O Combate à disseminação do novo coronavírus entrou de vez para a rotina das grandes marcas. Além de fechar as lojas físicas, para tentar diminuir o número de pessoas contaminadas, as companhias têm se engajado na luta contra o Covid-19 de diversas formas.
Lojas Marisa:
As lojas Marisa, por exemplo, entregou nesta quinta-feira (26) a doação de 15 mil camisetas brancas para profissionais da rede pública de saúde, por meio da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo (SES/SP), estado com a maior concentração de casos de Covid-19 até o momento no país.
A iniciativa visa reforçar a quantidade de peças de roupas que podem ser usadas pelas pessoas que estão na linha de frente do combate diário à pandemia do novo coronavírus, uma vez que as trocas e lavagens precisam ser feitas de forma mais frequente por esses profissionais.
“Esse é o nosso jeito de agradecer e, sobretudo, de ajudar as pessoas que estão bravamente cuidando de todos nós. O momento que vivemos exige dedicação e colaboração em todas as frentes”, afirma Marcelo Pimentel, CEO da Marisa.
Hering:
A Cia. Hering, ciente de sua responsabilidade junto à comunidade, está produzindo uniformes para serem doados a instituições de saúde de Santa Catarina, Goiás e Rio Grande do Norte, estados onde a empresa possui unidades produtivas e centros de distribuição, com o intuito de contribuir com a proteção de enfermeiros e médicos
A empresa está confeccionando 6.846 conjuntos (blusas e calças) de uniformes destinados para utilização em centros cirúrgicos, a partir de tecidos adequados para a confecção deste tipo de roupa. As peças foram cortadas e encaminhadas para oficinas de costura parceiras, onde estão sendo produzidos os uniformes. Vale ressaltar que todos os colaboradores envolvidos neste processo – seja no corte, na costura e no transporte – estão sendo acompanhados e orientados pela Cia. Hering a seguirem com as normas de saúde e segurança, como o distanciamento seguro entre as pessoas, arejamento dos postos de trabalho, lavagem das mãos e utilização frequente de álcool em gel, entre outras medidas recomendadas.
Em Santa Catarina, os hospitais Santa Isabel, Santa Catarina e Santo Antônio, de Blumenau, já receberam as peças. No Rio Grande do Norte, as doações serão enviadas para as UPAs Potengi, Dr. Leônidas Ferreira,Pajuçara e Esperança, para o Pronto-Socorro Anexo do Hospital Municipal de Natal e para o Hospital Municipal de Natal – todos localizados em Natal. Já em Goiás, as doações serão encaminhadas para as cidades de Paraúna – ao Hospital Municipal de Paraúna –, de São Luís de Montes Belos – ao Hospital Municipal Dr. Geraldo Lando e do Hospital Vital – e de Goianésia – cujos itens serão enviados para a Secretaria Municipal de Saúde, que fará a distribuição das doações conforme a necessidade das unidades de saúde locais.
Riachuelo:
Riachuelo também está ativa na luta contra o coronavírus, o Covid-19. A varejista vai produzir e doar aos órgãos públicos 40 mil itens hospitalares como máscaras, toucas e jalecos médicos. Esta é a segunda onda de doações da Riachuelo, que já fabricou e doou doze mil aventais hospitalares para pacientes, que foram entregues as Secretarias de Saúde do Estado e da Cidade de São Paulo e Rio Grande do Norte.
Após conversas com a Anvisa, para o atendimento a todas as especificações técnicas do órgão regulador, a nova produção de itens será em parceria com as indústrias têxteis Vicunha, Coteminas e Berry, que ofereceram mais de seis mil metros de tecidos para a confecção das peças. Ao todo, serão mais de quarenta mil equipamentos de proteção individual (EPI’s) para distribuição a diversos estados necessitados.
A fabricação será feita em colaboração com oficinas credenciadas da Riachuelo, que já prestam serviços à varejista. O objetivo da parceria entre elas é fomentar a economia dos microempreendedores que dependem dos serviços para se manterem ativos no mercado, no presente cenário de emergência sanitária e econômica.
Renner:
O Instituto Lojas Renner, irá apoiar instituições hospitalares para atender às suas necessidades mais urgentes no combate ao coronavírus no Brasil. O apoio, no total de R$4,1 milhões, servirá para custear a aquisição de suprimentos básicos e fundamentais no tratamento da doença e conter sua disseminação. A companhia também vai dar suporte para comunidades na região sul do país, onde fica localizada a sede da empresa e estão concentrados boa parte de seus fornecedores.
“Queremos reafirmar o compromisso em agir, dentro do que estiver ao alcance da companhia, em um esforço coletivo, para a contenção e enfrentamento da pandemia”, afirma Fabio Faccio, diretor presidente da Lojas Renner.
As instituições que receberão o apoio são os hospitais São José, em Criciúma, São Donato, em Içara — ambos de Santa Catarina, os hospitais Conceição e Clínicas, de Porto Alegre, além de unidades de saúde referência em São Paulo, como o InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP). “Estamos em contato direto com os hospitais, entendendo quais são suas maiores urgências. Nosso objetivo é mobilizar os recursos que temos e apoiar a sociedade de forma contínua”, reforça Faccio.
Aramis:
A Aramis criou a campanha #VestindoHerois, para engajar a indústria da moda neste processo. A marca inicia a ação doando seu estoque de mais de 5 mil peças de roupas brancas (camisetas e camisas polos), aos médicos e as equipes hospitalares que estejam combatendo o Covid-19 em hospitais de São Paulo, cidade mais atingida pelo coronavírus até o momento.
“Sabemos que não é o momento de comprar roupas e sim de ajudar o próximo. Ao desenharmos essa campanha, nos colocamos no lugar de quem mais precisa e encontramos nosso papel, mas tendo em mente que a campanha #VestindoHerois não é nossa exclusividade e sim de toda a sociedade”, pontuou Richard Stad, CEO da marca. A Aramis também convida outros nomes da indústria da moda para fazerem o mesmo, unindo forças neste momento tão importante e desafiador.
Desde a semana passada, as operações da marca em todo Brasil estão suspensas e serão retomadas assim que as autoridades decidirem que a situação está normalizada. Como alternativa, a marca disponibilizou 15% de desconto e frete grátis para as vendas em seu e-commerce (www.aramis.com.br).
Reserva:
O Grupo Reserva, que contém as marcas Reserva, Reserva Mini, Oficina e Eva, doará 10 mil máscaras feitas com tecidos que seriam usados para a fabricação das peças para auxiliar no combate ao coronavírus. A confecção das máscaras teve validação de uma pneumologista e será produzida por quatro fornecedores do grupo. Os modelos serão distribuídos exclusivamente para moradores das comunidades do Rio de Janeiro Rocinha, Maré, Morro do Alemão e Pavão Pavãozinho.
A marca mobilizou colaboradores que estavam em isolamento social para a produção de máscaras de primeiro atendimento, destinadas à Santa Casa de Araraquara, no interior de São Paulo. As máscaras serão designadas para a proteção pessoal de profissionais da Santa Casa.
A AMARO iniciou a ação “Corrente do Bem”, que consiste em abrir os canais do Instagram e Pinterest da marca, que tem aproximadamente 800 mil seguidores e 2,7 milhões de visualizações mensais, respectivamente, para divulgar diversos projetos de pequenos empreendedores, além de iniciativas sociais voltadas para apoiar comunidades mais carentes, devido ao impacto causado pela crise do coronavírus.
O projeto Vizinho Amigo, da ONG Atados, foi um dos selecionados pela marca e estimula as pessoas a colaborarem com pequenas atitudes de cuidado com o próximo, como por exemplo, realizar compras no mercado ou farmácia, passear com animais de estimação ou dar um telefonema para aliviar a solidão de alguém, principalmente no atual cenário da pandemia global Covid-19.
Outra ação que terá destaque nas redes da empresa é a da Associação Mulheres de Paraisópolis, que está organizando uma vaquinha para custear marmitas que serão distribuídas para famílias mais vulneráveis da comunidade durante a quarentena. Também focada em alimentação, a AFROTRAMPOS, rede de apoio à empreendedores e profissionais negros, em parceria com a Cozinha Omi Odara, lançou a ação Mutirão da Marmita para garantir que a população de rua tenha o que comer nesse momento difícil.
Entre os meses de abril e maio parte das vendas da coleção 19H comercializadas no e-commerce da marca Lacoste.com.br serão destinadas para a compra de 800 cestas básicas, que serão divididas entre o Instituto Guga Kuerten e a Fundação Gol de Letra.
A marca também anunciou que irá manter 100% do salário de todos os seus funcionários entre os meses de março e abril, e desde o dia 23 de março parte da fábrica da empresa em Troyes – na França, foi reaberta para produzir máscaras de proteção que estão sendo doadas para o governo francês.