MarcasPeloMundo_branco

Museu do Futebol inaugura exposição Rainhas de Copas

O Museu do Futebol realiza a exposição temporária Rainhas de Copas, que celebra as conquistas da modalidade de mulheres e suas conquistas.

O Museu do Futebol realiza a exposição temporária Rainhas de Copas, que ficará em cartaz até o dia 27 de agosto, e que celebra as conquistas da modalidade de mulheres e de suas atletas profissionais ao longo dos mundiais futebolísticos. A mostra tem o apoio da EMS, e acontece meses antes do início da nona edição da Copa do Mundo de Futebol Feminino, organizada pela Fifa, com sede na Austrália e Nova Zelândia.

Com curadoria de Aira Bonfim, Juliana Cabral, Lu Castro e Silvana Goellner, a exposição parte de 1988, quando foi realizado o Torneio Experimental na China, o primeiro passo para que a FIFA fosse convencida a organizar o mundial entre seleções de mulheres. A competição, no entanto, não foi televisionada, e é pouco conhecida até hoje. Desta forma, a exposição representa uma oportunidade para o público ver jogadas inéditas e conhecer certas curiosidades, além de imagens de acervos das próprias jogadoras. A 1ª edição oficial da Copa do Mundo de Futebol Feminino só aconteceu em 1991, também em solo chinês, 61 anos depois da estreia do Mundial masculino.

Josemara Tsuruoka, gerente de Marketing Institucional da EMS, reforça: “Em 2023, completamos quatro anos de parceria com o Museu do Futebol, uma das mais prestigiadas instituições culturais de São Paulo. É um orgulho somarmos esforços e podermos resgatar, em mais uma iniciativa conjunta – e em um ano bastante sugestivo -, a história do futebol de mulheres, por meio de uma experiência interativa que visa explorar a trajetória de sucesso de atletas da Seleção Brasileira. A preocupação com a preservação de patrimônios e riquezas nacionais faz parte de nossas ações na área de responsabilidade social e representa mais uma maneira de levarmos, por meio do conhecimento, entretenimento e ampliação do acesso a universos culturais, mais bem-estar à população”.

A mostra resgata histórias e apresenta dados que revelam a grandeza das mulheres que participaram das Copas do Mundo, destacando suas conquistas individuais e coletivas. O público vai se deparar ainda com a luta dessas atletas pela igualdade e com a réplica da taça do mundial feminino, além de tomar conhecimento sobre a vida de grandes nomes da modalidade, como Marta, Sissi, Cristiane e Formiga. “É uma exposição importante por reconstruir, pela primeira vez no Brasil, a história sobre o maior evento do futebol feminino”, afirma Aira Bonfim.

Junto com a exposição Rainhas de Copas, o Museu do Futebol lança também uma exposição virtual que apresenta acervo inédito da jornalista Claudia Silva, única brasileira a cobrir a Copa Experimental da China, em 1988. Claudia enviava suas matérias por telex e registrava tudo em fotografias que só foram publicadas depois de sua volta ao Brasil, pois não havia recursos para enviar o material da China durante o torneio. Toda esta história está contada no perfil do Museu do Futebol no Google Arts & Culture, na exposição Primeiro Mundial de Mulheres na China, com material inédito cedido por Claudia. A mostra está disponível neste link: https://artsandculture.google.com/partner/museu-do-futebol.

A EMS patrocina o Museu do Futebol por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e ao Esporte. Ao longo desta parceria, outras duas exposições já contaram com o apoio da farmacêutica, como “Tempo de Reação – 100 anos do goleiro Barbosa”, que esteve em cartaz em 2021 com uma proposta de causar reflexão sobre o racismo no Brasil a partir da história de Moacyr Barbosa, um craque da posição; e “22 em Campo”, de 2022, que se propunha a mostrar a ligação entre o movimento cultural e o esporte das multidões. Vinte e dois é o ano em que se realizou a Semana de Arte Moderna, assim como se comemorou seu centenário, e também é o número de jogadores em campo numa partida oficial de futebol.

A EMS investe em diferentes modalidades do esporte feminino como parte de seu compromisso de responsabilidade social e como forma de evidenciar o potencial das mulheres nas mais diversas áreas de atuação. Desde 2021, a empresa apoia o Vôlei Feminino do Esporte Clube Pinheiros. Ainda nesta modalidade, foi patrocinadora do vôlei feminino do Country Club de Valinhos (SP) na temporada 2021/2022. No futebol, já fez parcerias com importantes competições, como a segunda edição da Brasil Ladies Cup, realizada no ano passado, no interior paulista, com a presença de times nacionais e internacionais.

O apoio da farmacêutica se estende ainda no automobilismo, atletismo e tênis. No ano passado, montou uma equipe que venceu o Rally dos Sertões na categoria UTV3, sob a liderança de Pâmela Bozzano. A atleta acabou se tornando a primeira pilota a disputar o Rally Dakar, no Marrocos. Além disso, a EMS mantém parceria com as triatletas transplantadas, Patrícia Fonseca, Priscilla Pignolatti e Débora Reichert, ativistas de doação de órgãos e medalhistas internacionais que, em abril deste ano, disputaram os Jogos Mundiais para Transplantados em Perth, na Austrália. Além disso, desde 2020, a EMS patrocina torneios de tênis feminino pelo Brasil.

Leia mais notícias:

https://marcaspelomundo.com.br/anunciantes/american-tourister-faz-90-anos-e-anuncia-o-idolo-kaka-como-embaixador/

https://marcaspelomundo.com.br/