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Mercado Imobiliário: Estudo aponta desafios e oportunidades em meio à pandemia da COVID-19

Pesquisa aponta os desafios e oportunidades para o mercado imobiliário

A Agência Newton, especialista em inteligência digital, divulgou o Report Covid-19: Mercado Imobiliário. O estudo tem como objetivo auxiliar o mercado imobiliário na tomada de decisões diante do cenário imposto pela pandemia da Covid-19, e no planejamento de ações futuras.

Segundo o relatório, apesar do impacto negativo da pandemia para o segmento imobiliário e a preocupação dos consumidores com sua segurança financeira, ainda existem oportunidades para as empresas do setor fecharem negócios. A análise ainda aponta que os consumidores esperam soluções digitais das empresas para viabilizar os negócios e destacam a importância das empresas trabalharem a credibilidade da marca.

Cenário do Mercado Imobiliário:

A pesquisa realizada pela Agência Newton com empreendedores do setor imobiliário entre os dias 19 e 23 de março de 2020 indica que 80% deles sentiram uma redução acentuada nas visitas físicas, explicadas pelas medidas de isolamento social. As visitas online também registraram queda, no entanto esse decréscimo foi menos expressivo e pode ser explicado pelo receito de parte dos consumidores em assumir compromissos financeiros neste momento (45% dos que tinham intenção de compra antes da pandemia decidiram adiar o investimento) e por deficiências nos ambientes digitais e nos serviços de atendimento remoto das empresas. Ao ouvir os consumidores, a pesquisa apontou que 60% esperam a disponibilização do endereço completo do imóvel pela incorporadora, 38% desejavam visitas transmitidas por ferramentas de vídeo e 37% gostariam de fazer um tour 360º no imóvel ofertado. Em todos esses quesitos, o percentual de empresas que oferecem essas soluções está abaixo da demanda.

“Mesmo em uma situação sem precedentes, o que o time da Newton Data percebeu é que as empresas que estão se destacando são aquelas que não pararam de investir e, principalmente, que estão ouvindo atentamente aos seus clientes. Isso fica nítido em uma solicitação feita por 60% dos interessados em comprar um imóvel e atendida por apenas 31% do mercado: a disponibilização do endereço completo do empreendimento que está sendo comercializado. Um pedido absolutamente simples e que pode ser atendido a custo zero, mas que é ignorado pela maioria das empresas do setor, justamente por não monitorarem os dados e não ouvirem clientes que, muitas vezes, estão compartilhando informações nos próprios canais da marca”, afirma Ton Santos, CEO da Newton.

Apesar de os impactos no mercado imobiliário serem severos, com 95% dos empresários reportando impactos no dia a dia de suas operações, o relatório da Newton aponta conclusões alentadoras para o setor: 55% das pessoas com intenção de compra anterior à pandemia mantém o interesse na aquisição de um imóvel e também o planejamento financeiro para realizar o negócio. Além disso, o aporte financeiro à startups do setor imobiliário se mantém em alta, bem como se fortalece a procura por imóveis enquanto investimentos seguros durante a crise.

Além de ouvir empresários e consumidores, o relatório mapeou e analisou as medidas do governo e das empresas do segmento para o enfrentamento da crise junto ao mercado imobiliário, criando um panorama dos desafios e das possibilidades de resposta para o setor. Esta análise mostra que, além das flexibilizações nas regulamentações e as ofertas emergenciais de financiamento, é fundamental que as empresas busquem consolidar sua transformação digital, oferecendo ferramentas para cristalização dos negócios e para gestão burocrática dos contratos. Assim, as empresas que aproveitarem esse momento para buscar soluções para essas demandas sairão da crise mais competitivas comercialmente e mais respeitadas pelos consumidores.

“É perceptível em nossas pesquisas a mudança de comportamento dos consumidores em diversos mercados, mesmo os que dependem diretamente de uma visita física, como é o caso do mercado imobiliário. As pessoas estão mudando sua visão sobre o contato virtual com as empresas, quando essa situação passar as marcas precisarão manter as facilidades e novidades digitais em seus negócios, tornando-se vital para a operação um investimento contínuo nos meios digitais” afirma Sarah Poleto, Planejamento Estratégico da Newton.

O relatório completo da Agência Newton, com dados e fontes da pesquisa, está disponível na íntegra aqui.