O que a vaca de 48 anos tem a ver com a gente? por Fábio Meneghati

LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp
Uma das principais discussões do WebSummit Rio, o poder do IA e como ele irá influenciar a publicidade traz desafios e boas oportunidades para o mercado.
Quem já está usando a inteligência artificial sabe que se tem um skill necessário para lidar bem com a tecnologia é a capacidade de fazer as perguntas corretas, ou, como dizem os especialistas, a capacidade de construir bons prompts. Hoje, as ferramentas de inteligência artificial combinam mais 175 bilhões de parâmetros. Essa combinação faz a mágica, mas não sem a inteligência e criação humana como condutoras desse processo.
Estar pronto para fazer o uso pleno das novas tecnologias digitais, quaisquer que sejam, será a grande nova tendência dos próximos currículos profissionais e entrevistas de emprego. Já pensou em contratar alguém que se diz um bom prompter? Se você topar com algum candidato com essa capacidade, contrate-o (a)! Esse foi um dos poderosos insights trazidos no painel do WebSummit “Will Generative AI transform marketing and advertising?”, que contou com a participação de Daniela Braga, CEO e fundadora da Defined.ai; Fernando Machado, CMO da NotCo, e Brad Haynes, da Reuters.
“É possível criar músicas, imagens e uma infinidade de coisas com IA, mas é fundamental ter um ser humano no processo de criação”, nas palavras de Daniela.
Isso porque, segundo ela, a expectativa é a de que nós, enquanto sociedade global, estamos chegando no momento ápice da Inteligência Artificial conversacional. Passamos por algumas fases que, até agora, foram, na essência, alavancadores da produtividade humana ou “better humans”. A partir de agora, começamos a entrar na era dos humanos emocionais – a capacidade da máquina aprender as nossas emoções e ética.
Para as marcas de empresas de produtos e serviços está posto o enorme desafio de aprimorar seus atendimentos por meio do machine learning.
Esse será um “prato cheio” para a publicidade, pois, nessa linha do tempo da revolução que estamos vivendo, caberá a todos nós, profissionais de comunicação, aprender e reaprender a exercer a criação do nosso ofício com o apoio da Inteligência Artificial. Criar campanhas, otimizar a estratégia de mídia usando dados e até mesmo criar novos produtos: tudo, ou quase tudo, envolverá a tecnologia digital na publicidade.
Após o surgimento de plataformas e aplicações como o ChatGPT, Copy.Ai, Midjourney, entre outros, passamos a poder operar de forma mais rápida e com muito mais qualidade de detalhes. Um exemplo disso foi a nova campanha da NotCo, foodtech global de alimentos baseados em vegetais, criada utilizando recursos da Inteligência Artificial. O objetivo da publicidade era provocar a reflexão da população sobre como a vida dos animais poderia ser prolongada, não fosse o predatório sistema alimentar atual. Resultado: a campanha virou assunto global e conseguiu impactar a todos nós e nos levar à reflexão, seja sobre a vida animal ou seja sobre o futuro do nosso mercado e sobre como podemos nos capacitar a fazer bons prompts. E você, está preparado(a)?
Por: Fábio Meneghati é sócio e CEO da Greenz, Aceleradora de Negócios.

Fábio Meneghati

Leia outros artigos:

https://marcaspelomundo.com.br/categorias/opiniao/

LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp
PUMA e AC MILAN apresentam novo uniforme home para a temporada 2026/27

AC Milan resgata tradição em camisa HOME 2026/27 assinada pela PUMA

O AC Milan apresentou oficialmente seu novo uniforme HOME para a temporada 2026/27 em parceria com a PUMA. A camisa revive um dos visuais mais tradicionais da história do clube italiano, trazendo de volta as clássicas listras largas em vermelho e preto, acompanhadas de shorts brancos e meiões pretos. O

Don Luiz muda de nome e passa a se chamar Don Cream

Don Luiz muda de nome e passa a se chamar Don Cream

Depois de oito anos consolidando espaço no mercado brasileiro com seu licor cremoso de doce de leite, a marca baiana conhecida nacionalmente pelo icônico urso inicia uma nova fase. A antiga Don Luiz agora passa a se chamar Don Cream, reforçando sua conexão com o universo dos cremosos alcoólicos e

Quem Disse, Berenice? revive Friends™ em coleção inédita criada com fãs

Quem Disse, Berenice? revive Friends™ em coleção inédita criada com fãs

A força das collabs no mercado de beleza já vai muito além de unir marcas e franquias famosas. Hoje, essas parcerias funcionam como uma forma de criar identificação emocional e aproximar consumidores de universos culturais pelos quais já têm afinidade. É justamente nesse território que Quem Disse, Berenice? se conecta

Aramis Inc. marca presença inédita no C6 Fest com lounge exclusivo

Aramis Inc. estreia no C6 Fest com lounge exclusivo

A Aramis Inc. amplia sua presença no universo da cultura e da música ao marcar sua estreia no C6 Fest como parceira oficial do evento. Pela primeira vez, a marca leva ao Parque Ibirapuera uma experiência desenhada para aproximar lifestyle, entretenimento e relacionamento. Reconhecido por reunir grandes nomes da música