MarcasPeloMundo_branco

Aderi Costa lança livro “Cais” com fotos de personalidades em P&B

O fotógrafo Aderi Costa lança, o livro "Cais", que foi fotografado entre 2018 e 2019, e teve seu lançamento adiado devido a pandemia.

O fotógrafo Aderi Costa lança amanhã, dia 4 de maio, o livro “Cais”, pela Editora Ensaio. Fotografado entre 2018 e 2019, o livro teve seu lançamento adiado em 2020 devido a pandemia. Com quase 300 páginas, o trabalho traz uma linguagem artística com fotos em preto e branco de diversas personalidades brasileiras de segmentos como arte, música, jornalismo, moda e esporte retratadas na região do Cais do Porto, no Rio de Janeiro. Entre eles estão Ruth de Souza, Vera Fischer, Ísis Valverde, Claudia Ohana, Gilberto Gil, Alinne Moraes, Glória Maria, Patricia Poeta, Ilze Scamparini, Sergio Marone, Bruno Cabrerizo, Hermeto Pascoal, Gisele Bundchen, Cintia Dicker, Fernanda Tavares e Giba. Todos fotografados praticamente sem recursos, com pouca luz e uma lente luminosa ressaltados pela técnica primorosa de Aderi Costa.

O livro conta com design e edição assinados por Gringo Cardia. Na capa, a imagem da atriz Paola Oliveira já ressalta toda a poesia de Aderi Costa nas fotos em tons de preto, branco e cinza que destacam beleza, melancolia e drama em cada situação retratada pelo fotógrafo. Como diz Ilze Scamparini no prefácio: “As fotos de Aderi Costa são puro drama. Com movimentos inesperados, as suas cenas nem parecem retratos. Em mais uma ilusão do espectro ótico, as páginas escorrem como um filme animado diante das nossas retinas.” Aderi Costa conta: “Desde o começo, a minha intenção neste projeto foi fotografar artistas e personalidades da mesma maneira como eu clicava pessoas simples na roça, da região onde eu nasci, no início da minha carreira. Utilizando apenas a luz da janela”.

Nascido em Cabrais, município de Santo Antônio do Monte, em Minas Gerais, Aderi pensou em ser ator. Mas, tímido, acabou se tornando fotógrafo de elenco. Já no Rio de Janeiro, em 1978, fez still para filmes como “Amante Latino” (1979), de Pedro Rovai e “Menino do Rio” (1982), de Antonio Calmon. Ingressou na publicidade trabalhando no estúdio da DPZ, agência mais criativa na época, onde aprendeu a trabalhar com equipamentos cada vez mais sofisticados. Criador de uma luz única, Aderi Costa abriu seu primeiro estúdio em 1988, no Rio de Janeiro e se tornou um dos mais importantes fotógrafos do mercado publicitário, vencedor do prêmio Fotógrafo do Ano, concedido pela Associação Brasileira de Propaganda (ABP) nos anos de 2002, 2009 e 2014. A região do Cais do Porto, no Centro do Rio de Janeiro, é também o local onde Aderi Costa inaugurou em 1999 o maior estúdio de fotografia e locação do estado. Além de contar com dois espaços voltados exclusivamente para fotografia, o Studio do Cais passou, em 2010, a ter um estúdio de cinema.

Aderi também assinou editoriais de moda para importantes marcas e capas de discos. O fotógrafo também reúne em seu acervo mais de 10 mil fotos produzidas durante dez anos de cobertura dos bastidores das semanas de moda no Brasil. Essas imagens inéditas serão transformadas em um novo livro a ser lançado em breve. Pelas suas lentes já passaram tops como Shirley Mallman e Gisele Bundchen. Um dos ensaios com Gisele foi publicado no livro da modelo, lançado em 2015. Nele, Aderi aparece ao lado dos maiores nomes da fotografia mundial como Irving Penn, Peter Lindberg, Steven Meisel e David LaChapelle.

Leia mais notícias:

https://marcaspelomundo.com.br/