As agências brasileiras se destacaram mais uma vez na categoria Outdoor do Cannes Lions, conquistando sete Leões. Neste ano, o Brasil voltou para casa com duas Pratas e cinco Bronzes, em uma das categorias mais concorridas do festival de criatividade.
Entre os destaques, a Gut São Paulo foi premiada com Prata pelo case Speed Coupons para o Mercado Livre. A Grey São Paulo também levou Prata com a campanha Sun Reserve, criada para a Corona. Já os Bronzes foram distribuídos entre cinco agências: a DM9, com dois troféus por Plastic Blood (OKA Biotech) e Gold = Death (Urihi Yanomami); a Africa Creative DDB, por Touchboards Discount para o Itaú Unibanco; a Le Pub, com Followers Store para a New Balance; e a VML, por The Shining para a Coca-Cola.
Ao todo, foram 19 trabalhos brasileiros no shortlist, de um total de 202 selecionados no mundo, dentro de 1.993 campanhas inscritas na categoria Outdoor no Cannes Lions 2025. Apesar da forte presença, o país não conquistou Ouro nem Grand Prix nesta edição.
Um destaque especial para o Brasil foi a participação de Keka Morelle, CCO LATAM da Ogilvy, que presidiu o júri da categoria Outdoor no Cannes Lions 2025. Confira os cases premiados:
PRATA
SPEED COUPONS – Mercado Livre
Agência: GUT, São Paulo
A GUT criou para o Mercado Livre a ação “Speed Coupons”, que transformou a Fórmula 1 em uma experiência interativa de mídia exterior. Durante o GP de São Paulo, cupons de desconto eram exibidos em painéis no Parque do Ibirapuera e no Aeroporto de Congonhas, sincronizados com a velocidade do carro da Williams Racing – atingindo quase 300 km/h. Para capturar os cupons, o público precisava ser tão rápido quanto um piloto de F1. Assista ao vídeo da campanha:
SUN RESERVE – Corona
Agência: Grey, São Paulo
Para celebrar seus 100 anos, a Corona lançou a “primeira reserva solar do mundo” na Praia de Piedade (PE), em uma ação assinada pela Grey. A marca arrendou um terreno à beira-mar para limitar construções que possam bloquear a luz do sol na areia, preservando o acesso ao sol nas praias públicas. A iniciativa busca chamar atenção para o impacto urbano nas áreas litorâneas e será expandida para países como África do Sul e México. Confira vídeo:
BRONZE
TOUCHBOARDS DISCOUNT – Itaú Unibanco
Agência: Africa Creative DDB, São Paulo
Durante uma partida do Brasileirão entre Botafogo e Palmeiras, o Itaú transformou os tradicionais painéis laterais do campo em displays interativos. Criada pela Africa Creative, a campanha “Touchboard Discounts” liberava cupons de desconto toda vez que a bola tocava nas placas, integradas ao Itaú Shop, marketplace do banco. A ação, lançada na semana da Black Friday, gerou mais de R$2,2 milhões em vendas em uma hora e aumentou em 400% o número de novos usuários da plataforma. Veja como foi a ação:
FOLLOWERS STORE – New Balance
Agência: LePub, São Paulo
A campanha “Followers Store”, criada pela LePub São Paulo para a New Balance, transformou o entorno do estádio Morumbis em um canal exclusivo de engajamento com a torcida do São Paulo FC. Usando tecnologia de geolocalização, a ação liberou conteúdos inéditos — como spoilers da nova camisa do time — apenas para os torcedores presentes no local durante o jogo contra o Atlético-GO, pela 22ª rodada do Brasileirão. O ônibus oficial da delegação foi usado como vitrine móvel para divulgar os teasers da nova coleção. Como benefício extra, os fãs que se cadastraram na ação ainda garantiram o 13º mês gratuito no plano anual de Sócio Torcedor. A campanha “Camisa que Conduz” também contou com produção das empresas Jamute, Mad Sounds Productions e Rising, além da colaboração da OneFan e do próprio São Paulo FC, reforçando o vínculo emocional com uma torcida que literalmente conduz o clube em cada passo. Confira vídeo:
THE SHINING – Coca-Cola
Agência: VML, New York / VML, São Paulo
A campanha “The Shining” inovou ao transformar livros clássicos em veículos de mídia ao substituir as palavras “Coca-Cola” e “Coke” pelo icônico logo vermelho da marca, integrando-a de forma criativa à narrativa literária. Com forte participação da equipe da VML São Paulo, a ação reforça o compromisso cultural e sustentável da Coca-Cola ao utilizar papel reciclado e expandir a presença da campanha para mídia exterior, rádio, cinema e digital. Essa iniciativa celebra a influência duradoura da marca na cultura mundial e na história da literatura, aproximando o público de forma inédita e envolvente. Confira vídeo da iniciativa:
PLASTIC BLOOD – OKA Biotech
Agência: DM9, São Paulo
DM9 – “Plastic Blood” (São Paulo)
A campanha Plastic Blood, da DM9 para a OKA Biotecnologia, alerta para a presença de microplásticos no sangue humano, reforçando a urgência de atitudes sustentáveis. O projeto extraiu microplásticos de mil bolsas de sangue descartadas (cerca de 450 litros) por meio de um processo inovador e usou impressão 3D para criar objetos como copos, canudos, sacolas e garrafas, que foram expostos para chamar atenção ao problema. O projeto também destaca a OKA, que desenvolve materiais biodegradáveis e naturais como alternativa sustentável ao plástico convencional. Confira vídeo:
GOLD = DEATH – Urihi Yanomami
Agência: DM9, São Paulo
Com “Gold = Death”, a DM9 denuncia a mineração ilegal de ouro nas terras Yanomami e os graves crimes contra esse povo. A campanha destaca a importância da vida e cultura Yanomami diante da ganância e devastação ambiental. Em parceria com a Urihi Associação Yanomami, a ação revela que 71% do ouro produzido no Brasil (10º maior produtor mundial) vem da extração ilegal, que já dizimou cerca de 10% da população Yanomami.
Para sensibilizar, foram usadas barras de ouro apreendidas para gravar manualmente 50 certidões de óbito de indígenas vítimas de contaminação, violência e negligência. As peças foram expostas em países que importam grande parte do ouro ilegal brasileiro, como Canadá, Reino Unido, Suíça, Emirados Árabes Unidos, EUA, Alemanha e Índia, com o objetivo de conscientizar e pressionar por mudanças. Confira vídeo:
A cobertura do Marcas pelo Mundo em Cannes tem o patrocínio de Lew’Lara/TBWA, Artplan, JNTO, Central de Outdoor e Vox Haus.
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