A Camponesa realizou um investimento de R$ 10 milhões em um rebranding completo, assinado pela agência anacouto, com o objetivo de fortalecer sua presença no mercado lácteo, e se direcionar ao segmento mais premium. A marca espera crescer 15% em número de vendas com o novo posicionamento.
Em um mercado em que o campo e a família são temas recorrentes, a companhia se destaca por trazer autenticidade e sabor como pilares centrais da sua estratégia. O diferencial está em seu DNA: mais do que ser de Minas Gerais, é sobre traduzir o jeito mineiro de ser, como hospitalidade, talento e criatividade. Enraizada na cultura mineira, a Camponesa reforça sua promessa de levar afeto e sabor para as mesas de todo o Brasil, com uma abordagem mais inovadora e alinhada às expectativas do público-alvo. “Temos uma marca forte que já é líder em leite em pó no Nordeste, líder em leite UHT em Belo Horizonte e tem relevância para expandir em diversas categorias. Com essa nova identidade, buscamos uma maior conexão com o público, por meio da tagline ‘Sabor se cria junto’. Além do novo posicionamento, teremos novos produtos para reforçar a nossa proposta de valor”, explica Cynthia Seretti, Diretora Executiva de Marketing da Alvoar.
A tagline “Sabor se cria junto” reforça a ideia de que o sabor autêntico e as experiências memoráveis nascem do encontro entre as pessoas e suas histórias. É nesse sabor único que a união e a criatividade trazem as pessoas para apreciar o tempo ao redor da mesa e da cozinha. “Cria junto” reforça um jeito de falar mais afetuoso e dá mais força para a proposta da Marca ser criativa e inovadora. “O nosso propósito é fazer dos afetos novos sabores, traduzido em uma personalidade calorosa, apetitosa, inspiradora e especialista. Com um jeito de falar que une gerações ao redor da mesa, a Camponesa inspira os sentidos e deixa tudo mais gostoso, trazendo uma combinação única de afeto e sabor que transcende o tempo”, completa Cynthia.
A nova identidade traz uma evolução para o logotipo, preservando características já reconhecidas por seus consumidores, como as cores azul e laranja, garantindo continuidade e reconhecimento de marca, porém conferindo-lhe um aspecto mais contemporâneo e sofisticado. A tipografia possui formas sinuosas que remetem à cremosidade do leite ao mesmo tempo transmite a solidez de Camponesa. Com a reformulação visual, todas as embalagens da marca foram redesenhadas para traduzir o novo posicionamento estratégico e atrair um público Premium. As embalagens fortalecem os principais assets de Camponesa: mantêm o branco como cor predominante, uma característica marcante na visualidade da marca, criando um bloco de cor no ponto de venda. No centro do painel frontal, o icônico “C” de Camponesa aparece em um splash de leite, representando toda a cremosidade dos produtos.
A ação vem para construir a nova narrativa de marca, expandir a tagline “Sabor se cria junto” como conceito criativo e gerar uma conexão emocional com público, por meio da criação de momentos de afeto e tempo de qualidade entre família e amigos, com o apoio das receitas criativas da Camponesa. Ela explora, em seu filme, os encontros da refeição em família, nos momentos especiais que se transformam por meio da culinária afetiva, fazendo alusão aos sabores presentes na vida e que se tornam especiais e memoráveis através de pratos deliciosos e lembranças saborosas. No ponto de venda, o jeito mineiro de fazer ganha vida por meio do conceito “momentos saborosos”, reforçando o fazer junto e as relações nutridas ao redor da mesa. No visual, a cozinha mineira serve como inspiração, com o fogão mineiro dando forma ao módulo de degustação, como peça principal. As cores e materiais utilizados trazem uma estética mais aconchegante que reforça os elementos visuais da marca e acrescenta um toque de modernidade.
O projeto de rebranding partiu de uma profunda imersão na essência da marca e na cultura mineira, elementos fundamentais que moldaram as identidades visual e verbal da Camponesa. O objetivo foi traduzir suas raízes mineiras em uma comunicação moderna e conectada às expectativas do público contemporâneo. “Nosso desafio foi preservar o que a Camponesa já representava para os consumidores, mas elevando a marca para um novo patamar de sofisticação e inovação”, explica Fernanda Galluzzi, sócia vice-presidente da agência anacouto.
“Esse rebranding é um passo muito importante para a Camponesa se posicionar como uma marca premium no mercado de lácteos. A estratégia foi construída a partir de um entendimento profundo dos consumidores e da história da marca. O novo posicionamento ‘Sabor se cria junto’ traduz o jeito mineiro de ser, por meio da hospitalidade, talento e criatividade, características que são autênticas tanto para a marca quanto para os consumidores. Nosso objetivo é consolidar a percepção de valor da Camponesa, que já é uma marca forte, reconhecida pela tradição e qualidade. Estamos muito confiantes no caminho que escolhemos para a marca”, afirma Cynthia Serretti, diretora executiva de Marketing da Alvoar Lácteos. “Queríamos que a experiência da Camponesa fosse sentida em todos os meios de contato com o consumidor, desde a comunicação até o ponto de venda, sempre com o objetivo de gerar uma conexão emocional genuína”, finaliza Fernanda Galluzzi.
Ficha Técnica:
TIME ANA COUTO:
LIDERANÇA ESTRATÉGICA:
Danilo Cid: Sócio VP de Criação
RELACIONAMENTO E OPERAÇÕES:
Leonardo Moreira: Gerente de Operações
BRANDING:
Louise Cruz: Estrategista
Thales Balbino: Estrategista
Fernanda Casas: Sócia e Gerente de Design
Johnny Brito: Designer Gráfico
Amanda Cinelli: Conteúdo
Ubiratã Oliveira: Artefinalista
EMBALAGENS E PDV:
Hugo Rafael: Sócio VP de Experiência
Clareana Gobbet: Atendimento
Amanda Cinelli: Conteúdo
Sofie Guedes: Redatora
Cecília Lombardi: Gerente de Design de Serviço
Bruna Savino: Gerente de Desing de Produto
Stefany Pauly: Designer de Produto
Johnny Brito: Designer Gráfico
Igor Oliveira: Designer Gráfico
Caique Sanfelice: Designer Gráfico
Claudio Mendes: Designer Gráfico
Matheus Pereira: Designer Gráfico
Lucia Rabello: Artefinalista
COMUNICAÇÃO:
Vitor Duarte: Gerente de Planejamento
Luisa Moura: Planejamento
Priscila Menezes: Gerente de Mídia e Conexões
Fernando Contato: Diretor de Arte
Bruno Dellavega: Diretor de Arte
Agnelo Sampaio: Redator
Paola Gasparini: Produtora RTV
TIME CLIENTE:
Cynthia Serreti – Diretoria Executiva de Marketing
Adriana Antunes – Gerente de Marketing
Clarisse Toniatti – Gerente de Marketing
Andrey Marcos – Gerente de Trade Marketing
Aline Lopes – Coordenadora de Marketing
Lucas Balbino – Analista de Marketing
Josiane Moreira – Designer Gráfico
TIME PARCEIROS:
Fabio Haag: Tipógrafo
Vinicius Amorim: Motion Designer
PRODUTORA AUDIOVISUAL: Frameria
DIREÇÃO:
Thiago Vieira: Diretor
Rafa Ferrari: Assistente de Direção
Roberto Faria: Atendimento
PRODUÇÃO:
LF: Produtor Executivo
Pedro Gama: Diretor de Produção
ARTE:
Bruno Tiezzi: Diretor de Fotografia
Winnie Ramos: Diretor de Arte
PRODUÇÃO DE ÁUDIO – Frameria
Paulo Vaz: Maestro
Eduardo Aguiar: Finalizador de Áudio
PÓS PRODUÇÃO: Equipe Frameria
FOTÓGRAFO: Celso Yamashita
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