Em 2025, a linha Natura Crer Para Ver celebra 30 anos, reforçando seu compromisso principal e impactando diretamente mais milhões de pessoas em toda a América Latina. Ao longo das últimas três décadas, a iniciativa tornou-se referência no apoio à melhoria da educação pública, beneficiando estudantes, professores e famílias em diversos territórios.
Desde o seu início, o projeto já arrecadou mais de R$ 610 milhões, revertidos integralmente para iniciativas que impactaram mais de 20 milhões de pessoas no Brasil. “Há 30 anos, Crer Para Ver mostra que impacto social e negócio podem andar juntos. O legado desse projeto está na transformação de milhões de vidas e na certeza de que investir em educação e em oportunidades é também investir no futuro da sociedade que queremos construir”, afirma Agenor Leão, vice-presidente de Negócios da Natura.
Atualmente, Natura Crer Para Ver está presente em seis países: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru. A marca representa a maior arrecadação coletiva em campanha permanente, tanto em número de doadores quanto em valor destinado à educação. No último ano, o Instituto Natura, organização social responsável pelas causas e compromissos da marca, direcionou R$ 85,8 milhões em investimentos em Educação. As ações chegaram a 49 estados e províncias, por meio de parcerias, alcançando 5,5 milhões de estudantes.
De acordo com David Saad, Diretor-Presidente do Instituto Natura, o propósito da marca é ampliar a rede de impacto positivo por meio de ações que fazem a diferença. “Natura Crer Para Ver tem uma proposta visionária desde a sua criação e se consolidou como a maior marca social da América Latina. Ao escolher trabalhar com educação e desenvolvimento, promovemos a transformação social efetiva, nutrindo um círculo forte e envolvendo toda a rede de consultores de beleza neste movimento sistêmico que completa três décadas”, afirma.
Por meio dos lucros obtidos pelas vendas diretas da linha Natura Crer Para Ver, o Instituto Natura segue atuando, desde 2010, em três grandes frentes: 1. Alfabetização na idade certa, apoiando estados e municípios em regime de colaboração, com políticas públicas que beneficiam milhões de crianças nos primeiros anos escolares; 2. Expansão do Ensino Médio Integral, que contribui para melhorar a aprendizagem, reduzir desigualdades de gênero e aumentar as chances de jovens desenvolverem seus projetos de vida, ingressarem e concluírem o ensino superior; 3. Coalizão e advocacy, articulando parcerias com governos, organizações sociais e fundações para fortalecer políticas educacionais, baseadas em evidências e monitoramento de resultados.
Além de mobilizarem consumidores, as Consultoras de Beleza Natura e Avon também se beneficiam da iniciativa: parte dos recursos é direcionada para oportunidades de educação voltadas a elas e suas famílias, incluindo acesso ao ensino médio e superior e letramento financeiro e digital. Em 2024, Natura Crer Para Ver arrecadou R$ 93,7 milhões, que permitiram expandir as ações que alcançaram mais de 500 mil Consultoras de Beleza Natura e Avon, protagonistas dessa rede de transformação que são a base do Instituto Natura. É o engajamento delas com a venda de produtos da linha que viabiliza a atuação do Instituto Natura.
“Os produtos vão além de sua função tradicional, carregando o sonho de uma boa educação para todos. Ao adquiri-los, o consumidor contribui diretamente para essa transformação. Trabalhamos para que toda Consultora de Beleza tenha sua vida transformada pela educação, que prospere, tenha uma vida digna e que essa transformação impacte positivamente toda sua família e comunidade. Acreditamos que a aprendizagem é o caminho para um futuro mais justo e igualitário”, destaca Letícia Passini, Gerente Sênior de Comunicação Institucional e Consultoras de Beleza do Instituto Natura para a América Latina.
A educação é um compromisso fundamental para o objetivo do Instituto Natura também na causa do Desenvolvimento Integral das Consultoras de Beleza. No último ano, mais de 500 mil Consultoras foram impactadas por ofertas de educação na América Latina. No Brasil, mais de 500 Líderes de Vendas estão cursando o Ensino Superior – e mais de 1.000 já foram beneficiadas por bolsas desde 2022. E para celebrar os 30 anos de Crer Pra Ver, no dia 7 de outubro, a loja conceito da Natura na Oscar Freire, em São Paulo, realizou uma ação especial: por um dia, deixou de vender cosméticos para dar destaque exclusivo à linha Crer Para Ver, cuja renda é revertida para projetos educacionais e sociais no Brasil. Com a vitrine anunciando “Hoje, a Natura não vai vender cosméticos”, o espaço foi totalmente dedicado à venda de itens como cadernos, bolsas, garrafas e acessórios, todos ilustrados pelo artista sergipano, Lezio Lopes, que usa a natureza como principal inspiração para seus trabalhos. A iniciativa convidou o público a conhecer produtos que vão além da beleza e a se conectar com histórias reais de transformação proporcionadas pela marca ao longo de três décadas.
Leia mais notícias:



