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Dupla argentina Agulla & Baccetti será homenageada no Salão de Honra do El Ojo

Agulla & Baccetti será homenageada no Salão de Honra do El Ojo

O Festival El Ojo de Iberoamérica anuncia mais dois grandes nomes que serão homenageados no Salão de Honra do Talento Latino: os grandes Ramiro Agulla e Carlos Baccetti. A dupla é uma das mais bem-sucedidas de criativos argentinos. Eles fundaram uma agência (a Agulla & Baccetti) que revolucionou a publicidade argentina e influenciou a indústria criativa na Ibero-América e no mundo. A dupla foi alçada juntamente com Marcello Serpa para integrar o espaço que foi criado como parte das comemorações de 25 anos do festival e que, a partir desta edição, fará parte do evento para destacar profissionais que foram reconhecidos ao longo de suas carreiras no El Ojo. Agulla e Baccetti serão homenageados no dia 10 de novembro na cerimônia de premiação do segundo dia do festival, que acontecerá entre 9 e 11 de novembro, na Argentina.

“O Talento Latino do El Ojo de Iberoamérica reconhece os homens e mulheres mais destacados da criatividade latina. Assim, inspira a próxima geração de líderes publicitários a alcançar os mais altos níveis de excelência. Ao lado de Marcello Serpa, esse é um dos bons motivos pelos quais Ramiro Agulla e Carlos Baccetti foram escolhidos para fazer parte do Salão de Honra”, afirma Santiago Keller Sarmiento, presidente do El Ojo de Iberoamérica.

Ramiro Agulla e Carlos Baccetti começaram a trabalhar na agência Young & Rubicam no início da década de 1990. Eles haviam se encontrado alguns anos antes na Universidade de El Salvador, onde estudaram Publicidade. Agulla também trabalhou na J. Walter Thompson e Baccetti nas agências Ricardo De Luca e Lautrec Nazca Saatchi & Saatchi. Em 1994, após um período de sucesso na Verdino Bates, eles decidiram fundar sua própria agência.

A Agulla & Baccetti tornou-se uma das agências mais criativas da Argentina e uma pioneira no mundo por sua dinâmica de trabalho. Foi também um espaço de formação de talentos, um universo de criação no qual profissionais da estatura de Leandro Raposo, Sebastián Wilhelm, Maxi Anselmo, Alberto Ponte, Fabio Mazía e Marcelo Vergara, Sebastián Stagno e Rafael D’Alvia, Santiago Lucero, Pablo Colonnese, Pablo Stricket, Tony Waissman, Javier Campopiano e Laura Visco, entre muitos outros, compartilharam ideias.

A agência foi reconhecida como a Melhor Agência Iberoamericana em El Ojo em 1999, 2001 e 2002. E, em 2001, ganhou o primeiro Gran Ojo de Cine/TV do Festival, com o filme “Bostezos”, para Telecom, dirigido por Fabián Bielinsky. Eles foram duas vezes a segunda melhor agência do mundo de acordo com o Relatório Gunn dos EUA (2006 e 2009) e a agência três vezes classificada entre as cinco melhores (2007, 2008 e 2010).

Seus anúncios têm um humor muito particular e despertaram todo tipo de emoções, como em “Gueropa!”, comercial da Renault Clio MTV, em 2001, vencedor de um Leão de Ouro em uma das categorias mais difíceis naquela época no Cannes Lions:  Automóvel. Entre seus maiores destaques está a campanha “La llama que llama”, também para Telecom, e os comerciais para Renault Clio. Além disso, ganharam uma média de 150 prêmios nacionais e internacionais por ano, como o Grand Prix de Grafica no Festival de Londres, vários Clios e Leões em Cannes, no Festival de Nova Iorque e no El Ojo de Iberoamérica, entre outros.

Entre clientes e marcas que a agência atende estão: Telecom, Renault, Itau, HSBC, Banco Provincia, Metro Vías, Quilmes, Coca-Cola, Sprite, Sanyo, Claro, Cartoon Network, Sony Entertainment, Burger King, Danone e Rexona.

No final dos anos 2000 o grupo Interpublic, por meio da agência Lowe, comprou a Agulla & Baccetti, com a dupla de publicitários tornando-se parte do conselho criativo mundial do grupo, conquistando clientes como HSBC em Londres e Mercedes Benz para os EUA, entre outros.

Após a venda da agência ao Grupo Lowe, eles deixaram brevemente o negócio publicitário e fundaram “El cielo y el Infierno” para produzir, além de comerciais, programas de TV para o canal Cartoon Network, para toda a América, e séries de TV como Mosca & Smith, para o canal Telefé, que tem média de 28 pontos de audiência.

Vale lembrar, também, que no final dos anos 1990, eles se aventuraram em propaganda política, especialmente Ramiro Agulla, que desenvolveu uma das campanhas mais controversas da história da Argentina: a do ex-presidente Fernando de La Rúa.

Em 2010, abriram uma agência que misturava publicidade tradicional com digital e 360. Também trabalharam com a marca regional da Quaker (com mais de 22 países) e do lançamento dos famosos biscoitos Toddy na Argentina e no Chile, tornando-se um case global para a Pepsico, que eles chamaram de The One Billion Project. Durante a década de 2010, Baccetti foi um criativo estratégico para o Ministério da Educação da Argentina e na estratégia de comunicação do Barrio 31, bem como um consultor de marketing para a YPF e Aerolíneas Argentinas.

Atualmente, eles criaram a empresa The Black Minds para a realização de NFTs com a qual já apresentaram a primeira coleção: “La llama pic”, e estão trabalhando em uma nova série sobre um dos atletas argentinos mais reconhecidos do mundo.

Depois das homenagens, ainda no segundo dia do El Ojo, em 10 de novembro, Ramiro Agulla e Carlos Baccetti voltam à cena e compartilharão mais uma vez seus pensamentos e visão do setor durante o Ciclo de Conferências do El Ojo.

Para os interessados em marcar presença na 25ª edição do El Ojo de Iberoamérica, o festival abriu a pré-venda de ingressos com descontos e pacotes especiais para compras corporativas.