A Itaipava já está pronta para celebrar o São João 2025, com presença confirmada nas principais festas juninas do Nordeste e em São Paulo. A marca será patrocinadora oficial de eventos em Petrolina (PE), Surumbim (PE), Carpina (PE), Salvador (BA), São João da Thay (MA) e São João de SP, na capital paulista. E para celebrar o momento, lança uma campanha publicitária nacional, estrelada por Ivete Sangalo, embaixadora da marca, que será comercializada nos eventos e nos pontos de vendas da região.
O Nordeste é um território estratégico para Itaipava, onde a marca tem forte presença e reconhecimento. Em 2024, foi a terceira cerveja mais consumida na região, com 13,5% de participação de mercado. No Brasil, a marca ganhou 0,2% em share de volume, puxada principalmente pelo Nordeste, que registrou 5,4% no período, segundo dados da Nielsen Retail, além de ter sido a marca mais consumida em lares no Nordeste. “Nossa presença no Nordeste é extremamente importante. Itaipava é uma marca referência na região, sempre apoiando e brindando as principais festas locais, como o Carnaval e o São João. É um momento em que celebramos a cultura nordestina e os nordestinos, com orgulho e respeito”, afirma Cristiane Rosa, Head de Marketing Categorias e Consumer Insights do Grupo Petrópolis.
Em Pernambuco, a cerveja patrocinará o São João de Petrolina e PNZ Lounge, além de estar presente no Esquenta São João, que aquece a cidade para as festividades oficiais. A festa se “vestirá” de Itaipava, com 25 bares temáticos, assinatura do Palco Arraiá Itaipava – onde as principais atrações se apresentarão –, além de uma série outras ativações, como o bar suspenso, em que o público poderá degustar a cerveja a 40 metros e ter uma visão privilegiada do evento. A marca também contará com um estúdio exclusivo, ao lado do palco, um coreto e diversos pontos instagramáveis.
Em Salvador (BA), Itaipava será, pela terceira vez consecutiva, a patrocinadora do São João da capital, com camarote proprietário e instagramável, regado a Chopp Itaipava e Fest Drinks, bebida pronta para consumo, lançada em 2024 pela marca. Já no Maranhão, a marca estreia como cerveja oficial do São João da Thay, evento beneficente organizado pela influenciadora Thaynara OG, que acontece em São Luís. Fora do Nordeste, Itaipava estará presente no São João SP, um evento gratuito que acontece no Parque Villa Lobos, na capital paulista.
Além de sua presença constante na vida dos nordestinos e nas principais festas da região, a Itaipava celebra a força do São João e sua profunda conexão com o Nordeste com o lançamento da campanha “No São João, a sede pede. Itaipava”. Estrelada pela embaixadora Ivete Sangalo, a campanha apresenta de forma inédita a primeira sanfona que brinda Itaipava — um símbolo exclusivo que une tradição e irreverência, transformando-se em ícone da alegria junina.
Criada pela WMcCANN, a comunicação faz um passeio visual e afetivo pelas festas mais icônicas do Brasil, reforçando que o São João é um presente do Nordeste para todos os brasileiros — e que, como cerveja oficial da festa, Itaipava é o brinde. A sanfona, criada especialmente para a campanha, será incorporada em outras iniciativas da marca ao longo do período junino, ampliando sua presença e fortalecendo ainda mais esse território tão afetivo. “A campanha é um tributo à força cultural do São João e à relação afetiva do nordestino com sua tradição. Queremos que Itaipava seja a escolha natural de quem celebra com orgulho suas raízes”, afirma Diego Santelices, head de comunicação e mídia do Grupo Petrópolis.
A ação tem como objetivo fortalecer a percepção de qualidade da marca e a conexão emocional com o Nordeste, e contempla um filme focado na emoção, conceito e presença de produto, e para a versão de 15 segundos, a marca terá um jingle inédito, na voz de Ivete Sangalo, que exalta a refrescância, qualidade dos ingredientes de Itaipava com ritmo, leveza e alto poder de lembrança. A divulgação da campanha tem início no dia 29 de maio, no intervalo do Jornal Nacional. A estratégia de mídia contempla TV aberta, rádio, digital, OOH, redes sociais e um time de influenciadores que amplificam a mensagem da campanha. Nomes como Thaynara OG, Alvaro Xaro, Mileide e outros criadores que integram o squad de Itaipava serão protagonistas na construção de uma narrativa poderosa e autêntica nas redes sociais. Além disso, a marca estará presente com coberturas em tempo real nos principais eventos, reforçando o território emocional da campanha e sua conexão com o público.
Ficha Técnica:
Agência: WMcCANN
Cliente: Grupo Petrópolis
Produto: Cerveja Itaipava Pilsen
Nome da campanha: No São João a sede pede Itaipava.
Time do Cliente: Giulia Faria, Diego Santelices, Marina Madureira, Camila Felippe, Tomas Lombardi, Flavia Nardelli, Priscila da Fonseca, Stephanie da Silva, Thais Miranda, Douglas da Silva e Victor Nascimento.
Chairman: Hugo Rodrigues
CEO: Renata Bokel
COO: Carol Escorel
CCO: Dani Ribeiro
ECD: Alessandra Sadock
Direção de Criação: Guilherme Aché
Diretor(a) de Criação Associado: Vinícius Oliveira e Marconi Filho
Criação: Ana Scala, Clio Azevedo, Flávio Tarta, Guilherme Aché, Paulo Rodrigues, Pedro Batista, Pedro Carreira, Marconi Filho, Nelson Prado e Vinícius Oliveira.
CSO: Agatha Kim
Diretor de Estratégia: Maurilio Filho
Estratégia: Pedro Hypolito
Diretor(a) de Conteúdo: Raisa Sutecas
Conteúdo: Pedro Guerra e Camilla Miguel
Diretor(a) de Influência: Kainã Faria
Influência: Caio Vaz, Julia Albuquerque e Victor Ogata
Diretor(a) de Negócios: Fernanda Duca
Atendimento: Anne Oliveira, Marcia Fernandes, Henrique Tavares, Rhayna Lebrão e Caroline Messias.
Diretora de Mídia: Anita Barcellos
Mídia: Beatriz Toledo, Angela Pires, Carolina Perez, Guilherme Pavani e Sabrina Oliveira.
Head de Dados: Vinicius Hamburgo
BI: Leticia Calumby e Natalia Souto
Head de Produção: Gilberto Pires (Gibinha)
Diretora de Produção Integrada: Dani Toda
Produção Integrada: Isabela Pontes e Tamires Jesus
Produtora do filme: Signo Filmes
Direção: Livia Stacciarini
Fotografia: Nico Matteis
Diretor de Arte: Patricia Pereira
Atendimento: Rafaela Victor
Produção: Cláudia Reis
Coordenação de Produção: Marina Stacciarini
Montador: Ana Vedovatto
Finalização: Fernanda Ricci
Color Grading: Acauan Pastore
Pós-produção: Plural
Produtora de Som: Comando S Áudio
Diretor de Música: Serginho Rezende
Produção de Música: Ordep Lemos e Serginho Rezende
Finalização: Equipe Comando S
Atendimento: Elis Pedroso/Andrea Barreto
Coordenação: Andrea Barreto/Paulo Galvão
Making of: CineMotion Films
Projetos: Luara Fernandes
Relações Públicas: Kerena Neves e Giulia Camargo
EQUIPE IVETE SANGALO
Assessoria: Ana Aschenbach – Perfexx
Marketing: Gisele Maahs
Make: Markito Costa
Stylist: Marcos Gurgel
Fotógrafo Still: Rafa Mattei
Leia mais notícias: