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O que a vaca de 48 anos tem a ver com a gente? por Fábio Meneghati

Uma das principais discussões do WebSummit Rio, o poder do IA e como ele irá influenciar a publicidade traz desafios e boas oportunidades para o mercado.
Quem já está usando a inteligência artificial sabe que se tem um skill necessário para lidar bem com a tecnologia é a capacidade de fazer as perguntas corretas, ou, como dizem os especialistas, a capacidade de construir bons prompts. Hoje, as ferramentas de inteligência artificial combinam mais 175 bilhões de parâmetros. Essa combinação faz a mágica, mas não sem a inteligência e criação humana como condutoras desse processo.
Estar pronto para fazer o uso pleno das novas tecnologias digitais, quaisquer que sejam, será a grande nova tendência dos próximos currículos profissionais e entrevistas de emprego. Já pensou em contratar alguém que se diz um bom prompter? Se você topar com algum candidato com essa capacidade, contrate-o (a)! Esse foi um dos poderosos insights trazidos no painel do WebSummit “Will Generative AI transform marketing and advertising?”, que contou com a participação de Daniela Braga, CEO e fundadora da Defined.ai; Fernando Machado, CMO da NotCo, e Brad Haynes, da Reuters.
“É possível criar músicas, imagens e uma infinidade de coisas com IA, mas é fundamental ter um ser humano no processo de criação”, nas palavras de Daniela.
Isso porque, segundo ela, a expectativa é a de que nós, enquanto sociedade global, estamos chegando no momento ápice da Inteligência Artificial conversacional. Passamos por algumas fases que, até agora, foram, na essência, alavancadores da produtividade humana ou “better humans”. A partir de agora, começamos a entrar na era dos humanos emocionais – a capacidade da máquina aprender as nossas emoções e ética.
Para as marcas de empresas de produtos e serviços está posto o enorme desafio de aprimorar seus atendimentos por meio do machine learning.
Esse será um “prato cheio” para a publicidade, pois, nessa linha do tempo da revolução que estamos vivendo, caberá a todos nós, profissionais de comunicação, aprender e reaprender a exercer a criação do nosso ofício com o apoio da Inteligência Artificial. Criar campanhas, otimizar a estratégia de mídia usando dados e até mesmo criar novos produtos: tudo, ou quase tudo, envolverá a tecnologia digital na publicidade.
Após o surgimento de plataformas e aplicações como o ChatGPT, Copy.Ai, Midjourney, entre outros, passamos a poder operar de forma mais rápida e com muito mais qualidade de detalhes. Um exemplo disso foi a nova campanha da NotCo, foodtech global de alimentos baseados em vegetais, criada utilizando recursos da Inteligência Artificial. O objetivo da publicidade era provocar a reflexão da população sobre como a vida dos animais poderia ser prolongada, não fosse o predatório sistema alimentar atual. Resultado: a campanha virou assunto global e conseguiu impactar a todos nós e nos levar à reflexão, seja sobre a vida animal ou seja sobre o futuro do nosso mercado e sobre como podemos nos capacitar a fazer bons prompts. E você, está preparado(a)?
Por: Fábio Meneghati é sócio e CEO da Greenz, Aceleradora de Negócios.

Fábio Meneghati

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