Guimarães, Rui Barbosa

COLORISTA: Junior Xis

PRODUTORA DE ÁUDIO: Pingado

PRODUTOR DE ÁUDIO: Will Bone

Leia mais notícias:

https://marcaspelomundo.com.br/agencias/dm9-conquista-a-conta-de-experience-de-brastemp-e-consul/

https://marcaspelomundo.com.br/

LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp