A Dexco decidiu levar para a Expo Revestir uma evolução da sua já consagrada Cidade Dexco, que agora se destaca pela proposta conceitual, que reflete o atual momento da companhia e sua conexão com a inauguração da Casa Dexco no Conjunto Nacional.
Inspirada no modernismo contemporâneo desse ícone arquitetônico de São Paulo, a nova Cidade Dexco propõe um ambiente fluido e orgânico, que convida os visitantes a explorarem espaços integrados entre suas marcas, unindo design, funcionalidade e inovação. “Criamos uma experiência imersiva, na qual as marcas da Dexco – Deca, Portinari, Duratex, Castelatto, Ceusa e Durafloor – se conectam em uma narrativa única, mas sem perder a identidade individual de cada uma. A Cidade Dexco é uma grande vitrine da nossa capacidade de integrar marcas e produtos em ambientes que contam histórias”, explica Marina Crocomo, diretora de Marketing de Design da Dexco.
Nos últimos anos, a Cidade Dexco tem sido palco para apresentar ao mercado o reposicionamento da empresa como uma verdadeira casa de marcas. Neste ano, este conceito avança ainda mais, trazendo um espaço que materializa sua essência: proximidade com o consumidor, inovação e uma nova forma de viver ambientes. Além disso, a Dexco lança a coleção Nexus, sua primeira coleção transversal, com produtos que dialogam entre todas as marcas da empresa. “A Nexus representa a integração que buscamos, mas sem perder a identidade única de cada marca”, destaca Marina. O projeto arquitetônico da Cidade Dexco, assinado pelo Marton Estúdio, traz elementos que tiveram como fonte de inspiração o Conjunto Nacional, ícone da arquitetura modernista em São Paulo. Assim como o Conjunto Nacional, que se destaca por sua permeabilidade, fachadas ativas e múltiplas conexões, a Cidade Dexco na Expo Revestir foi projetada para ser acessível, dinâmica e integrada, permitindo diferentes pontos de entrada e interação.
“As fachadas ativas são um elemento essencial na arquitetura moderna, pois promovem a conexão entre os espaços internos e externos, incentivando a ocupação do entorno urbano e tornando as cidades mais vivas e seguras. No Brasil, no entanto, esse conceito ainda é pouco explorado, com muitos empreendimentos priorizando projetos fechados e desconectados do espaço público. O Conjunto Nacional é um dos exemplos de arquitetura bem-sucedida nesse aspecto, sendo referência de um modelo aberto, permeável e acessível para os pedestres, algo que a Cidade Dexco busca refletir em seu estande na Expo Revestir 2025”, conta José Marton, artista plástico responsável pelo projeto.
A fluidez do espaço é marcada por curvas e ondas, que transmitem movimento e convidam os visitantes a percorrer os quatro quarteirões temáticos. A fachada do estande apresenta uma releitura contemporânea do cobogó, material que também reveste parte da estrutura interna. Nos quatro quarteirões temáticos, cada ambiente é protagonizado por uma das marcas da Dexco – Deca, Portinari, Duratex, Castelatto, Ceusa e Durafloor. No entanto, a experiência vai além da individualidade de cada marca: os espaços foram pensados para explorar a complementaridade entre produtos e soluções, reforçando a completude de portfólio e oferecendo uma vivência completa de ambientes integrados.
A Cidade Dexco está dividida em seis ambientes, cada um inspirado em um mood do DEXmood, ferramenta de harmonização das soluções e produtos, e uma marca hero: Deca: uma cozinha minimalista, que reforça a tendência desse espaço como o “coração da casa”, aberto para confraternizar e receber. (Destaque para o lançamento da linha Enjoy, com monocomandos que unem design e funcionalidade); Portinari: uma sala clássica, com lareira e revestimentos em formatos 120×120 e lastras, em uma paleta elegante e versátil, reforçando a vocação da marca para os grandes formatos; Castelatto: um espaço rústico inspirado em piscinas, que traz a essência da marca em concreto arquitetônico e elementos vazados; Duratex e Durafloor: ambientes integrados de quarto e escritório, com uma proposta cosmopolita, que exploram a versatilidade dos painéis e pisos da marca; Ceusa: varanda gourmet que apresenta a tendência retrô, explorando as combinações de cores, texturas que o portfólio da marca possibilita; Nexus: uma sala de banho que apresenta os produtos da primeira coleção transversal das marcas Dexco. Um olhar contemporâneo das marcas em homenagem ao modernismo.
A Cidade Dexco também oferece uma área de ativação dedicada aos visitantes, com totens interativos e uma experiência de cadastro para o DEXperience. Os visitantes poderão assistir a um filme sobre a Casa Dexco e participar de tours guiados, que começam pela coleção Nexus e passam por todos os ambientes do estande. “Um dos pontos altos do espaço de ativação é que trouxemos para a Expo Revestir um pedacinho da Casa Dexco, loja conceito da empresa. Uma imersão em led, com 7 metros de largura, que será uma das experiências para quem visitar a Casa Dexco, também estará na feira”, reforça Helga Dias Junqueira, gerente de Marketing da Dexco.
A feira também serve como palco para pré-lançamentos e spoilers do que vem por aí. A Deca, por exemplo, avança no território de cozinhas com a Cuba Funstation, que combina design e funcionalidade. Já a Portinari aposta na nova categoria de produtos, Petra, com produtos assinados por Marina Linhares e Alex Hanasaki, que serão apresentados ao público na Casa Dexco. “A Expo Revestir é o momento de mostrar nossa capacidade de inovação e integração. A Cidade Dexco é a materialização disso”, conclui Helga. A Dexco convida arquitetos, designers e especificadores a mergulhar nessa experiência única, onde a fluidez do design e a integração das marcas criam um novo conceito de conexão.
Leia mais notícias: