A Brera Design District, um dos distritos mais impactantes da Milan Design Week 2024, trouxe consigo uma eclética e inspiradora gama de criações, destacando-se como um ponto de encontro para os entusiastas do design de todo o mundo. Durante esse evento emocionante, uma variedade de talentosos designers, marcas de renome e visionários do setor reuniram-se para compartilhar suas últimas criações e visões inovadoras.
Desde instalações artísticas arrebatadoras até exposições de última geração, a Brera Design District foi palco de uma diversidade de experiências que desafiaram as normas e inspiraram a criatividade. Os visitantes tiveram a oportunidade de explorar uma infinidade de conceitos inovadores, desde mobiliário futurista até designs sustentáveis, refletindo as tendências emergentes e os valores contemporâneos do mundo do design. Confira abaixo:
Chiquita x Romero Brito
Na Milan Design Week 2024, a Chiquita faz sua estreia com a Chiquita House, um espaço imersivo em colaboração com o artista Romero Britto. A casa oferece uma experiência pop e vibrante, refletindo a campanha “Pop by Nature” da marca.
O ambiente apresenta obras de arte de Britto e convida os visitantes a participarem ativamente, destacando os valores da Chiquita em promover momentos edificantes e inclusivos.
A participação da Chiquita no evento representa um marco significativo, como uma das primeiras marcas de banana a participar da Milan Design Week.
Um lugar de fazer
Durante a Milan Design Week 2024, o Design Space AlUla da Arábia Saudita trouxe um vislumbre da paisagem natural e cultural da antiga cidade oásis para Brera Design District, o coração do bairro histórico de design de Milão.
A exposição, concebida por Sabine Marcelis e CLOUD, apresentou uma série de objetos de mobiliário e acessórios, explorando expressões materiais e artesanato tradicional inspirados na biodiversidade da região e em seus costumes culturais.
Destaques incluíram The Magical Pillars, do Dr. Zahrah Alghamdi, e Living Pots da TECHNOCrafts. O espaço expositivo girava em torno do conceito de luz, com um padrão pontilhado no piso lembrando um motivo tradicional.
Design Space AlUla reuniu projetos recentes da cidade, destacando a conexão entre natureza e design, como AlWaha de Cristian Mohaded e Duna: The Seating Dune da TAKK. O estúdio TECHNOCrafts apresentou Alwadiya: The Living Pots, refletindo os ciclos naturais de AlUla.
Solferino 28 volta a ser cenário de uma instalação no Brera Design District. O arquitecto Mario Cucinella, com o seu atelier Mca, assina “Città Miniera” que se desenvolve no pátio interno do Corriere della Sera, oferecendo uma visão inédita de sustentabilidade.
“La Città Minera” descreve, como explica o próprio Cucinella, a realidade urbana como “uma possível reserva para o futuro”. O espaço urbano visto como “um ecossistema que, ao ser desconstruído, transforma-se a partir da sua própria matéria, como acontece na natureza. Uma ideia de circularidade aplicada à arquitetura em que o processo criativo se torna central.
O tema social e cultural lançado por esta instalação foi retomado pelo Corriere della Sera, Living e Abitare com encontro marcado para sábado, 20 de abril, na Sala Buzzati.Conheça o evento
Design Duo Double Feature
Durante a Milan Design Week 2024, FENIX® e marcas do Broadview Holding como Arpa, Formicae Homapal apresentam o projeto Design Duo Double Feature no FENIX Scenario, com curadoria de Federica Sala.
O projeto explora as potencialidades das superfícies e materiais através do conceito de duplo, com seis duplas de designers criando móveis de dupla utilização. O cenário, criado pelo Studioboom, apresenta setups duplos internos e externos.
Os designers selecionados, como CARA\DAVIDE e Zanellato/Bortotto, exploram funções multifacetadas e transformabilidade nos objetos. Como prévia, a mesa Match, de Martinelli Venezia, interpreta o conceito do duplo através da cor, função e ironia.
House of Switzerland Milano
A Fundação Suíça para a Cultura Pro Helvetia e Presenza Svizzera destacam talentos do design contemporâneo suíço e global em uma exposição coletiva. A colaboração visa promover criativos visionários e proporcionar uma plataforma para narrativas transversais.
As instalações imersivas exploram a conexão emocional dos designers com o processo criativo e o tema da alegria, convidando à reflexão sobre sua importância no mundo contemporâneo.
A Maison oferece uma visão inspiradora do setor criativo suíço, demonstrando o poder da colaboração e do design como força positiva para a mudança.
No Fuorisalone 2024, a cerâmica ganha forma através da poética forte e versátil de sua própria matéria natural: este é o protagonista da instalação “POESIS MATERIAE”, projetada pela Zaha Hadid Design, na Piazza dei Mercanti e na via Santa Margherita 4 na nova ICG Gallery Milan. A Zaha Hadid Design interpretou os elementos cerâmicos naturais do Iris Ceramica Group para criar uma instalação que coloca a matéria no centro do palco, expressando força e versatilidade em um design único e inconfundível. A instalação idealmente sugere o movimento das ondas de água – ela apresenta uma alternativa moderna às formas convencionais de ver cerâmica, fundindo procedimentos tradicionais de padronização com as linhas fluidas e não ortogonais do design.
Enquanto isso, a nova Galeria ICG Milan, anteriormente Showroom do Grupo Iris Ceramica, apresenta um conceito inovador que combina experiência física e digital.Com o nome ICG Gallery, o espaço reflete a pesquisa e criatividade do Grupo Iris Ceramica, oferecendo uma experiência phigital que destaca a inovação tecnológica, sustentabilidade e excelência em qualidade. Durante a semana Fuorisalone, a praça interna da ICG Gallery Milan será palco de eventos discutindo temas de design e sustentabilidade.
Valcucine está celebrando a integração de suas cozinhas com a arquitetura na Brera Design District, através da mostra “Architectural Scenarios”. A mostra destaca a versatilidade e integração das cozinhas de Valcucine com a arquitetura, apresentando designs de Gabriele Centazzo e interpretações de renomados estúdios de arquitetura e design.
A exposição explora diferentes cenários que combinam a flexibilidade da Valcucine com diversas culturas e estilos arquitetônicos. O evento não apenas exibe designs, mas também reflete ideais de beleza, expressividade, sustentabilidade e inovação tecnológica. O flagship store da Valcucine em Corso Garibaldi 99 é projetado para amplificar a experiência da marca, proporcionando um diálogo entre o público e a filosofia da Valcucine.
Leia mais notícias:
https://marcaspelomundo.com.br/categorias/coberturas-especiais/salao-de-milao/