MarcasPeloMundo_branco

El Ojo de Iberoamérica 2023 se prepara para homenagear Ana María Olabuenaga e Toni Segarra

O El Ojo de Iberoamérica 2023 prepara-se para homenagear dois grandes nomes da publicidade: Ana María Olabuenaga e Toni Segarra.

A 26ª edição do El Ojo de Iberoamérica 2023, que irá ocorrer nos dias 14,15 e 16 de novembro em Buenos Aires, Argentina, prepara-se para homenagear dois grandes nomes da publicidade: a mexicana Ana María Olabuenaga, uma mais reconhecidas criativas da história da publicidade do Méxido e de toda a América Latina, com ideias e mensagens de grandes marcas que ressoam na mente dos consumidores mexicanos; e o espanhol Toni Segarra, um dos grandes líderes da criatividade latina e um dos mais reconhecidos profissionais da Espanha.

Santiago Keller Sarmiento, presidente do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica, afirma: “O Salão de Honra do Talento Latino é um espaço criado no ano passado, por ocasião da 25ª edição do El Ojo, para homenagem do festival aos líderes que fizeram e fazem parte de seus momentos de encontros, inspiração e reconhecimento e que contribuíram para a construção de uma indústria criativa latina relevante, integrada e de destaque no mundo. Ter a “Imperatriz do México” Ana María Olabuenaga e o grande Toni Segarra eternizados em nosso Salão é fantástico”, afirma Santiago Keller Sarmiento, presidente do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica.

Ana María Olabuenaga nasceu no México e estudou comunicação com especialidade em Jornalismo na Universidade Iberoamericana, onde se formou com louvor. No entanto, foi uma crise profissional na carreira inicialmente escolhida que a levou ao mundo da publicidade. “Você escreve muito bem, mas não funciona para o jornalismo” foi a frase que ela ouviu e que a fez dar uma guinada na carreira e começar a trabalhar como editora na Agência Bozell, em 1986. Em pouco tempo conseguiu desenvolver o seu talento como redatora e seguiu para a agência Leo Burnett. Ana María foi a criadora do slogan “A mensagem está na garrafa”, uma das primeiras a se juntar a uma longa lista de claims eternizadas na cultura e na sociedade mexicana.

Foi na agência Terán\TBWA que Ana María conquistou definitivamente o mundo da criatividade. Um de seus maiores sucessos veio com o cliente El Palácio de Hierro, empresa muito tradicional no varejo mexicano. “Eu sou Totalmente Palácio” foi a frase criada por ela e que conseguiu posicionar a El Palácio de Hierro em outro patamar dentro da indústria mexicana, além de marcar o “antes e depois” na história da publicidade em seu país. Graças ao sucesso na Terán\TBWA, assumiu o desafio de dirigir a Noble-D’Arcy, uma tradicional empresa transnacional que estava falida. Ana María decidiu mudar o rumo da agência e, com todo o seu talento e juntamente com a sua equipe, conquistou a conta do leite Lala, marca com a qual também teve grandes sucessos.

Com a venda da Noble-D’Arcy para a Publicis, Ana María manteve todo o seu quadro de funcionários e criou a Olabuenaga-Chemistri, associada à Publicis. Posteriormente, conquistou clientes como Nextel, Telefónica, Tecate e Bodega Aurrerá. Foram anos de muito trabalho e também de muitas conquistas. Certamente foi uma agência que soube se reinventar, evoluir e para depois se fundir com a Leo Burnett, em 2015. Autora do livro “Linchamentos Digitais”, editado pela Paidós, Ana María está atualmente fazendo doutorado na Universidade Iberoamericana, dando continuidade à sua pesquisa de mestrado. O título preliminar é “Cancelar Cultura. Redes Sociais como amplificadores de colisão política, social e moral no México”. Ela também é consultora de negócios e marketing; colunista do jornal Milênio e das revistas Opinión51 e Alto Nível; comentarista do programa “Ao Vivo com Ricardo Rocha”; além de palestrante internacional.

Foi evidenciada como uma das 50 mulheres executivas mais relevantes do México, segundo a Forbes; uma das 35 mulheres mais importantes nos negócios do México, segundo a Expansión; e uma das 300 líderes do país, segundo a Líderes. Sua carreira foi reconhecida em 12 ocasiões, sendo as mais notáveis com o prêmio Mulher Executiva do Ano, o prêmio de carreira publicitária “Juanita Guerra”, Melhor Criativa do México no El Ojo de Iberoamérica (em 1998 e 1999); o Prêmio Carreira Publicitária do Círculo Criativo do México; o Prêmio Flama, Vida e Mulher da Universidade Autônoma de Nuevo León; e a Medalha Francisco Ibarra López de Mérito Empresarial em Comunicação. O renomado intelectual mexicano Carlos Monsivaís a chamou de “A Imperatriz do Impacto Efêmero”.

Já Toni Segarra nasceu em Barcelona, Espanha, como José Antônio Segarra Alegre. Mas foi como Toni Segarra que transcendeu como o gênio das frases curtas e que, como poucos, soube antecipar e levar as marcas a conquistarem mercados e consumidores. É também um dos principais responsáveis por criar um estilo inconfundível na publicidade espanhola, contribuindo para colocá-la nos mais altos níveis de excelência no cenário internacional. Seu interesse pelo mundo da publicidade começou quando trabalhava na gráfica da família – que na realidade já funcionava como uma pequena agência – vendendo serviços de impressão, texto, imagem e design. Instintivamente exercia a profissão, embora sequer a tivesse escolhido. Aos 25 anos formou-se em Filologia Hispânica, mas logo depois começou a trabalhar no mercado da publicidade.

Seu primeiro emprego numa agência de publicidade foi na Vizeversa, Barcelona, em 1986, como editor. De lá, mudou-se para a Contrapunto, em Madrid, exercendo o cargo de diretor criativo. Um ano depois regressou à Vizeversa, na ocasião em que a agência se associou ao grupo EWDB (mais tarde Euro RSCG). Em janeiro de 1991 foi um dos sócios fundadores da Casadevall Pedreño SPR (especificamente o S). Seis meses depois ele deixou a agência. Em setembro de 1991 começou a trabalhar na Delvico Bates como responsável do departamento de criação. Sob sua liderança a agência alcançou, em 1994, o maior número de premiações conquistadas por uma agência em um único ano: um total de 85, além de ser a mais premiada do país por quatro anos consecutivos.

Em 1996 fundou a S, C, P, F… com Luis Cuesta, Ignasi Puig e Félix Fernández de Castro, seus grandes companheiros de jornada. Segarra e sua equipe fez história no El Ojo de Iberoamérica. Estabeleceu-se como a Melhor Agência na Espanha em 1999 e 2000, quando assinou campanhas icônicas como “Você gosta de conduzir”, para BMW; “Cidadãos de um lugar chamado mundo”, para São Miguel; “Qual é o cheiro das nuvens?”, para Evax; “O Banco das melhores empresas. E o seu”, para o Banco Sabadell; “Bem-vindo à República Independente da sua casa”; para a Ikea; entre muitos outros trabalhos. Toni ganhou o reconhecimento como Melhor Diretor Criativo da Espanha no El Ojo três vezes consecutivas: 1999, 2000 e 2001. E também foi palestrante no festival em 2001 e 2009.

Depois de décadas criando verdadeiros sucessos, em 2017 deixou S,C,P,F… para iniciar um novo projeto, o Alegre Roca, consultoria de comunicação junto ao sócio Luis Cuesta, em busca de novos cenários de trabalho e colaboração, para continuar construindo relacionamentos entre marcas e seus públicos. Ganhou o primeiro GP da história da Espanha no Festival Cannes Lions, entre outros Leões, e o maior número de prêmios da história do Clube de Criativos da Espanha, que lhe valeu várias honrarias em 2019.

No final de 2021 – coincidindo com os seus 35 anos de carreira – publicou o livro “Toni Segarra e a publicidade. Conversas com David Torrejón”, publicado pela editora Advook. Nele, Segarra e Torrejón, jornalista especializado no setor, falam sobre os temas mais relevantes que afetam o mundo da publicidade: a criatividade, a comunicação, o ambiente digital e a crise mediática. Pela sua humildade, define-se como um “homem que escreve anúncios”, mas do ponto de vista histórico foi e é muito mais do que isso.

Leia mais notícias:

https://marcaspelomundo.com.br/destaques/el-ojo-de-iberoamerica-anuncia-ultimo-dia-para-inscricao-de-pecas/

https://marcaspelomundo.com.br/