Diageo Brasil conquista o Grand Prix da categoria Entertainment for Music no Cannes Lions 2024, com campanha “Errata at 88” de Johnnie Walker, que homenageia Alaíde Costa.
“É um dia muito emocionante e histórico para a Johnnie Walker, uma marca que os brasileiros são apaixonados. Construímos o marketing de muitos significados ao longo dos anos e ter esse reconhecimento para esse trabalho tão profundo e sensível, o primeiro Grand Prix de Johnnie Walker no mundo inteiro, para nós é um reconhecimento muito grande, que dá muita energia”, diz Guilherme Martins, Vice-presidente executivo de Marketing e Inovação da Diageo.
Johnnie Walker é uma marca que há mais de 20 anos faz parte da cultura. Sempre buscando histórias e pessoas que criam cultura, a marca encontrou a história de Alaíde Costa, uma das fundadoras da Bossa Nova, que foi ignorada em um show no Carnegie Hall em 1962 devido ao preconceito por ser mulher e negra. Entendendo a importância de corrigir esse erro histórico, Johnnie Walker, em parceria com a Folha de São Paulo, escreveu uma errata de 70 anos, colocando Alaíde no lugar de destaque que ela sempre mereceu. A repercussão entre a classe artística foi surpreendente, mobilizando nomes importantes da música para reconhecer a trajetória de Alaíde.
“A gente costuma dizer na agência que temos uma visão do Progresso. Fazemos nosso trabalho através da criatividade para progredir o negócio e as marcas dos nossos clientes e a sociedade”, comenta Filipe Bartholomeu, CEO da AlmapBBDO.
Na categoria Entertainment for Music, o Brasil inscreveu 34 trabalhos. 7 cases entraram para o shortlist. O Brasil conquistou 4 troféus, sendo 1 GP (Diageo), 1 Leão de Prata para The Forbidden Gift Shop do Mercado Livre – agência GUT, e 2 de Bronze, um foi para a Volkswagen 70 anos, criação também da Almap, e o segundo Bronze para HUTUKARA, The Yanomami People, criação Academicos do Salguero, Andarai/DM9.
“Estamos julgando o melhor do entretenimento da música dos maiores cases do mundo, então, a responsabilidade é imensa. Essa ferramenta música é muito infinita e tem que ser muito bem usada. Tem que ter inovação, ligação com a marca e ter um porquê”, ressalta Henrique Tanji, jurado da categoria, CEO e Fundador da Ritmika Audio Arts.
Assista:
O Marcas pelo Mundo no Cannes Lions tem o patrocínio de Artplan, B&Partners.co, Lew’Lara\TBWA, Vox Haus e World Creativity Festival.
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