Pacto Contra a Fome age contra o desperdício de alimentos com IA e ferramenta de monitoramento

O Pacto Contra a Fome dará iníciom no dia 29 de setembro, a uma nova campanha nacional de combate ao desperdício de alimentos.
LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp

O Pacto Contra a Fome dará início, no dia 29 de setembro, data em que se celebra o Dia Internacional de Conscientização sobre Perdas e Desperdício de Alimentos, a uma nova campanha nacional de combate ao desperdício de alimentos. Com a ginasta Rebeca Andrade, a iniciativa, que conta ainda com produção de áudio da S de Samba, traz duas grandes inovações feitas em parceria com a agência Africa Creative: o Desperdiçômetro e uma inteligência artificial via WhatsApp.

A TIA Contra a Fome, IA desenvolvida especialmente para esta causa e que estará disponível no whatsapp, vai atuar como uma assistente virtual disponível para orientar a população. Além de oferecer dicas práticas para evitar desperdício, a TIA também sugere receitas criativas a partir dos ingredientes disponíveis em casa, mostrando que a tecnologia pode ser uma grande aliada na construção de hábitos mais sustentáveis. Já o Desperdiçômetro, que será disponibilizado ao longo da campanha, trará informações sobre a quantidade de alimentos desperdiçados durante o período de realização de determinada tarefa e estará visível em locais de grande circulação nas principais cidades do Brasil. A ideia é dar a possibilidade de a população visualizar a dimensão do problema de maneira prática, em situações do dia a dia.

Segundo Juliana Plaster, codiretora executiva do Pacto Contra a Fome, “o desperdício de alimentos é um desafio global que exige soluções inovadoras e, sobretudo, consciência social”, disse. “Com o Desperdiçômetro e a TIA queremos não apenas inspirar hábitos mais sustentáveis dentro de casa, mas também mobilizar a sociedade a se engajar nessa agenda. Quando consumidores entendem a dimensão do problema, passam a exercer pressão sobre empresas e governos para mudanças estruturais. É essa combinação de escolhas individuais e força coletiva que pode acelerar a transformação necessária”, concluiu Juliana.

A campanha tem como objetivo engajar consumidores, empresas e governos em torno de práticas que reduzam o desperdício de alimentos e conscientizem sobre o tema.  Além da TIA e do desperdiçômetro, ela contará com ativações em diversos pontos do país, filme publicitário e uma ampla gama de conteúdos digitais destinados a todos os públicos. A ação também poderá ser vista no dia 29 para quem passar sobre o Minhocão, em São Paulo, ou na Biblioteca Nacional, Brasília. Nesses locais haverá projeção em prédios sobre o tema.

“Nosso papel como agência é usar a criatividade para gerar impacto real. Com o Desperdiçômetro e a TIA, queremos mostrar que comunicação e tecnologia podem andar juntas para transformar comportamentos. Quando traduzimos dados complexos em experiências acessíveis e cotidianas, conseguimos aproximar o tema da vida das pessoas e criar mobilização em escala. Esse é o verdadeiro poder da criatividade: inspirar mudanças urgentes e fundamentais” afirma Raphael Vandystadt, diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da agência Africa Creative.

Levantamento realizado pelo Pacto Contra a Fome em parceria com a consultoria Integration mostra que 55 milhões de toneladas de alimentos são perdidos ou desperdiçados anualmente no Brasil em toda a cadeia, do campo à casa do consumidor, ao mesmo tempo em que temos 64,5 milhões de brasileiros em situação de insegurança alimentar. Além de uma contradição em um país que ainda tem fome, o desperdício de alimentos contribui para a crise ambiental, impactando a emissão de gases de efeito estufa associados à decomposição de resíduos orgânicos e aumentando a pressão sobre os recursos naturais, como água e solo. Estima-se que um terço de tudo que é produzido no Brasil seja desperdiçado ou perdido, não chegando à mesa do brasileiro.

Estimativa do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) aponta que cada brasileiro desperdiça, em média, 77 quilos de alimentos ao ano. Uma perda que se sente também no bolso já que o custo anual estimado do desperdício para uma família de três pessoas no Brasil alcança R$1.603, valor superior ao do salário mínimo. A problemática é global. Segundo a FAO, todos os dias cerca de 1 milhão de refeições são desperdiçadas. O custo de todo o desperdício de alimentos no mundo chega a UM$1 trilhão por ano.

Leia mais notícias:

https://marcaspelomundo.com.br/

LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp