MarcasPeloMundo_branco

Cannes Lions – CMOs do TikTok, Pepsico e Moderna falam sobre o impacto de ideias revolucionárias no marketing das empresas

Cannes Lions - CMOs do TikTok, Pepsico e Moderna falam sobre o impacto de ideias revolucionárias no marketing das empresas
Quarto painel dedicado aos executivos que lideram o marketing das grandes marcas também debateram o que esperam de suas agências de publicidade.
O quarto painel da programação do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions dedicado aos Chief Marketing Officers (CMOs) das maiores companhias globais, reuniu nesta quinta-feira, dia 20, os executivos Mustafa Shamseldin (CMO Internationals Foods da PepsiCo),  Kate Cronin (Chief Brand Officer da Moderna) e Kate Jhaveri (Head of Global Marketing do Tiktok). O debate girou em torno dos desafios comuns de cada um dos líderes dessas marcas e de aspectos específicos de cada mercado que trazem lições importantes para todos os profissionais de marketing e suas agências parceiras.
A mais notável dessas lições é o grande impacto de ideias não apenas inovadoras, mas verdadeiramente revolucionárias como o lançamento da Moderna, no ano passado, de vacinas personalizadas contra o câncer que preparam o sistema imunológico a identificar e reconhecer mutações específicas em células cancerígenas. “Tenho muito orgulho em liderar o marketing de uma empresa que está revolucionando a medicina. É muito bom quando a criatividade parte da essência do nosso negócios e permeia o restante da companhia”, disse Kate Cronin.
Kate Jhaveri falou sobre o desafio de gerir a imagem da plataforma TikTok numa escala global, considerando as diversas culturas globais hoje impactadas. “Somos hoje a voz de mais de 1 bilhão de pessoas em todo planeta que podem contar diariamente suas histórias, compartilhar emoções e promover seus pequenos negócios”, afirma a executiva. Segundo ela, muitas das histórias compartilhadas na plataforma inspiram a forma como o TikTok define suas estratégias de marketing. “Nós do marketing navegamos o conteúdo gerado por essas vozes para identificar talento e inspirar grandes marcas a interagirem com esse universo”, explica a executiva.
Mustafa Shamseldin, da Pepsi, recorreu às suas origens para dimensionar a responsabilidade de seu cargo. Filho de fazendeiros egípcios, o executivo cresceu num ambiente onde a produção de alimentos já era uma tradição familiar. “Aquela experiência influi muito hoje na consciência que tenho das minhas responsabilidades sobre a divisão de alimentos da Pepsico. “O marketing funciona como uma força que impulsiona nosso crescimento, na medida que somos assertivos em identificar as tendências e criarmos produtos que nosso público deseja”, disse Shamseldin.
A discussão que encerrou o painel foi sobre os critérios para definir agências e parceiros de comunicação. Shamseldin não acredita que departamentos de marketing possam ser eficazes sem agências parceiras, mas pondera algumas obrigações que são essenciais para a parceria ser vitoriosa. “ As agências precisam investir em recursos, buscar os talentos certos e sempre testar nossos limites em termos de ousadia criativa. Da nossa parte, temos que dar tempo para que essa estrutura criada apresente resultados. Precisam funcionar como uma extensão do meu time e mostrar o mesmo comprometimento com resultados”, disse o executivo da Pepsico. Kate Jhaveri, do TikTok, afirma que o principal benefício que as agências trazem é uma visão diferente dos problemas e desafios que surgem, assim como na criação de soluções. “Também me agrada ter uma agência que nos desafie, que puxe o sarrafo para cima, nos ajudem a ir além das visões”, afirma a executiva.
O Marcas pelo Mundo no Cannes Lions tem o patrocínio de Artplan, B&Partners.co, Lew’Lara\TBWA, Vox Haus e World Creativity Festival.
Leia outras notícias: