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Retomada da FilmBrazil gera USD 12 milhões em negócios imediatos

A FilmBrazil acaba de apresentar, em parceria com a ApexBrasil, a campanha "Made in Brazil", criada pela Ampfy.

A FilmBrazil apresentou, com o intuito de resgatar o encantamento do Mercado Internacional pelo Brasil, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a campanha “Made in Brazil”, criada pela Ampfy.

O projeto, que conta com peças de mídia digital e ações promovidas no evento, conseguiu um resultado bastante positivo. Ao longo da semana, foram realizadas mais de 650 reuniões, sendo que, destes, 36,7% foram com novos contatos. Entre os países que demonstraram maior interesse em conhecer as produtoras associadas à FilmBrazil e os serviços de produção brasileiro, os EUA lideraram com 24%, seguido da Espanha com 15%, e da Holanda, do Reino Unido e dos Emirados Árabes com 7% cada.

Dessa forma, a retomada do projeto gerou USD 12 milhões de negócios imediatos para as produtoras, levando a uma projeção de USD 36 milhões para os próximos 12 meses. De acordo com 58% das associadas, os números foram maiores ou muito maiores do que o esperado. “Nossa ação em parceria com a APRO, além de um trabalho de posicionamento de imagem com toda a campanha, se fortaleceu muito com a performance do Brasil ao longo do festival, batendo recorde de 92 leões ao longo da semana, sendo que ainda tivemos um Leão de Ouro na categoria Film Craft, algo que não acontecia desde 2019. E, para corroborar com todo esse retorno, ainda conseguimos levar uma delegação de mais de 20 produtoras brasileiras, com uma diversidade maior, tendo uma empresa representando o Nordeste pela primeira vez, o que nos deixou muito felizes. Além das produtoras associadas à FilmBrazil, a gente espera ter cada vez mais essa presença maior de produtoras fora do eixo Rio-São Paulo. Eu acredito que, em um festival como o Cannes Lions onde a América Latina representa oficialmente apenas 6% do total de inscritos, a nossa missão é levar mais essa diversidade a cada nova edição”, comenta a Diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Repezza.

Entre as ações da FilmBrazil durante o festival, estão a promoção de um show ao vivo do cantor Wilson Simoninha, em conjunto com o bloco Acadêmicos do Baixo Augusta e Jair de Oliveira, com o apoio da Globo, no happy hour que aconteceu no dia 22 de junho. A atração foi tão bem-sucedida que recebeu 410 pessoas de 56 países no terraço do Palais des Festivals para acompanhar esse evento sem precedentes na história do Cannes Lions. “Através dessa parceria com a APRO e a ApexBrasil levamos um pouco de brasilidade para o Cannes Lions como forma de celebrar a importância do nosso país para o festival. O volume de prêmios que o Brasil obteve nos enche de orgulho. Tivemos a oportunidade de estar com clientes, amigos e parceiros do mercado publicitário, celebrando o talento e a criatividade dos brasileiros”, diz Manzar Feres, Diretora de Negócios Integrados em Publicidade da Globo.

Além disso, direto de Basel para Cannes, o projeto ainda levou a artista Rafaella Braga para pintar um grande mural em homenagem ao Brasil que será doado ao Itamaraty. Ao longo do dia 22 de junho, a ação chamou a atenção da mídia e do público que passou pelo terraço, atingindo o objetivo esperado: despertar o interesse pelo talento brasileiro e atrair as pessoas para o happy hour.

“Tivemos pessoas do mundo inteiro admirando o nosso trabalho e reconhecendo o talento brasileiro. De acordo com os dados, dos 56 países que estiveram presentes no happy hour, a maioria das pessoas eram norte-americanas (20%), britânicas (13%), francesas (5%) e espanholas (3%), que são mercados que representam as maiores fatias das nossas exportações. Dos dados que coletamos, em 2022 tivemos USD 34 milhões de exportações, em que 14% foram para os EUA, 6% para o Reino Unido, e 5% para a França e a Espanha. Ou seja, juntos, eles representam 30% das nossas exportações”, complementa Marianna Souza, presidente da APRO e gerente executiva da FilmBrazil.

No evento, estiveram presentes as principais empresas do mercado, como Amazon, Ambev, Bayer, Diageo, Mcdonald’s, Pepsico, entre muitas outras. Destes, os principais participantes das marcas foram diretores (31%), CEO/fundadores/parceiros (18%) e gerentes (13%).

O Brasil sempre foi um dos grandes destaques nas premiações do Cannes Lions, figurando entre o 3° e 4° lugar. Na edição de 2023, o país conquistou 92 leões, tendo 5,5% mais peças inscritas, 18,5% mais shortlists e 31,5% mais leões em comparação ao ano anterior, ficando na 3ª posição em número de inscrições, atrás apenas dos EUA e do Reino Unido.

As premiações foram nas seguintes categorias: Brand Experience & Activation, Creative B2B, Creative Commerce, Creative Data, Creative Effectiveness, Creative Strategy, Design, Digital Craft, Direct, Entertainment, Entertainment Lions For Gaming, Entertainment Lions For Music, Entertainment Lions For Sport, Film, Film Craft, Glass: The Lion For Change, Health & Wellness, Industry Craft, Innovation, Media, Mobile, Outdoor, PR, Print & Publishing, Radio & Audio, Social & Influencer, Sustainable Development Goals e Titanium. Entre eles, há dois Grand Prix (prêmios máximos) e um Titanium Lions (categoria mais seletiva do festival).

Além disso, na categoria Film Craft, o Brasil levou 6 leões com os trabalhos Buscapé, produzido pela O2 Filmes, e Shout, dirigido pelo brasileiro Vellas e produzido pela Rebolucion México. O destaque da categoria foi para o filme da Telefónica, que conquistou um Leão de Ouro. “Nosso último Leão de Ouro em Film Craft foi em 2019. Depois de duas edições, sendo que em 2022 não tivemos nenhum prêmio na categoria, voltamos para casa renovados com um ouro conquistado pelo Vellas com o filme ‘Shout’, que vem para coroar esse momento de reconstrução da nossa produção audiovisual, dos nossos talentos e do nosso país”, finaliza Marianna.

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