Em um movimento que une o poder da nostalgia e a relevância do presente, a Seda, uma das maiores marcas de cuidados com o cabelo, se uniu à influenciadora e empresária Bianca Andrade, a popular Boca Rosa. Essa parceria, que agitou o mercado de cuidados capilares, foi celebrada no retorno da Revista Capricho às bancas. Após 10 anos circulando exclusivamente no ambiente digital, a revista voltou às ruas com uma edição especial, na qual a nova embaixadora de Seda estampa as três capas da publicação.
A Tastemakers Brasil, agência especializada em Brand PR e Cultura, foi a responsável por conectar a marca da Unilever à Bianca, criando uma estratégia 360° que integrou diversas plataformas para fortalecer a presença da Seda no mercado nacional e lançar a nova linha Seda Luminous UV, um produto com grande potencial para impactar o segmento de cuidados com o cabelo, especialmente entre os consumidores mais jovens.
“Nossa missão é criar pontes entre marcas e personalidades com propósitos genuínos. Bianca Andrade e Seda são um encaixe perfeito para inspirar autoconfiança e criatividade entre os jovens brasileiros. Aproveitar o retorno da Capricho no formato impresso foi uma maneira de consolidar a parceria e fortalecer essa narrativa, unindo nostalgia e relevância atual, com criatividade, autenticidade, conexão com a geração Z – e, claro, muito brilho˜, afirma Ana Lucia Zambon, CEO da agência.
A escolha de Bianca Andrade como embaixadora da marca foi além de seu enorme impacto nas redes sociais; ela trouxe uma conexão emocional forte com a geração Z, cuja autenticidade e criatividade foram fundamentais para o sucesso dessa estratégia. A revista Capricho, tradicional publicação voltada para o público jovem, foi uma escolha certeira para consolidar esse vínculo. A edição especial, com Bianca em todas as capas, trouxe conteúdo exclusivo sobre sua trajetória, seu papel como empresária e influenciadora e, claro, sobre os bastidores dessa colaboração com a Seda.
A presença digital também foi essencial para o sucesso da ação. Bianca Andrade engajou seu público por meio das redes sociais, incluindo uma narrativa viral no LinkedIn, onde compartilhou sua experiência com o shampoo Seda de forma descontraída e acessível, destacando o preço democrático do produto. Essa abordagem ampliou o alcance da campanha, alcançando novas audiências e reforçando os valores da marca.
Zambon ainda destaca a estratégia como uma oportunidade de colocar as marcas cada vez mais próximas do consumidor. “Para muitos, os embaixadores atuam como a conexão direta entre o desejo e o consumo. As recomendações feitas pela Bianca, por exemplo, vão além de serem ouvidas; elas são incorporadas, transformadas em ações concretas e difundidas em redes de confiança”, ressalta a CEO da Tastemakers.
Um estudo conduzido pela Rakuten Advertising revela que o Brasil apresenta níveis mais altos de confiança nas recomendações de influenciadores em comparação a outros países como Austrália, França, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos. Ao mesmo tempo, 68% dos consumidores brasileiros utilizam páginas de compras ou listas de produtos indicados por creators, acima da média de 60%. Esses dados evidenciam a necessidade de ter uma figura de influência que possa humanizar a marca, estreitar a comunicação emocional com o público-alvo e engajá-lo.
Com essa iniciativa, a Tastemakers reafirma sua posição entre as lideranças no mercado, conectando marcas e influenciadores por meio de narrativas poderosas e estratégias que unem criatividade, inovação e autenticidade.
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