O KaBuM, uma das maiores plataformas de e-commerce de tecnologia e games da América Latina, vive um momento de virada estratégica. Ao completar 22 anos de mercado, a marca dá início a uma nova fase de posicionamento, que busca expandir sua presença para além do nicho de games, conectando-se com novos públicos e explorando territórios como a música e os eventos culturais.
À frente dessa transformação está Marcelo Fadul, que acaba de assumir a cadeira de head de branding e comunicação da empresa. Apesar de estar há cerca de um mês no cargo, Fadul tem uma longa trajetória junto ao grupo Magalu e chega com uma missão de tirar a marca da zona de conforto e levá-la a novos públicos e territórios culturais.
“O desafio é posicionar o KaBuM de forma estratégica, reforçando nossa autoridade onde já somos referência, mas também expandindo para o meio e topo do funil, para que a gente possa alcançar novos públicos e mostrar que o KaBuM é uma marca super cool para todo mundo”, comenta o executivo.
Com forte presença no mercado gamer, o KaBuM agora mira um público mais amplo — sem abandonar suas raízes. A marca busca se consolidar como um player relevante não apenas no universo dos eSports, mas também no cotidiano de consumidores que consomem tecnologia, entretenimento e cultura pop. “O KaBuM hoje é uma marca de impacto para a comunidade que se propõe. O KaBuM deve explorar além da nossa bolha. Então, queremos falar com a pessoa que monta a sua empresa, um escritório, que normalmente procura outros fornecedores e não tem o KaBuM como o primeiro asset”, salienta Fadul.
Presença na Gamescom Latam e novos territórios de marca
A presença na Gamescom Latam já faz parte desta nova estratégia. O KaBuM assumiu o naming rights de um dos palcos do evento, consolidando sua ligação com o universo gamer, mas também abrindo espaço para conversas mais amplas com creators, marcas e B2B.
“Na Gamescom, tivemos a oportunidade de estar na SanDisk, que é um dos parceiros nossos, e na AMD também. Mas hoje, o nosso impacto direto junto com a Gamescom é ser o name right do palco principal, onde aconteceram as conversas de altíssimo nível sobre o mercado dos games. Para nós, o palco levar o nome do KaBum é muito relevante, porque mostra que também estamos olhando para as conversas a nível de B2B e creators.”
Mas o KaBuM quer ir além dos eventos endêmicos do universo gamer. A nova frente de branding da marca já estuda a presença em festivais de música e cultura, reconhecendo a intersecção entre o comportamento do gamer e o consumo musical. “A música é um território endêmico para os games. Estamos falando de 80% dos gamers que escutam música enquanto jogam. Isso é fantástico. Então estamos olhando com carinho para festivais regionais, eventos culturais e experiências que nos conectem com novos públicos.”
Marketing, estrutura e powerhouse criativa
Internamente, o Kabum também passa por transformações estruturais. Uma das principais mudanças foi a separação das áreas de performance e branding, com Fadul assumindo exclusivamente o segundo pilar.
O marketing do KaBuM passa por um processo de internalização criativa com a adoção do modelo de PowerHouse. A empresa vem estruturando um time próprio e especializado que atua como uma agência interna, responsável pela criação e execução de conteúdos de ponta a ponta — desde redes sociais e campanhas com influenciadores até peças de vídeo, filmes e ativações maker.
A estratégia vem dando frutos. A criação de projetos com o Ninja 3D e outras iniciativas de conteúdo já são desenvolvidas internamente, refletindo o domínio da linguagem da marca e o entendimento profundo do seu público. Esse modelo permite mais agilidade, consistência e alinhamento com os objetivos comerciais e institucionais da empresa.
Embora conte pontualmente com parceiros externos — especialmente em áreas onde o core business exige expertise técnica mais específica, como estúdios e produtoras — o KaBuM aposta fortemente na Powerhouse como pilar central de sua operação de marketing. Além de atender às áreas tradicionais da comunicação, o time interno também atua em demandas de endomarketing e suporte a outros departamentos, como o comercial e o RH.
A força do KaBuM dentro do Magalu
O KaBuM representa uma peça estratégica de grande relevância dentro do ecossistema do Magalu. Especializado no segmento de tecnologia e cultura gamer, o e-commerce se destaca pelo alto ticket médio de suas vendas, complementando de forma precisa o portfólio do grupo. Sua atuação em um nicho altamente engajado e com forte apelo entre os jovens consumidores contribui para diversificar e fortalecer a presença da Magalu em novas frentes de mercado. Além disso, o know-how do KaBuM em categorias como hardware, periféricos e produtos para performance digital reforça a proposta do grupo de oferecer soluções completas em tecnologia, entretenimento e inovação.