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A revolução digital nas companhias é agora

Cecilia Alexandre - Diretora de Marketing da Kraft-Heinz - Artigo: A revolução digital nas companhias é agora

E, sem aviso prévio, tudo mudou. Que o futuro é online todos já sabíamos, mas a pandemia chegou e obrigou todos os setores a buscarem por alternativas digitais como forma de fortalecer os negócios em tempos tão desafiadores. Resultado disso foi um processo de aceleração onde o digital se tornou ponto central de todas as interações.

Segundo uma pesquisa realizada pela IT Trends, para 92% dos CIOs brasileiros a pandemia realmente acelerou o processo de transformação digital. Antes da pandemia, a maior parte das empresas contava apenas com o básico como VPN (87,8%), softwares de segurança e privacidade de dados (85,5%) e de conferência (84,8%), enquanto o durante a pandemia tornou extremamente relevante Analytics (51,2%), robotização de processos (50,4%) e digitalização de portfólio (49,6%).

Momentos como esse que estamos são muito importantes para que as empresas consigam testar, errar e aprender com seus erros para ganhar agilidade. Processos de open innovation com startups, por exemplo, expandem o conhecimento e competências das empresas, porque a companhia fala com quem é expert no que ela tem como desafio, criando condições para que a indústria como um todo chegue a novos lugares.

Outro ponto que foi acelerado durante a pandemia foi o e-commerce: o Brasil registrou uma alta de 145% no número de vendas online no primeiro semestre de 2020, em comparação ao mesmo período de 2019, segundo o estudo “E-commerce na Pandemia”, realizado pela plataforma Nuvemshop. Marcas investiram em e-commerces próprios ou apostaram em parcerias com marketplaces já conhecidos, como é o caso da Kraft Heinz. Por mais que já tivéssemos estratégias voltadas para a venda online, esse período foi fundamental para que isso passasse a ser uma prioridade e Magazine Luiza e Rappi foram alguns dos parceiros com quem a companhia se uniu, tendo como resultado alta aceitação e conversão.

A Covid-19 realmente acelerou as estratégias de digitalização tanto da Industria quanto do Varejo e, no fim do dia, essa junção de forças por uma necessidade trazida pela pandemia, torna mais ágil a implementação de ações e a troca de conhecimento pra fazer tudo acontecer. Claramente já era um canal estratégico para comunicação das nossas marcas com nosso consumidor, mas passou a ser uma alavanca de crescimento.

Somos parte de uma indústria que está sempre mudando no meio de uma revolução digital e o objetivo é resolver desafios ‘antigos’ com novas soluções para sermos mais ágeis, eficientes e inovadores. É importante que a indústria trate digitalização e inovação como parte do negócio e parte da estratégia para crescimento, ao invés de pensar nisso somente em momentos pontuais. É necessário um mindset de inovação, para que isso faça, de fato, parte da cultura da companhia a fim de potencializar toda a rede e usar parcerias como uma alavanca para novas esferas de produtos, processos e tecnologias.

Por Cecília Alexandre, diretora de marketing da Kraft Heinz Company, responsável pelas marcas Heinz, Quero e Kraft no Brasil.

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