Participar do Festival Cannes Lions pela primeira vez é uma experiência transformadora para qualquer profissional de comunicação. Em 2024, o evento, que é um dos maiores e mais prestigiados no campo da publicidade e criatividade, recebeu milhares de participantes de diversas partes do mundo. A atmosfera vibrante e cheia de inovação proporcionou uma oportunidade única de aprendizado e networking.
Bia Ribeiro, Head of Communications da B&Partners, falou com o Marcas pelo Mundo durante sua primeira participação no festival. Com 14 anos de experiência na indústria da comunicação, Bia compartilha suas impressões sobre o evento e o impacto que ele tem em sua carreira. Com uma trajetória marcada por conquistas, incluindo um Leão de Prata em PR pelo Projeto Braille Bricks, ela relata a intensidade e a magnitude do festival, comparando-o a um “Ano Novo da propaganda”. Nesta conversa, ela revela o que mais a surpreendeu no festival, suas experiências inspiradoras e as lembranças que levará para sempre.
É sua primeira vez no Festival Cannes Lions. Como está sendo sua experiência?
Sim, minha primeira vez na cidade e no Festival. É alucinante e eu estou dando essa resposta para todos que me perguntam. Eu trabalho nessa indústria há 14 anos, tenho grande expertise na parte de inscrição; já cheguei a fazer 148 inscrições em um único ano e já fui para Londres entregar material na época em que press, outdoor, design e outros precisavam levar prova. Fora todo o trabalho de PR que já fiz para centenas de campanhas, além de já ter ganhado um leão de Prata em PR com o brilhante Projeto Braille Bricks (Manir Fadel, Felipe Luchi, Ulisses Razaboni e Leandro Pinheiro). Então, eu tenho esse enorme contato e escuto falar da semana do Festival e de tudo o que ele promove e proporciona há muitos anos. Mas apenas ficar ouvindo dá aquela sensação de exagero, de “nem deve ser tudo isso”, e é realmente tudo isso. Cannes Lions é o grande Ano Novo da propaganda, a chave vira quando isso aqui termina, e a gente começa tudo de novo. O nível de conteúdo é incomparável, não tem nada parecido. É alucinante!
O que mais te chamou atenção no festival?
Olha eu poderia dizer que é a quantidade de marcas e as ativações, os espaços, as palestras magníficas, enfim, muita coisa. Mas o que estou achando mais lindo é a vibração das pessoas umas pelas outras aqui, em Cannes não existe concorrência, todo mundo está vibrando, torcendo, dividindo. O networking que fazemos é coisa de outro mundo, não em nada parecido. É muito legal, de verdade.
O festival te inspirou de alguma forma? Como?
Nossa demais! A Dilma Campos já tinha me dito que “todo ano Cannes me transforma”. E é verdade, a gente fica com um desejo enorme de desenvolver projetos, pensar em como estar aqui no ano que vem concorrendo, criar programas e trazer pessoas para cá para poder dividir com mais gente o que esse lugar proporciona. Essa virada de chave aqui dá um gás pra começar tudo de novo.
Você falou no headquarter do Meta, na iniciativa da Laura Chiavone, “Pass her Mic” ao lado da Dilma Campos, o que aconteceu lá? Como foi a experiência?
A Dilma é incrível né? Ela me puxou para esse encontro maravilhoso promovido pela Laura e, ainda, me passou o microfone. Essa mulher sabe dividir o palco! Falamos sobre os programas e projetos ESG da B&Partners, como está sendo todo o processo da network em ser uma empresa Sistema B, e como fazemos a comunicação disso tudo da maneira correta. Dividimos nosso expertise para mais de 20 mulheres líderes do mercado e fizemos uma troca maravilhosa, compartilhamos nossas fragilidades e conquistas, nos unimos e nos empoderamos ainda mais. Foi de longe o melhor momento da semana aqui!
O que ficará guardado para sempre em sua memória e no coração sobre o Cannes Lions 2024?
Com certeza vou lembrar do meu primeiro ano para sempre. Vim pela B&Partners.co – The Growth Network, tínhamos dois especialistas no festival, a Dilma Campos, CEO da Nossa Praia e Head of ESG da B&P que palestrou no Rotonde e o Ian Black, Co-CEO da New Vegas, que foi júri de PR. Além deles, os queridos Vitor Knijnik e Nelson Botega, Co-CEO´s da Snack Content que vieram como delegates assim como eu. Estar com os quatro aqui foi incrível, pois são profissionais que admiro demais e deixaram tudo mais legal. Além disso, vim com meu marido, Felipe Luchi, Sócio Fundador da Santería e da Magenta, que já vem ao festival há uns 15 anos, então ele criou toda uma expectativa em mim que foi muito bem alcançada, me deu as melhores dicas, torceu por mim e é meu grande parceiro. Cannes não se basta sendo o maior festival de criatividade do mundo, ele é também um marco na vida de quem passa por aqui, ele transforma!
O Marcas pelo Mundo no Cannes Lions tem o patrocínio de Artplan, B&Partners.co, Lew’Lara\TBWA, Vox Haus e World Creativity Festival.
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