PR: Os desafios da comunicação no cenário atual

Comunicação - Desafios PR

No momento em que enfrentamos uma pandemia global, causada pelo novo coronavírus, gerenciar a reputação de marcas e empresas é um grande desafio. Reputações estão em foco e novas estratégias devem ser pensadas e repensadas o tempo todo pelos profissionais da comunicação.

“Para nós da área de comunicação, não teve trégua. Estamos trabalhando mais. Percebi que todos os clientes da agência estão revisitando estratégias para ver o novo cenário, como serão as novas campanhas. O que antes fazia sentido, agora passa a não fazer mais.” Diz Cláudia Nascimento, Gerente de Comunicação da Artplan.

A importância da comunicação:

Para Luciana Munaretti, Consultora de Comunicação e Relações Públicas, o momento é difícil e destaca ainda mais a importância do trabalho de comunicação.

“Eu tenho sentido da parte dos clientes, mais do que nunca, uma valorização da profissão. A mensagem que eu passo para eles é “bom senso”, é o momento de fazer as coisas com muita calma.”

Durante a crise, a área de relações públicas ganha um papel ainda mais complexo dentro das empresas. É o momento de mostrar a força da reputação de uma marca. Seja ela cliente ou a própria agência de publicidade. Para Paula Ganem, Diretora de Comunicação Coorporativa da Publicis Brasil, é necessário cautela: “A gente tem que tomar muito cuidado de nunca ser omisso, mas também de não ser over” afirma.

Para Fernanda Lopes, Head de comunicação coorporativa da Leo Burnett Brasil, a comunicação coorporativa tem um papel fundamental no dia-a-dia da construção da imagem de uma marca, principalmente numa crise, onde todos estão vulneráveis. “Trabalhamos com marcas e reputações e sabemos que reputação a gente não constrói de uma hora para outra. É no momento de crise que você mostra realmente a reputação que você vem construindo há anos.”

Ainda segundo a executiva, a comunicação permeia por diversas as áreas dentro da agência. “Desde o relacionamento com os nossos colaboradores por meio do RH (departamento de Recursos Humanos), a preparação de um porta-voz para que ele se posicione da melhor maneira possível com clientes e imprensa e o relacionamento com o jornalista. É uma área que eu realmente acho que segura a questão da crise quando a gente fala de pessoas, consumidores e marcas.”

Desafios dentro das agências:

Os desafios profissionais não se resumem à forma de se comunicar com os clientes, mas também em como trabalhar a comunicação interna das agências estando longe dos colaboradores. Um desafio a mais para Sandra Azedo, Head de PR da AlmapBBDO, e para Daniela Barille, Diretora de Comunicação da Talent Marcel. As duas profissionais chegaram ao time das agências em meio à crise da pandemia.

“Comecei na AlmapBBDO quando a agência já estava em quarentena. Me integrar com toda a agência, com todo mundo trabalhando de casa, com certeza foi um desafio a mais, mas quando eu olho o primeiro mês, vejo o quanto a gente já conseguiu evoluir”. Comenta Sandra.

“A gente tem reuniões diárias com a diretoria, eu fui muito bem integrada ao time e eu senti que os clientes não pararam um minuto, pelo contrário, tem muita coisa acontecendo na agência, somando ao fato de não conhecer os colaboradores pessoalmente. Esse é um desafio a mais.” Diz Daniela.

“O PR não é aquele departamento “releaseiro”: a campanha ficou pronta, você faz o release e divulga. Eu acredito em um departamento que surge quando a ideia ainda está nascendo. Nenhuma ideia é nada sozinha! Eu acho que o PR tem que ser um viabilizador daquela ideia e ajudar a criação e todas as áreas a colocarem aquela ideia na rua”, diz Sandra Azedo.

Confira a entrevista completa:

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 2 =