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Indústria da moda entra no combate ao coronavírus

Moda

O Combate à disseminação do novo coronavírus entrou de vez para a rotina das grandes marcas. Além de fechar as lojas físicas, para tentar diminuir o número de pessoas contaminadas, as companhias têm se engajado na luta contra o Covid-19 de diversas formas.

Lojas Marisa:

As lojas Marisa, por exemplo, entregou nesta quinta-feira (26) a doação de 15 mil camisetas brancas para profissionais da rede pública de saúde, por meio da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo (SES/SP), estado com a maior concentração de casos de Covid-19 até o momento no país.

A iniciativa visa reforçar a quantidade de peças de roupas que podem ser usadas pelas pessoas que estão na linha de frente do combate diário à pandemia do novo coronavírus, uma vez que as trocas e lavagens precisam ser feitas de forma mais frequente por esses profissionais.

“Esse é o nosso jeito de agradecer e, sobretudo, de ajudar as pessoas que estão bravamente cuidando de todos nós. O momento que vivemos exige dedicação e colaboração em todas as frentes”, afirma Marcelo Pimentel, CEO da Marisa.

 

Hering:

A Cia. Hering, ciente de sua responsabilidade junto à comunidade, está produzindo uniformes para serem doados a instituições de saúde de Santa Catarina, Goiás e Rio Grande do Norte, estados onde a empresa possui unidades produtivas e centros de distribuição, com o intuito de contribuir com a proteção de enfermeiros e médicos

A empresa está confeccionando 6.846 conjuntos (blusas e calças) de uniformes destinados para utilização em centros cirúrgicos, a partir de tecidos adequados para a confecção deste tipo de roupa. As peças foram cortadas e encaminhadas para oficinas de costura parceiras, onde estão sendo produzidos os uniformes. Vale ressaltar que todos os colaboradores envolvidos neste processo – seja no corte, na costura e no transporte – estão sendo acompanhados e orientados pela Cia. Hering a seguirem com as normas de saúde e segurança, como o distanciamento seguro entre as pessoas, arejamento dos postos de trabalho, lavagem das mãos e utilização frequente de álcool em gel, entre outras medidas recomendadas.

Em Santa Catarina, os hospitais Santa Isabel, Santa Catarina e Santo Antônio, de Blumenau, já receberam as peças. No Rio Grande do Norte, as doações serão enviadas para as UPAs Potengi, Dr. Leônidas Ferreira,Pajuçara e Esperança, para o Pronto-Socorro Anexo do Hospital Municipal de Natal e para o Hospital Municipal de Natal – todos localizados em Natal. Já em Goiás, as doações serão encaminhadas para as cidades de Paraúna – ao Hospital Municipal de Paraúna –, de São Luís de Montes Belos – ao Hospital Municipal Dr. Geraldo Lando e do Hospital Vital – e de Goianésia – cujos itens serão enviados para a Secretaria Municipal de Saúde, que fará a distribuição das doações conforme a necessidade das unidades de saúde locais.

 

Riachuelo:

Riachuelo também está ativa na luta contra o coronavírus, o Covid-19. A varejista vai produzir e doar aos órgãos públicos 40 mil itens hospitalares como máscaras, toucas e jalecos médicos. Esta é a segunda onda de doações da Riachuelo, que já fabricou e doou doze mil aventais hospitalares para pacientes, que foram entregues as Secretarias de Saúde do Estado e da Cidade de São Paulo e Rio Grande do Norte.

Após conversas com a Anvisa, para o atendimento a todas as especificações técnicas do órgão regulador, a nova produção de itens será em parceria com as indústrias têxteis Vicunha, Coteminas e Berry, que ofereceram mais de seis mil metros de tecidos para a confecção das peças. Ao todo, serão mais de quarenta mil equipamentos de proteção individual (EPI’s) para distribuição a diversos estados necessitados.

A fabricação será feita em colaboração com oficinas credenciadas da Riachuelo, que já prestam serviços à varejista. O objetivo da parceria entre elas é fomentar a economia dos microempreendedores que dependem dos serviços para se manterem ativos no mercado, no presente cenário de emergência sanitária e econômica.

 

Renner:

O Instituto Lojas Renner, irá apoiar instituições hospitalares para atender às suas necessidades mais urgentes no combate ao coronavírus no Brasil. O apoio, no total de R$4,1 milhões, servirá para custear a aquisição de suprimentos básicos e fundamentais no tratamento da doença e conter sua disseminação. A companhia também vai dar suporte para comunidades na região sul do país, onde fica localizada a sede da empresa e estão concentrados boa parte de seus fornecedores.

“Queremos reafirmar o compromisso em agir, dentro do que estiver ao alcance da companhia, em um esforço coletivo, para a contenção e enfrentamento da pandemia”, afirma Fabio Faccio, diretor presidente da Lojas Renner.

As instituições que receberão o apoio são os hospitais São José, em Criciúma, São Donato, em Içara — ambos de Santa Catarina, os hospitais Conceição e Clínicas, de Porto Alegre, além de unidades de saúde referência em São Paulo, como o InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP). “Estamos em contato direto com os hospitais, entendendo quais são suas maiores urgências. Nosso objetivo é mobilizar os recursos que temos e apoiar a sociedade de forma contínua”, reforça Faccio.

 

Aramis:

A Aramis criou a campanha #VestindoHerois, para engajar a indústria da moda neste processo. A marca inicia a ação doando seu estoque de mais de 5 mil peças de roupas brancas (camisetas e camisas polos), aos médicos e as equipes hospitalares que estejam combatendo o Covid-19 em hospitais de São Paulo, cidade mais atingida pelo coronavírus até o momento.

“Sabemos que não é o momento de comprar roupas e sim de ajudar o próximo. Ao desenharmos essa campanha, nos colocamos no lugar de quem mais precisa e encontramos nosso papel, mas tendo em mente que a campanha #VestindoHerois não é nossa exclusividade e sim de toda a sociedade”, pontuou Richard Stad, CEO da marca. A Aramis também convida outros nomes da indústria da moda para fazerem o mesmo, unindo forças neste momento tão importante e desafiador.

Desde a semana passada, as operações da marca em todo Brasil estão suspensas e serão retomadas assim que as autoridades decidirem que a situação está normalizada. Como alternativa, a marca disponibilizou 15% de desconto e frete grátis para as vendas em seu e-commerce (www.aramis.com.br).

 

Reserva:

O Grupo Reserva, que contém as marcas Reserva, Reserva Mini, Oficina e Eva, doará 10 mil máscaras feitas com tecidos que seriam usados para a fabricação das peças para auxiliar no combate ao coronavírus. A confecção das máscaras teve validação de uma pneumologista e será produzida por quatro fornecedores do grupo. Os modelos serão distribuídos exclusivamente para moradores das comunidades do Rio de Janeiro Rocinha, Maré, Morro do Alemão e Pavão Pavãozinho.

As marcas garantem que toda a produção está sendo feita com os devidos cuidados necessários e que todos os produtos, no final da fabricação, serão corretamente higienizados e esterilizados. O Grupo alerta a população que as máscaras de tecidos devem ser trocadas após um período de duas horas e lavadas para torná-las aptas ao reuso.
Lupo:

A marca mobilizou colaboradores que estavam em isolamento social para a produção de máscaras de primeiro atendimento, destinadas à Santa Casa de Araraquara, no interior de São Paulo. As máscaras serão designadas para a proteção pessoal de profissionais da Santa Casa.

A Lupo também está na fase final de desenvolvimento de um maquinário especial, nunca antes feito na fábrica, que realizará a costura do “plissado”, garantindo a adaptação ideal da máscara à face.
Arezzo:
A Arezzo&Co mobilizou fornecedores de tecidos, fábricas e a Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul para produzir 25 mil máscaras de proteção.
A orientação técnica para a produção das máscaras foi feita por responsáveis da Secretaria de Saúde de Campo Bom. Os tecidos, doados por fornecedores da região. Mais de 12 fábricas cederam seus maquinários para que um grupo de voluntários produzisse o primeiro lote. E um fornecedor de embalagens assumiu a organização em pacotes de 100 unidades.As máscaras serão distribuídas pelas Secretarias de Saúde em Campo Bom, Novo Hamburgo e pela Secretaria de Saúde do Estado do RS.
Amaro:

A AMARO iniciou a ação “Corrente do Bem”, que consiste em abrir os canais do Instagram e Pinterest da marca, que tem aproximadamente 800 mil seguidores e 2,7 milhões de visualizações mensais, respectivamente, para divulgar diversos projetos de pequenos empreendedores, além de iniciativas sociais voltadas para apoiar comunidades mais carentes, devido ao impacto causado pela crise do coronavírus.

O projeto Vizinho Amigo, da ONG Atados, foi um dos selecionados pela marca e estimula as pessoas a colaborarem com pequenas atitudes de cuidado com o próximo, como por exemplo, realizar compras no mercado ou farmácia, passear com animais de estimação ou dar um telefonema para aliviar a solidão de alguém, principalmente no atual cenário da pandemia global Covid-19.

Outra ação que terá destaque nas redes da empresa é a da Associação Mulheres de Paraisópolis, que está organizando uma vaquinha para custear marmitas que serão distribuídas para famílias mais vulneráveis da comunidade durante a quarentena. Também focada em alimentação, a AFROTRAMPOS, rede de apoio à empreendedores e profissionais negros, em parceria com a Cozinha Omi Odara, lançou a ação Mutirão da Marmita para garantir que a população de rua tenha o que comer nesse momento difícil.

“O objetivo é dar visibilidade a projetos e iniciativas de pequenos empreendedores tradicionais ou sociais, para que eles ganhem conhecimento e força para atravessar esse período desafiador”, explica Denise Door, diretora de marketing da AMARO.
Lacoste:
A Lacoste se une ao Instituto Guga Kuerten e a Fundação Gol de Letra, que auxiliam comunidades carentes nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, para contribuir e minimizar um pouco o impacto dessa pandemia no país.
Entre os meses de abril e maio parte das vendas da coleção 19H comercializadas no e-commerce da marca Lacoste.com.br serão destinadas para a compra de 800 cestas básicas, que serão divididas entre o Instituto Guga Kuerten e a Fundação Gol de Letra.
A marca também anunciou que irá manter 100% do salário de todos os seus funcionários entre os meses de março e abril, e desde o dia 23 de março parte da fábrica da empresa em Troyes – na França, foi reaberta para produzir máscaras de proteção que estão sendo doadas para o governo francês.