MarcasPeloMundo_branco

Band e Piql se unem para preservar acervo audiovisual através de inteligência artificial

Visando recuperar e remasterizar suas relíquias audiovisuais, a Band fechou uma parceria com a com a empresa de tecnologia norueguesa Piql.

O Grupo Bandeirantes de Comunicação produziu, durante seus 85 anos de história, um grande acervo audiovisual que registra parte importante da história do Brasil. Completando 55 anos de existência no dia 16 de maio, a TV Bandeirantes é responsável por produzir cerca de 17 mil horas de registros dos mais importantes momentos históricos da política, do esporte e da cultura brasileira. Com o objetivo de recuperar e remasterizar essas relíquias da produção audiovisual brasileira, o Grupo fechou uma parceria com a com a empresa de tecnologia norueguesa Piql, especializada em fornecer soluções de preservação digital e conversão de filme sensível à luz em mídia de armazenamento digital.

A Piql, que também é responsável pelo Cinevator, referência em impressão digital de filmes, aplicará pela primeira vez sua tecnologia em um projeto no Brasil, com acompanhamento de todos os profissionais especialistas para desenvolvimento de Inteligência Artificial na Noruega, Suécia, Dinamarca e Finlândia. Caio Carvalho, diretor executivo de Comunicação e Assuntos Institucionais do Grupo Bandeirantes de Comunicação, conta que há muito tempo se buscava uma solução ágil e econômica de remasterização para este rico conteúdo, anterior à 1990, que está armazenado em diferentes formatos. “Sabíamos que o processo tradicional de remasterização envolvia muitos sistemas e processos que são realizados por artistas de remasterização e demandam muito tempo, com custos elevados. Após muita pesquisa, conhecemos a tecnologia de inteligência artificial da Piql, e obtivemos resultados de ótima qualidade e de forma totalmente automática”, afirma o executivo.

A equipe da Banda vem trabalhando há três meses com a Piql para implementar um sistema de remasterização de imagens usando a tecnologia de inteligência artificial que a empresa disponibiliza para clientes em todo mundo. O primeiro conteúdo em fase de remasterização é a novela “Os Imigrantes”, exibida pela emissora em 1981. Escrita por Benedito Ruy Barbosa, Wilson Aguiar Filho e Renata Pallottini; dirigida por Atílio Riccó e Henrique Martins, com supervisão de Antonio Abujamra, a obra conta a saga dos imigrantes que ajudaram a construir o Brasil como o conhecemos, deixando seus países de origem em busca de uma vida melhor.

A novela “Os Imigrantes” terá todos os seus capítulos remasterizados para resolução Full HD. O processo, realizado em conjunto pelas equipes da Band e da Piql, consiste em resgatar todo os capítulos da novela em seu formato original NTSC (720×480) e remasterizar as imagens com ganho de pixels para Full HD (1920×1080) com a aplicação de filtros de restauração e otimização da imagem com uso de inteligência artificial. Segundo Caio Carvalho, outro ponto que chamou a atenção foi a eficiência do processo. Uma vez definidos os filtros a serem aplicados, a ferramenta de inteligência artificial é capaz de processar vários capítulos por dia, concluindo o projeto antes do prazo previsto.

Rune Bjerkestrand, CEO da Piql, relata que a empresa pesquisa o uso de IA para remasterização de imagem há muitos anos e que a partir de agora a tecnologia se tornou comercialmente disponível para qualquer tipo de conteúdo em vídeo, película cinematográfica, e acervos de áudio. “É um orgulho para a Piql implementar a nossa plataforma de remasterização por IA para o Grupo Bandeirantes, esperamos contribuir cada vez mais com a remasterização do acervo da Band”. A novela “Os Imigrantes”, grande sucesso dos anos 80, produzida pela TV Bandeirantes, está sendo exibida em versão remasterizada pela TV Brasil.

Leia mais notícias:

https://marcaspelomundo.com.br/anunciantes/faustao-na-band-atrai-mais-de-50-anunciantes-em-dois-meses-de-programa/

https://marcaspelomundo.com.br/