A Globo definiu quem ficará à frente de sua estratégia de Dados e Inteligência Artificial. A partir de agosto, Ana Soares passa a ocupar a diretoria de Dados & IA da empresa, integrando a estrutura de Tecnologia e respondendo diretamente a Raymundo Barros, diretor de Tecnologia da companhia.
A executiva chega com a missão de ampliar o uso de dados e inteligência artificial em iniciativas ligadas à experiência do consumidor, publicidade e produção de conteúdo, além de acelerar projetos considerados estratégicos para o negócio.
Na nova função, Ana comandará uma equipe formada por mais de 200 profissionais especializados em engenharia de dados, ciência de dados, machine learning e inteligência artificial generativa. O grupo desenvolve, há mais de uma década, soluções voltadas à recomendação de conteúdo, conhecimento do consumidor, segmentação de audiência e performance publicitária.
“Temos uma base muito sólida construída ao longo dos últimos anos e a Ana chega para acelerar essa jornada, potencializando ainda mais nossa capacidade de gerar valor para consumidores, parceiros e para o negócio. Sua combinação de excelência técnica, visão de negócio e experiência na construção de soluções escaláveis será fundamental para ampliarmos o impacto dessas tecnologias em toda a companhia”, afirma Raymundo Barros, diretor de Tecnologia da Globo.
Natural de Sergipe, Ana Soares é mestre em Neurociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e graduada em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Sua carreira reúne experiência em ciência de dados, inteligência artificial e desenvolvimento de soluções analíticas para operações digitais de grande escala.
Antes da Globo, passou mais de seis anos no Nubank, onde atuou como diretora de Ciência de Dados, liderando projetos relacionados a crédito, prevenção a fraudes e modelos avançados de inteligência artificial. Também acumula passagens pela VTEX e pela Accenture, com atuação em iniciativas de transformação digital e analytics.
“A Globo reúne uma combinação única de tecnologia, criatividade e conexão com milhões de brasileiros. É um privilégio fazer parte desse momento da empresa e contribuir para ampliar o uso de dados e inteligência artificial de forma responsável, gerando experiências cada vez mais relevantes para consumidores, parceiros e para o negócio. Estou muito animada para trabalhar ao lado de um time tão talentoso e ajudar a construir a próxima geração de produtos e soluções da Globo”, disse Ana Soares.
Leia outras notícias: https://marcaspelomundo.com.br/categorias/anunciantes/