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Projeto criado pela agência Purple Cow abre reflexão sobre ação de haters na internet

Projeto criado pela agência Purple Cow abre reflexão sobre ação de haters na internet.

Em decorrência da pandemia da Covid-19, ONU-Habitat, ISER, Purple Cow e Ame Digital juntam-se para levar ajuda à população vulnerabilizada de cidades brasileiras. A ação foi iniciada, na última terça-feira (05), por dez grandes complexos de favelas do Rio de Janeiro (Cidade de Deus, Rocinha, Complexo do Alemão, Penha, Jacarezinho, Lins, Vila Kennedy, Chapadão, Pedreira e Maré).

Os impactos da pandemia são maiores na população que vive em assentamentos informais e favelas em todo o mundo. No Brasil, atualmente cerca de 11 milhões de pessoas residem em assentamentos informais e 7.225 milhões de habitações apresentam déficit de, pelo menos, um tipo de serviço de infraestrutura.

Diante dessa realidade, a agência Purple Cow criou o movimento “Haters Pro Bem” para ajudar o ONU-Habitat, Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, a arrecadar fundos com o objetivo de proporcionar segurança, saúde, moradia, alimentação, além de geração de renda, e garantir condições básicas de higiene e prevenção à Covid-19. A campanha, cujo mote é “Cuide da vida de quem precisa”, foi desenvolvida também em parceria com o ISER (Instituto de Estudos da Religião) e tem o apoio do super app Ame Digital e das produtoras Canja Audio Culture (som) e SlingShot (digital).

O movimento visa incentivar celebridades e influenciadores atacados por haters na internet a transformar o ódio em uma campanha de doações, respondendo os comentários ofensivos com a URL http://cuidedavidadequemprecisa.com.br/.

Acessando o site da campanha, as pessoas poderão fazer doações por meio da Ame Digital, acompanhar a meta de arrecadações e conhecer mais sobre as dez comunidades que serão inicialmente beneficiadas: Complexo do Alemão, Cidade de Deus, Rocinha, Penha, Jacarezinho, Lins, Vila Kennedy, Chapadão, Pedreira e Maré. O conteúdo do portal foi produzido e gravado em parceria com film makers e fotógrafos residentes nessas favelas.

Haverá também um perfil no Instagram (@hatersprobem), cuja proposta é uma interação com haters por meio da seguinte mensagem: “Gosta de cuidar da vida dos outros? cuidedavidadequemprecisa.com.br”.

“Mais do que levantar recursos para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade, via a estrutura operacional da ONU e do ISER, o projeto quer jogar holofotes na situação de quem vive nas favelas do Rio de Janeiro, principalmente nesse delicado momento de pandemia. Buscamos provocar uma reflexão sobre a energia que muitos haters gastam cuidando da vida de outras pessoas. Queremos engajar o maior número possível de influenciadores, fazendo com que eles e elas compartilhem a URL em resposta aos seus haters, amplificando o alcance do projeto”, analisa Cassio Filho, CCO da Purple Cow.

Segundo Rayne Ferretti Moraes, Oficial Nacional do ONU-Habitat para o Brasil, afirma que “Pretendemos, com essa iniciativa em parceria com o ISER, a Purple Cow e a Ame, preparar mecanismos que intensifiquem a capacidade de resposta e de acesso a meios de proteção e recuperação de quem mais precisa ”.

“Converter a energia do ódio supérfluo na internet em ações de consciência coletiva pode ser a ferramenta adequada para aprofundar a ideia de que essas comunidades são parte da cidade e não devem ser deixadas para trás em momento algum, seja de crise, seja em tempos normais”, complementa Rayne.

Veja:

Ficha Técnica:

Agência: Purple Cow

Cliente: ONU-Habitat

Campanha: Haters Pro Bem

CCO: Cassio Filho

CEO: Marcelo Bernardes

Criação: Cassio Filho, Ricardo Barbosa, Augusto Campelo, Eder Pessoa, Rafael Reis, André Graciotti, Marina Matos

Head of business: Francine Rosset

Gerente de business: Melissa Gamoeda

Community manager: Liana Rangel, Aniké Pelegrini, Douglas Layme, Juliana Lima e Luana Togni

Gerente de projetos: Amanda Zambrana

RTV: Juliana Soares

Produtora de filmes: Lampião Filmes

Direção de cena: Aksa Lima

Assistente de direção: Caio Oliveira

Direção de fotografia: João Felix, Rodrigo Felha

Montagem: Aksa Lima

Produtora de som: Canja Audio Culture

Diretor de som: Lucas Sfair, Filipe Resende

Diretor musical: Eduardo Karas

Produtor musical: Guilherme Moreno

Atendimento de som: Guga Costa

Coordenação de som: Matheus Brandão

Produtora digital: SlingShot

Gerente de projetos: Ellen Secco

Desenvolvedores: Felipe Pupo, Lucas Almeida, Lucas Gameiro e Lucas Reinaldi

Aprovação: Ana Larrarte, Denise Silveira e Rayne Ferretti Moraes