MarcasPeloMundo_branco

Coitado do Consumidor

Com a Copa do Mundo 2022 deslocada para os meses de novembro e de dezembro, o consumidor está enfrentando um verdadeiro dilema para conseguir priorizar os estímulos publicitários que tem recebido. Afinal, é hora de torcer pela seleção brasileira ou aproveitar as ofertas imperdíveis da Black Friday ou, finalmente, planejar as compras para as festas de final de ano?

Se, por um lado, o consumidor está perdido com tamanha confusão; por outro lado, as marcas anunciantes estão desenvolvendo complexas estratégias de marketing, para garantir eficiência aos investimentos, tentando priorizar adequadamente os meios e as mensagens a serem explorados nesta reta final do ano.

A reflexão principal numa situação atípica como essa é saber priorizar as necessidades dos negócios com as necessidades dos clientes. Por exemplo, caso a sua marca seja uma patrocinadora oficial do mundial de futebol, a prioridade deve ser explorar o vínculo com esse asset global, buscando gerar awareness e vendas a partir da temática esportiva. No entanto, se a sua marcar não tem qualquer vínculo oficial com o evento, ao invés de tentar ‘surfar’ nessa onda, a prioridade será estimular as vendas juntamente dessas duas importantes datas comemorativas do varejo. Sem priorizar, as chances de fracasso são muito altas, afinal, não podemos atribuir essa atividade para o consumidor.

Recentemente, a FIFA reconheceu que errou ao escolher o Qatar como sede do mundial, num posicionamento tardio e bastante pressionado por diferentes entidades da sociedade. O fato é que nada muda para o calendário de campanhas da sua marca e, nesse momento, cabe aos profissionais de marketing e de comunicação, liderarem essas recomendações estratégicas dentro das suas respectivas organizações. Por aqui, como consumidor, ainda não decidi o que fazer!

Daniel Aguado | linkedin.com/in/daniel-aguado/

Leia outros artigos:

https://marcaspelomundo.com.br/opiniao/a-mesbla-voltou-por-daniel-aguado/

https://marcaspelomundo.com.br/destaques/exposicao-exponencial-por-daniel-aguado/

https://marcaspelomundo.com.br/