Brasil conquista dois Leões de Prata na categoria Creative Effectiveness no Cannes Lions 2025, com cases que reforçam a força da criatividade nacional aliada à inteligência de dados e resultados mensuráveis. As campanhas premiadas foram “The Handshake Hunt”, do Mercado Livre com a GUT São Paulo, e “ThrowBack Deals”, da Samsung Brasil com a MRM. Confira abaixo os cases brasileiros premiados em Creative Effectiveness:
Mercado Livre transforma apertos de mão em conversão
A campanha “The Handshake Hunt”, criada pela GUT São Paulo, já havia conquistado o Grand Prix de Media em 2024 e voltou ao palco este ano com um Leão de Prata e um de Bronze em Creative Effectiveness.
O case apostou em uma estratégia incomum durante a Black Friday: em vez de disputar espaços tradicionais de mídia, o Mercado Livre integrou QR codes em mais de 2.000 cenas de apertos de mão em programas da TV Globo. Quando escaneados, esses códigos liberavam cupons exclusivos, transformando momentos cotidianos da TV em oportunidades de compra.
A ideia foi potencializada por uma parceria inédita com a Globo, que permitiu à marca alcançar 80 milhões de pessoas e gerar 7,8 bilhões de impressões. Os resultados vieram rápido: crescimento de 5 pontos em brand awareness, 7 pontos em consideração de marca, aumento de 14% nas sessões do app e site, 80% nas vendas no dia da Black Friday e 39% em transações no mês. Confira o case:
O júri, presidido por Prerna Mehrotra, Chief Creative Officer da dentsu APAC, destacou a combinação de criatividade, uso inteligente da tecnologia e impacto direto nos negócios como fatores decisivos para a premiação.
A produção envolveu também as equipes da Zetabe Powered by Mediabrands (São Paulo).
Samsung dá nova vida a carrinhos abandonados
Já a Samsung Brasil, em parceria com a MRM São Paulo, foi premiada com outro Leão de Prata na mesma categoria por “ThrowBack Deals”, um case que resgatou carrinhos abandonados em seu e-commerce durante Black Fridays passadas.
A sacada foi simples, mas eficaz: oferecer novamente os mesmos produtos (ou modelos mais atuais) pelos mesmos valores promocionais abandonados anos antes. Com isso, a campanha combinou nostalgia, dados históricos e uma abordagem direta de conversão.
A execução criativa contou com um vídeo de pouco mais de dois minutos e foi sustentada por uma inteligência de dados refinada, que permitiu personalização e reengajamento eficaz. O resultado foi uma recuperação significativa de vendas, reposicionamento da marca no canal direto ao consumidor (D2C) e mais interação com usuários da base. Confira o case:
“Nosso objetivo com a campanha ThrowBack Deals foi oferecer aos consumidores a chance de adquirirem novos produtos pelo valor que foram impactados durante a Black Friday de anos anteriores”, afirma Bruno Costa, diretor sênior da Divisão de D2C (Direct-to-Consumer) da Samsung Brasil.
A ficha técnica da campanha inclui nomes como Douglas Kozonoe (CCO da MRM Brasil), os diretores de criação Guilherme Medici, Renato Takahashi e Roger Yonaha, além da equipe estratégica liderada por Márcia Aguirre e Rafael Bouhid.
O Marcas pelo Mundo segue em transmissão ao vivo direto do Cannes Lions 2025, o maior festival global de criatividade publicitária. Fique por dentro de todas as novidades, prêmios e destaques com a gente!
A cobertura do Marcas pelo Mundo no Cannes Lions 2025 é patrocinada por Lew’Lara/TBWA, Artplan, JNTO, Central de Outdoor e Vox Haus.
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