MarcasPeloMundo_branco

Glória, produzido pela Saigon, retrata os dramas de uma família cubana

Glória é o novo curta produzido pela Saigon

Glória é o nome do curta, produzido pela Saigon,  que conta a história de uma família cubana e tem direção de cena assinada por Vellas.

Há 60 anos, Cuba derrotou os Estados Unidos em investida contra Fidel Castro durante a invasão da Baía dos Porcos, conhecida como La Batalla de Girón. Foi uma tentativa frustrada de invasão à costa sudoeste da ilha por um grupo paramilitar de exilados cubanos treinado pela CIA, com o apoio das Forças Armadas norte-americanas.

Na vida real ou na ficção, cubanos seguidores do regime de Fidel comemoram a vitória sobre os EUA. É o caso de Alfonso, personagem principal do curta-metragem Glória, que narra a história de uma Cuba após o fim do embargo americano.

O enredo envolve três gerações de uma família disfuncional: Alfonso, Glória e Paco, respectivamente avô, mãe e neto. Traz os dramas e os fantasmas enfrentados por cada um, agora ainda mais fortes devido à abertura econômica, que mexeu com o cotidiano deles, e com a ideologia, como a de Alfonso, militar comunista ferrenho. Ele sofre com o provável retorno de um algoz de seu passado – o marido de sua filha, Glória –, exilado devido ao regime de Fidel e agora anistiado. Glória, por sua vez, se vê cada vez mais oprimida e apagada pelos homens que a rodeiam, tendo que conviver com a teimosia agressiva de seu pai, a infelicidade de seu filho, Paco, a ganância de seu atual marido, e o sumiço do único homem qu e amou na vida e a abandonou grávida. Já Paco luta intensamente por mais autonomia e liberdade em meio a uma família representada por um avô autoritário. O enredo se desenrola com cenas e diálogos marcantes diante de uma Cuba em ebulição.

A produção é da Saigon, com criação de Mauricio Bouzon e Vellas. A direção de cena é de Vellas e o roteiro é assinado por Mauricio Bouzon. “Trata-se de uma história de ação composta de ritmo intenso e estética forte, mas também um coming of age com flertes dramáticos, trazendo todos os elementos que um bom western contemporâneo pede em sua receita”, define Vellas.

O filme foi rodado na ilha caribenha por meio de parcerias e equipes locais.

Confira o curta:

 

Leia outras notícias:

www.marcaspelomundo.com.br