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Marketing de influência e propósito: em que lugares podem se cruzar?

Marketing de influência e propósito: em que lugares podem se cruzar? artigo de Maiara Gardin, da Mudah

Estamos no ano de 2023 e a velocidade com que o marketing de influência vem se fortalecendo e ganhando cada vez mais notoriedade na era da economia criativa traz uma missão para os profissionais da área: a de estar conectado, mas com relevância. Afinal, estamos falando de um país que é um dos líderes no mercado de influência, segundo a pesquisa da Nielsen, com cerca de 10,5 milhões de influenciadores no Instagram, sendo cada perfil com no mínimo mil seguidores. Considerando as plataformas Instagram, TikTok e Youtube, o Brasil só perde em número de criadores de conteúdo para os Estados Unidos.

Apesar das mudanças e sobreposições de comportamento e gerações, algumas características se mantêm inerentes quando falamos das relações humanas, como a necessidade de pertencimento, socialização, motivação e busca por conexão emocional. É essa ligação que vai unir pessoas com um propósito em comum. Mais do que dados, leads e algoritmos, a estratégia e criação para o mercado de influência deve ser entendida como uma forma de humanizar as conexões entre marcas e consumidores. Se somos responsáveis por construir conversas junto das marcas mirando o futuro que gostaríamos de vivenciar, logo chegam outros questionamentos: como fazemos conversas com mais propósito? Como contribuímos para o mundo (e a internet) que gostaríamos de participar?

Um importante caminho para chegar nessas respostas é pensar de que maneira podemos aplicar o conceito de propósito em diferentes contextos. Terão campanhas em que o objetivo é entreter o público, ser visualmente interessante e gerar conversa, o que já é um objetivo e tanto. Ser uma inserção criativa, relevante e inteligente, que traga algo de bom no dia a dia de quem recebe bastante estímulo está entre o que miramos cumprir.  A conexão com o público é feita por meio de três fatores: informação, quando o conteúdo agrega valor e conhecimento; identificação, quando o público se enxerga naquela situação – vida real se transforma em admiração do lado de lá; e participação, deixando o público interagir e, de verdade, fazer parte da vida do creator.

A partir daí, alguns elementos importantes devem ser levados em consideração para a criação da estratégia. Desde a própria curadoria de influenciadores, passando pelo conteúdo e por sua relevância para determinada audiência até os aspectos que devem compor as estratégias como diversidade, criatividade, atenção aos objetivos da campanha, conexão verdadeira do creator com o produto e geração de conversas autênticas em suas comunidades. Entregas e debates diversos, verdadeiros e representativos nas redes. Apostar nesses caminhos é de grande relevância, tanto para marcas já consolidadas quanto para aquelas que ainda estão se afirmando.

A troca é benéfica e, muitas vezes, somos nós quem aprendemos com a audiência, e não o contrário. O contato próximo te dá um retorno em tempo real, às vezes num tempo surreal.

Entendemos como nossa responsabilidade estimular passos que gerem mudança, a exemplo da parceria com a Associação Ambientalista Copaíba, que reforça nosso objetivo de conectar marcas e agências a talentos através de ações com propósito. A troca é simples: um conteúdo no feed do influenciador com uma marca parceira vira uma árvore plantada. Já tivemos uma média de pouco mais de 23 árvores por mês desde que iniciamos a parceria. Costumamos dizer que essa iniciativa é uma sementinha plantada assumindo um compromisso maior com o nosso planeta.

A geração Z tem uma visão de urgência sobre a proteção ao meio ambiente e esse é um dos exemplos para dizer que as empresas, de todos os portes, podem e devem usufruir de seus poderes para criar ou apoiar iniciativas que geram transformação. Contexto, conexão e comunidade genuinamente engajada com seu propósito, produtos e serviços é fundamental.  Sementes plantadas dão frutos. Sejam árvores ou ideias.

Por: Maiara Garbin, sócia e Head de Operações da Mudah.

 

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