A Mizuno celebra os 40 anos da chuteira Morelia e o lançamento do Prophecy Morelia, fusão inédita entre dois de seus modelos mais clássicos, Morelia (1985) e Prophecy (2011). Desenvolvida e protagonizada por brasileiros, a campanha global foi batizada de The Game of Quebrada e faz uma homenagem ao futebol raiz, conectando com a rua e a autenticidade criativa.
O projeto visa exaltar o berço do futebol nacional, onde o jogo nasce com alma, improviso e talento. É também uma ode à história da Morelia — uma chuteira criada em parceria com um brasileiro — e ao valor simbólico que o Prophecy adquiriu ao longo dos anos como ícone da cultura urbana no país. É desse cruzamento de épocas, produtos e linguagens que nasce o Prophecy Morelia. Com estratégia e produção da agência brasileira Buena Onda e direção criativa de Samir Bertoli e de Fernanda Souza Correrua, também responsável pela direção audiovisual, o manifesto “The Game of Quebrada” celebra a esquina entre cultura periférica e futebol, transformando o campinho de futebol no centro simbólico da ação.
“Quis mostrar a potência da cultura da periferia paulista que eu vivo, mas sem recorrer aos estereótipos. Trouxe afeto, memória e uma estética nossa, construída com cuidado e verdade. Eu já tinha algumas ideias e isso casou com o que a Mizuno me deu como missão. E fazer isso como mulher – cresci na periferia, hoje tenho 30 anos -, como diretora criativa de uma campanha global, é também ocupar um lugar que ainda precisa ser mais nosso. No dia do set, algumas pessoas da comunidade ficaram admiradas ao ver que quem estava orquestrando o dia era uma mina, negra e de Pro1 no pé. Isso diz muito sobre o impacto internacional, pois vamos quebrar barreiras e ver mulheres como eu com respeito”, diz Fernanda.
“A quebrada não é só cenário, é quem joga. O campo é extensão dela — onde a vida acontece, onde o futebol é verdadeiro. A chuteira se torna linguagem e o esporte, resistência. É sobre o jogo jogado nos campos de terra, nas arquibancadas improvisadas, nos olhares de quem torce pela própria comunidade”, completa Bertoli. Além de celebrar um marco histórico, a campanha reforça o posicionamento da Mizuno. “Respeitar o passado, construir o presente e apontar para o futuro — dentro e fora dos gramados”, diz Rafael Santos, gerente de marketing da Mizuno Brasil.
Além do filme e dos criativos desenvolvidos para a campanha, o Mizuno Prophecy Morelia desfilou nas passarelas da Paris Fashion Week, em 26 de junho, e foi apresentado no showroom especial da marca na Cidade Luz. Mais do que um produto, o Prophecy Morelia é um manifesto visual da nova estética do futebol fora das quatro linhas. O modelo incorpora a alma esportiva da chuteira e todo o conceito criado em torno do Prophecy, materializando o encontro entre a tradição japonesa, a expressão urbana e a criatividade.
Ficha Técnica:
Direção criativa: Samir Bertoli e Fernanda Souza Correrua
Direção audiovisual e roteiro: Fernanda Souza Correrua
Produção executiva: Buena Onda – Mauricio Oliveira, Mark Daniel e Georgea Wendling
Fotografia: Amanda Adász
Diretor de fotografia do filme: Ernesto Andrade
1AD: Rhuama
2AD: Larissa Edy
Diretor de Produção: JV
Produtora de Locação e assistente de set: Yas Torritesi
Assistente de Produção: Felipe Dentello (Sassá)
Assistente de Produção: Jota Kairo
1AC: Julia Martins
2AC: Giu Cadado
3AC: Manuela Reis
Logger: Thomas Mota
Operador de Movi Pro: Paulo Rogerio
Assistente de Movi: Eduardo winicius
Imagens Aéreas: Fabio Ura
Gaffer: Thomas luz
1Ass de elétrica: Baltazar Assis
2Ass de elétrica: José jackson
Direção de arte filme e still: Ione Maria
Direção de arte campanha: Acauan Machado
Redação: Guilherme Achiles
Produção de objetos: Will Meira
Contrarregra: Rick Biruta
Produtor de Objetos: Willian Meira
Assistente de Objetos: Rita Barros
Assistentes de Sets: Marcos Mol, Lucas Giardulli
Motorista: Delley
Figurino: Daniella Benotti
Assistência de figurino: Fábio Alves
Produção de moda: Camila Benotti
Produção de moda: Tay Aquino
Camareira: Dani Souza
Hairstylist: Cadela Chic
Maquiadora: Luciana Leite
Nail Designer: Vitoria de Paula
Edição: Bárbara Ramona
Trilha e Sound Design: Bolívar Gelpi
Colorista: Leonardo Candian Moreira
Casting: Diego Souza, Edeilson de Mauro, Guilherme Cavalcante Chaves, Guilherme Boaventura, Lucas dos Santos Valério, Sr. Benedito, Vitoria Guarnieri, Yasmin Bomfim dos Santos
Assistentes de fotografia: Erick Diniz, Pedro Blanc
Retouch: Marcela Dini
Locação: Promorar Rio Claro e Cidade Kennedy – São Paulo
Locadoras: Na Lua (Câmera e Elétrica); 3T (Still) Moving Track (Infra)
Buena Onda
Diretor Criativo: Maurício Oliveira
Diretor Executivo: Mark Daniel
Gestão do Projeto: Georgea Wendling
Direção de Arte: Acauan Machado
Redação: Guilherme Achiles
Planejamento: Carmela Lomando
Captações Backstage: Denis Carrion
Time Mizuno Buena Onda: Victoria Valdez, Ana Júlia Quirino, Carmela Lomando, Giovana Maroski, Guilherme Achiles, Ingrid Bellenzier, Bruno Bujes, João Pedro Campos, Nicolle Íris de Mello, Manoela Alcaria, Martina Bergallo, Luiz Henrique Martins.
Mizuno
Marketing Mizuno Global: Giulia Mutto e Chris Alders
Marketing Mizuno Brasil: Rafael Santos e Valéria Vettorazzi
Leia mais notícias: