MarcasPeloMundo_branco

Associação Objeto Brasil realiza evento digital para evidenciar a importância do Design

A Associação Objeto Brasil, realizará, dia 15 de dezembro, um iniciativa que tem como objetivo evidenciar a importância do Design.

A Associação Objeto Brasil, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo e a Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo do Governo Federal, via Proac Lab Expresso, realizarão, dia 15 de dezembro, o projeto “DESIGN | ESSÊNCIA DA ECONOMIA CRIATIVA”. A iniciativa tem por objetivo evidenciar a importância do Design, como pilar e instrumento essencial nos diversos setores da Economia Criativa.

De forma bastante sintética, pode-se dizer que Economia Criativa trata da força econômica do intangível, ou em outras palavras, a forma como alguma coisa tão etérea como uma ideia pode se transformar em capital intelectual, gerando riqueza, negócios e transformando o mundo. Em termos globais, segundo a UNCTAD sobre o Comércio e Desenvolvimento, a Economia Criativa é responsável por 10% do PIB. Em termos nacionais, segundo estimativas da FIRJAN de 2017, a Economia Criativa representou 2,6% do PIB. Diante da representatividade do novo conceito, o projeto “DESIGN | ESSÊNCIA DA ECONOMIA CRIATIVA” se propõe a realizar ações e compartilhar conteúdo de sensibilização, inspirados na Classificação dos Setores da Indústria Criativa, modelo elaborado pela UNCTAD–UNESCO. A classificação está dividida em 4 grandes eixos, a saber: Artes, Mídia, Patrimônio e Criações Culturais e Funcionais.

A programação incluirá várias ativações, a começar por lives, encontros virtuais com renomados profissionais e empresários do universo do Design e de diversas modalidades da Economia Criativa, como também a Exposição Digital. Para complementar o caráter informativo, serão disponibilizados digitalmente os livros “O Negócio do Design”, “Um olhar sobre o design brasileiro” e “Um novo olhar sobre o design brasileiro”, assinados por Joice Joppert Leal, curadora à frente da Associação Objeto Brasil.

Para a realização das quatro lives, nas quais serão abordadas as categorias classificadas, foram convidados os criativos Cris Paola, Flávio Santana, Gabriela de Matos, Gina Paladino, Guilherme Castellini, Guinter Parschalk, Guto Lacaz, Joaquim Redig, Letícia Sabino, Maria Fernanda Paes de Barros, Maria Elisa Gomes, Marina Lutfi, Ricardo Leite e Victor Megido. Os encontros virtuais serão mediados por Joice Joppert Leal, curadora à frente do projeto, e Elisabete Castanheira, coordenadora de pesquisa e assistente da curadoria.

Leia mais notícias:

https://marcaspelomundo.com.br/

Doce Mentira - Nestlé - por Daniel Aguado

Doce mentira, por Daniel Aguado

A Nestlé, umas das mais tradicionais e admiradas marcas do Brasil, será investigada por propaganda enganosa em produtos da linha Nesfit, após denúncia do IDEC