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Cannes Lions 2024 – Brasileiros marcam presença em Leões de Ouro, mesmo sem conseguir prêmios em Film

Cannes Lions 2024 - Apesar sem prêmios na categoria Film, Brasil surpreende com presença em Leões de Ouro

O Brasil marcou presença hoje no Festival Cannes Lions 2024, mesmo sem conquistar prêmios na categoria Film. Equipes brasileiras se destacaram ao aparecer nas fichas técnicas de dois Leões de Ouro, evidenciando a excelência criativa nacional. Entre os destaques da categoria de Film, estão a campanha “The First Speech – Russia”, da RSF criada pela Reporters Without Borders, e o comovente filme “47” do Café Joyeux, ambos contando com contribuições significativas de talentos brasileiros.

Confira mais detalhes das campanhas abaixo:

The First Speech – Russia, da RSF criado pela Reporters Without Borders

A campanha “The First Speech – Russia,” da RSF, criada pela Reporters Without Borders, contou com a participação das produtoras brasileiras: Stink Films de São Paulo e Yatta Filmes de Porto Alegre. A campanha inclui três filmes que transportam o espectador de volta ao tempo e espaço onde os autocratas modernos proferiram seus discursos de posse como presidentes. Cada filme retrata com precisão e imagens vívidas a nação e seus cidadãos ouvindo as primeiras palavras de seus novos líderes eleitos. Através de uma fotografia intencional e uma trilha sonora poderosa, o público é levado por uma jornada emocional, começando com acordes esperançosos que gradualmente escurecem, refletindo o contraste entre as belas palavras dos autocratas e a dura realidade que impõem.

O filme captura os discursos eloquentes de Vladimir Putin quando ele venceu as eleições presidenciais na Rússia em 2000, contrapondo-os à vida cotidiana dos cidadãos comuns sintonizados na transmissão ao vivo via rádio ou TV. O último segmento foca nos jornalistas, também atentos ao discurso, revelando ao espectador a verdadeira identidade do orador e destacando o contraste gritante entre suas promessas bonitas e as realidades duras impostas ao país e à imprensa livre, pouco depois de serem eleitos.

Os filmes foram lançados com sucesso na Alemanha, sendo exibidos em cinemas e plataformas online, e alcançaram atenção internacional ao serem transmitidos pela Reporters Without Borders em vários países, como Suécia, via canais online e cinemas locais. Confira um dos filmes abaixo:

Campanha “47” da CAFÉ JOYEUX – criada pela KLICK HEALTH, Toronto

“47” é um filme de animação em stop-motion criado para promover a abertura da primeira loja nos EUA do Café Joyeux, uma cafeteria global que oferece oportunidades de emprego significativas para pessoas com deficiências intelectuais como síndrome de Down e autismo. A animação teve a participação das produtoras Canja Audio Culture de Curitiba e Zombie Studio de São Paulo, do Brasil.

Inspirado em uma história real, “47” segue a vida de Robert, um homem com síndrome de Down. Rejeitado na infância, ele embarca em uma jornada pessoal simbolizada por uma jangada, enfrentando desafios que representam diferentes estágios da vida. Finalmente, aos 47 anos, ele encontra aceitação e propósito no Café Joyeux, um lugar onde o mundo finalmente abraça suas habilidades extraordinárias.

O filme contribui para uma percepção positiva da marca Café Joyeux, associando-a ao compromisso de criar ambientes de trabalho inclusivos e proporcionar oportunidades de emprego para pessoas com deficiências intelectuais.

Cannes Lions 2024 - Apesar sem prêmios na categoria Film, Brasil surpreende com presença em Leões de Ouro

Os Grand Prix da categoria Film

Além dos destaques brasileiros, o Festival Cannes Lions 2024 premiou as campanhas  “Women’s Football” da Orange, que desafiou estereótipos de gênero no futebol, e “Play it Safe” da Sydney Opera House, uma celebração do espírito criativo na categoria Film com Grand Prix.

Confira as campanhas que ganharam GP em Film abaixo:

Campanha “Women’s Football” da Orange – criado pela Marcel de Paris

A Orange, líder em telecomunicações na França e patrocinadora histórica do futebol francês, decidiu confrontar o preconceito de gênero ainda presente entre os fãs de futebol, aproveitando a Copa do Mundo Feminina de 2023 para iniciar uma conversa global.

O vídeo revela a artimanha: na verdade, a primeira parte da compilação mostra jogadas da equipe feminina francesa manipuladas com efeitos visuais, para destacar suas habilidades. As ações reais e sem VFX são então exibidas na segunda parte do vídeo, permitindo ao público admirar suas habilidades sem o filtro dos estereótipos de gênero.

O vídeo viralizou rapidamente e provocou debates importantes sobre os preconceitos enfrentados pelo futebol feminino. Alcançou mais de 2 bilhões de impressões e 200 milhões de visualizações orgânicas, com uma taxa de compartilhamento significativa. Foi coberto por mais de 450 mídias em 91 países, gerando um enorme impacto na conscientização sobre o viés de gênero nos esportes. Confira:

Campanha “Play it Safe” da Sydney Opera House, criado pela THE MONKEYS e  ACCENTURE SONG, Sydney

Em comemoração ao 50º aniversário da Sydney Opera House, o filme de 4 minutos “Play it Safe” é um tributo musical ao espírito criativo desafiador que define a Sydney Opera House.

A campanha “Play it Safe” é uma jornada musical da conformidade nervosa para o tumulto alegre. Tim Minchin personifica a voz interior cautelosa do ouvinte, implorando-nos para seguir as regras e manter a simplicidade – mas, ao mesmo tempo, piscando para o que é possível se formos corajosos o suficiente para não ouvir. Enquanto Tim nos dirige a jogar com segurança, a ação na tela mostra as maravilhas possíveis quando fazemos o oposto. O vídeo musical começa dentro da Casa, antes de escalar o telhado e sair para as escadas. A paleta de cores evolui de cinzas e marrons opacos para um vibrante caleidoscópio. Aparições especiais das oito companhias residentes da Ópera de Sydney, além de uma série de artistas australianos queridos, servem como prova adicional de que nada extraordinário jamais veio de jogar seguro. Confira:

O Marcas pelo Mundo está presente no Festival Cannes Lions 2024, o maior evento global da indústria criativa, oferecendo cobertura ao vivo e trazendo todas as novidades e insights diretamente do evento. Para acompanhar mais sobre as premiações e os destaques do festival, siga @marcaspelomundo.eli no Instagram ou visite nosso site para informações exclusivas.

O Marcas pelo Mundo no Cannes Lions é patrocinado por Artplan, B&Partners.co, Lew’Lara\TBWA, Vox Haus e World Creativity Festival.

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