O El Ojo de Iberoamérica comunica a abertura das inscrições para sua 28ª edição, que acontece nos dias 12, 13 e 14 de novembro, em Buenos Aires, na Argentina. O festival convida agências, produtoras, anunciantes, empresas de mídia, tecnologia, dados, design, RP, games e inovação a inscreverem suas melhores ideias no sistema online a partir desta segunda-feira, 21 de julho. O prazo final vai até 30 de setembro, com descontos significativos para quem se inscrever até 31 de julho.
Ao longo de seus 28 anos, o El Ojo de Iberoamérica celebra a excelência em publicidade e comunicação criativa com os tradicionais troféus Gran Ojo (Grand Prix), Ouro, Prata e Bronze. Além das categorias principais, os trabalhos inscritos concorrem automaticamente a prêmios como El Ojo + Mulheres e El Ojo Local – Melhor Ideia por País, mediante taxa de processamento. O festival também reconhece o desempenho regional e local, premiando as empresas e profissionais que mais se destacam com base nos resultados conquistados nas competições criativas.
Para a nova edição, o festival traz prêmios em mais de 20 categorias, incluindo: Filme, Gráfica, Rádio & Áudio, Outdoor, Digital & Social, Mídia, Direto, Experiência de Marca & Ativação, PR, Design, Sustentável, Sports, Conteúdo, El Tercer Ojo, Inovação, Creative Data, Creative Commerce, Eficácia, Transformação de Negócios, Saúde & Pharma, Melhor Ideia Latina para o mundo, Produção Audiovisual, Novos/as Realizadores/as, Produção de Áudio & Som, Produção Gráfica, El Ojo +Mujeres (Criativas e Diretoras de Cena) e o Prêmio Melhor Idea País do El Ojo Local. Além disso, todas as inscrições contribuirão para determinar os prêmios de Desempenho Local e Regional de 2025.
Diante das transformações tecnológicas e do crescente uso da Inteligência Artificial na indústria criativa, o El Ojo de Iberoamérica atualizou seus padrões e medidas de integridade com o objetivo de garantir que as ideias premiadas sejam genuínas, representativas e eticamente responsáveis. As novas diretrizes valorizam a criatividade consciente e exigem que os participantes validem um código de conduta no ato da inscrição. Esse código inclui o compromisso com padrões éticos e a veracidade das informações fornecidas sobre os trabalhos inscritos, com atenção especial ao uso responsável da IA. Os participantes devem informar, no sistema de inscrição, se utilizaram IA em alguma etapa da criação ou produção, além de anexar uma declaração assinada atestando a veracidade das informações e o uso ético da tecnologia.
El Ojo + Mulheres: Criado com a intenção de tornar-se, no futuro, dispensável em uma indústria verdadeiramente igualitária, o prêmio El Ojo + Mulheres continua valorizando ideias lideradas por mulheres na criação e na direção audiovisual. A iniciativa busca promover maior visibilidade e a presença feminina em cargos criativos de liderança, contribuindo ativamente para uma indústria mais representativa e plural.
El Ojo Local: Tem o objetivo de ampliar a visibilidade dos trabalhos locais e reconhecer os diferentes estágios de desenvolvimento dos países participantes, o El Ojo Local premia a Melhor Ideia Local e o Desempenho Local em mais de 20 mercados da Ibero-América, incluindo Brasil, Argentina, México, Colômbia, Portugal, América Central e Caribe, entre outros.
A premiação reconhece os maiores destaques da região nas categorias: Agência, Agência Independente, Diretor(a) de Criação, Produtora, Diretor(a) de Cena, Anunciante e Rede de Comunicação. Os pontos são atribuídos com base no desempenho dos trabalhos inscritos que se tornarem finalistas ou vencedores nas diversas premiações do Festival, em nível ibero-americano e internacional, desconsiderando os prêmios concedidos em âmbito local.
O processo de votação do festival ocorre em duas etapas: uma online, com jurados de toda a Ibero-América avaliando os finalistas, e outra presencial, em Buenos Aires, com os Presidentes de Júri escolhendo os Gran Ojos (GPs) de cada prêmio, a partir dos troféus definidos pelo grande júri. Os nomes dos jurados e dos palestrantes do ciclo de conferências serão anunciados em breve.
Leia mais notícias em: