Eletromidia e Claro se unem para expansão do projeto Abrigo Amigo

Eletromidia e Claro ampliam o projeto Abrigo Amigo, que utiliza tecnologia para fazer companhia a usuários nos pontos de ônibus.
LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp

A Eletromidia anuncia uma parceria exclusiva com a Claro para ampliar o projeto Abrigo Amigo, iniciativa que utiliza tecnologia para fazer companhia a usuários nos pontos de ônibus durante a noite e madrugada. Com o apoio da operadora, o projeto entra em nova fase de expansão e chegará a 553 novos pontos, totalizando 635 abrigos ativos em oito cidades brasileiras até 2027.

A iniciativa está presente nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Cuiabá. Com a parceria, Fortaleza, Porto Alegre, Salvador e Sorocaba passarão a ser atendidas pela ação. Além disso, com o patrocínio exclusivo da Claro, o Abrigo Amigo recebe reforço financeiro para expandir sua frente tecnológica de conectividade. O objetivo é fortalecer as ações do projeto na redução da violência contra a mulher — problema que, segundo levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), em parceria com o Datafolha, atingiu 37,5% da população feminina no último ano.

A operadora será responsável por garantir a conectividade e disponibilidade das chamadas de vídeo utilizadas pelos abrigos, permitindo comunicação em tempo real entre usuários e a central de monitoramento. Nessa nova fase, a infraestrutura terá 553 pontos adicionais de conexão, assegurando que mais pessoas possam contar com o serviço. A integração da tecnologia da Claro ao projeto permitirá monitoramento contínuo da qualidade da rede, análise de desempenho e suporte técnico especializado.

Conectividade confiável e segura é a base para que projetos como o Abrigo Amigo aconteçam e cresçam. “Para nós, da Claro, é um orgulho colocar nossa infraestrutura a serviço de uma iniciativa que une inovação tecnológica e cuidado com as pessoas. Essa parceria representa muito mais do que conectar os abrigos; é sobre viabilizar experiências que tornam a vida nas cidades mais humana, inclusiva e segura. Através de uma rede de última geração, com fibra e 5G, estamos viabilizando que cada usuário que precisar acionar o serviço tenha a tranquilidade de ser atendido em tempo real, mesmo em horários de maior vulnerabilidade. Nosso papel é assegurar que a tecnologia funcione de forma invisível, mas essencial, para que o foco do projeto esteja onde realmente importa: no acolhimento, na segurança e no bem-estar de quem depende desse serviço”, afirma Ane Lopes, diretora de Marca e Comunicação da Claro.

Segundo Alexandre Guerrero, CEO da Eletromidia, a parceria com a Claro é um passo decisivo para ampliar o alcance do Abrigo Amigo. “Estamos comprometidos em transformar as cidades em espaços mais eficientes e humanos. Levar conectividade a esse projeto é potencializar seu impacto, oferecendo tecnologia a serviço da vida cotidiana e do bem-estar das pessoas”, declara o executivo.

A tecnologia é um pilar fundamental para o funcionamento do Abrigo Amigo. Cada ponto é equipado com conexão à internet, câmeras noturnas de alta resolução, microfones sensíveis e alto-falantes potentes. Essa infraestrutura tecnológica permite que os usuários acionem um atendimento remoto especializado entre 20h e 5h da manhã diariamente. Durante esse período, eles são acompanhados por uma central de monitoramento dedicada, que oferece suporte e segurança até a chegada do transporte, garantindo que ninguém se sinta sozinho ou desprotegido em horários de menor movimento e maior vulnerabilidade. Lançado em 2023, o sucesso do Abrigo Amigo ressalta a importância de soluções inovadoras que unem tecnologia e humanização para criar ambientes urbanos mais acolhedores.

Para reforçar a parceria exclusiva entre as empresas, Claro e Eletromidia prepararam uma campanha publicitária focada em mostrar a expansão do projeto. “Queremos mostrar que o Sol da Claro está presente no dia a dia das mulheres até quando o Sol se põe. Somos uma companhia que vai desde a conexão em casa e no celular, passando pelo entretenimento e chegando agora aos abrigos de ônibus, garantindo que as mulheres não se sintam inseguras, e diminua o número de ataques, furtos e roubos nos pontos de espera”, conclui Ane Lopes.

Desde o lançamento da operação em agosto de 2023, o projeto Abrigo Amigo tem demonstrado um impacto significativo no bem-estar dos usuários de transporte público noturno. Até o momento, já foram registradas aproximadamente 22 mil chamadas solicitando companhia e 306 ocorrências documentadas nos 82 abrigos distribuídos pelas cidades, consolidando a iniciativa como um importante ponto de apoio. Atualmente, o Abrigo Amigo possui presença em quatro cidades brasileiras: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Campinas (SP) – a maior cidade fora da região metropolitana de São Paulo – e Cuiabá (MT) – a primeira na região Centro-Oeste do país a receber o projeto. A parceria com a Claro permitirá expandir o alcance para mais quatro cidades – Sorocaba (SP), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS) e Salvador (BA) –, totalizando oito localidades atendidas até o fim de 2027.

O projeto, que é uma parceria público-privada (PPP) viabilizado por meio de concessão, simboliza como a mídia out-of-home pode ir além do papel tradicional de veicular anúncios e assumir uma função social. Ao transformar abrigos em pontos de apoio, a iniciativa ressignifica a jornada diária de milhares de pessoas que dependem do transporte público. “Mais do que comunicar marcas, esses espaços passam a demonstrar cuidado, confiança e proximidade com a população, mostrando como o OOH pode ser agente de transformação positiva no espaço urbano”, sustenta Alexandre Guerrero.

O Abrigo Amigo se soma a outras iniciativas de responsabilidade social que contam com o fomento e incentivo da Claro. Recentemente, por meio do Instituto Claro, a empresa anunciou também um acordo com a ONU Mulheres para a viabilização de um projeto para apoiar mulheres em situação de violência doméstica e refugiadas, o “Mulher + Tech – conexão para novos começos”, que será implementado em 10 capitais brasileiras e beneficiará 1.300 mulheres com capacitação em direitos humanos e letramento digital, visando à autonomia financeira das participantes.

Um estudo da Consultoria Legislativa do Senado, publicado em setembro de 2024, mostra que 97% das mulheres brasileiras têm medo de sofrer violência ao se locomover, incluindo nos transportes públicos. O levantamento revela ainda que uma mulher torna-se vítima de assédio a cada 1,5 segundos, de perseguição a cada 6,9 segundos e de violência física a cada 7,2 segundos, em qualquer espaço público.

Leia mais notícias:

https://marcaspelomundo.com.br/

LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp