MarcasPeloMundo_branco

Instagram e Forbes lançam websérie Mom Boss sobre empreendedorismo e maternidade

Instagram e Forbes lançam websérie sobre empreendedorismo e maternidade

Empreendedorismo e maternidade muitas vezes andam juntos: muitas mulheres buscam empreender a partir do momento em que têm filhos. Ou têm novas ideias para seus negócios enquanto desempenham seu papel de mães. Unir a gestão de uma empresa com a criação dos filhos é a pauta da websérie Mom Boss, que nasceu da parceria entre Forbes e Instagram e traz mães empreendedoras com histórias ricas e diversas para mostrar como um papel alimenta o outro.

“Existem ensinamentos que meus filhos me trazem e que levo para a gestão do meu negócio”, diz Adriana Barbosa, CEO e fundadora da Feira Preta. Serão 5 episódios lançados semanalmente até 06/09. Confira abaixo o perfil de cada uma das empreendedoras e o cronograma da série.

Ana Claudia Silva ( ceoanaclaudia), CEO da Afra Design ( use_afra

Educadora e mãe de três filhos, Ana Claudia Silva começou a empreender em 2018 com uma missão: trabalhar para que crianças negras se sentissem representadas quando se preparassem para ir à escola. Foi assim que surgiu a Afra Design, pioneira no segmento de papelaria étnica no Brasil. Seus cadernos, estojos e mochilas trazem imagens em que crianças negras podem se reconhecer e padrões que remetem à cultura africana. A Afra tem, entre seus clientes, a rede de varejo Carrefour. A empreendedora viu seu faturamento crescer mais de 1000% entre 2018 e 2020 e, no ano passado, recebeu um investimento no programa Shark Tank Brasil.

Adriana Barbosa ( adrianapreta), criadora do Festival Feira Preta ( feirapretaoficial) e do Preta Hub (pretahub)

A empreendedora social Adriana Barbosa é CEO da plataforma Preta Hub, que atua com pesquisas, mapeamento e aceleração do empreendedorismo e consumo negro do Brasil, e fundadora da Feira Preta, marketplace de produtos e serviços oferecidos por empreendedores negros. O marketplace ajudou a movimentar o Festival Feira Preta, maior evento de cultura negra da América Latina. Em 20 anos de história, o evento contou com 50 mil participantes presencialmente, mais de R$ 6,5 milhões em circulação entre os empreendedores negros e mais de 4 mil artistas nacionais e internacionais. Adriana é mãe de uma menina de 12 anos que cria com o apoio da mãe e da avó.

Bianca Andrade ( bianca), fundadora da Boca Rosa Company ( bocarosacompany)

Bianca Andrade, a Boca Rosa, é empresária e produtora de conteúdo para redes sociais. Ela começou na adolescência, quando era moradora do complexo de favelas da Maré, fazendo vídeos ensinando meninas a se maquiarem. Hoje, a holding de Bianca abriga sua linha de maquiagem — feita em conjunto com a Payot –, e a linha de produtos para cabelo Boca Rosa Hair, produzida pela Cadiveu. A empresa teve faturamento de R$ 120 milhões em 2020. Bianca ainda mantém a criação de conteúdo para outras marcas como blogueira e comunicadora com mais de 18 milhões de seguidores em seu perfil pessoal. A empreendedora é mãe do pequeno Cris, que acaba de completar um ano.

Flávia Deutsch ( fladeutsch) e Paula Crespi (pcrespi), cofundadoras da Theia ( theia_br)

A startup, fundada por duas mulheres que se conheceram durante o MBA em Stanford, recebeu R$ 30 milhões de aporte neste ano, um dos maiores investimentos já recebidos por uma femtech. Flávia Deutsch e Paula Crespi decidiram fundar uma plataforma de apoio às gestantes e puérperas quando perceberam que o sistema tradicional de saúde não acolheu suas questões quando passaram pela primeira gravidez. Acabam de abrir uma clínica física para atendimento em São Paulo. Cada uma delas têm dois filhos.