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O papel das lideranças das empresas no sucesso da comunicação das marcas

Leia o artigo "O papel das lideranças das empresas no sucesso da comunicação das marcas", escrito por Maicon Dias, da Gampi Casa Criativa.

Em quase 20 anos trabalhando com estratégias de comunicação para mais de 350 marcas, observei a necessidade contínua de evolução nos negócios para tornar mais visível o retorno do investimento em campanhas, publicidade e posicionamento de marca. Se o mundo da comunicação evoluiu nos últimos anos, as lideranças empresariais também devem compreender seu papel crucial para o sucesso dessas ações.

A contratação de uma nova agência é um momento repleto de expectativas, frequentemente acompanhado da sensação de “já tentamos antes e não funcionou, vamos ver se agora dá certo”. Ouvi essa frase inúmeras vezes, o que sempre me deixou inquieto. Por que tantos negócios não obtiveram resultados com investimentos em comunicação? Percebo que logo nos primeiros meses, vários sinais já apontavam fatores que contribuíram para o fracasso desses trabalhos.

Investir em comunicação gera uma expectativa de aumento nas vendas. No entanto, aqui está o primeiro erro: a comunicação desperta o interesse do público pela marca/produto, mas só ela não gera vendas. Se a empresa não possuir canais adequados para atender à demanda, mensurar a qualificação dos atendimentos e possuir um time de vendas bem preparado, todo o interesse gerado será desperdiçado, sem impacto nas vendas. É fundamental estruturar claramente os primeiros indicadores de controle para medir a evolução do trabalho.

Um plano de comunicação prevê uma etapa de impacto, visando alcançar diversas pessoas dentro do perfil desejado. Depois, é necessário nutrir e trabalhar esse público, demonstrando expertise e a melhor escolha a ser feita para finalmente converter em vendas. No entanto, faltam fluxos e ferramentas nos negócios para realizar essas mensurações. Analistas e coordenadores de marketing não conseguem ter voz ativa para sensibilizar e mobilizar as lideranças em prol dessa organização. Planos de comunicação são executados sem mudanças na operação de atendimento e vendas, deixando departamentos comercial e marketing desconectados e interagindo apenas na tentativa de apresentar os resultados esperados pela direção.

Percepções como “não percebi nenhum impacto”, “os contatos não são tão qualificados” e “investimos, mas não percebemos o resultado” geralmente refletem uma terceirização do problema e uma falta de investimento na conexão entre setores. A colaboração entre marca e agência precisa ser feita de forma constante, com ações, levantamento de dados, feedbacks e ajustes contínuos nas duas frentes de trabalho.

Se os líderes das empresas não estiverem dispostos a evoluir suas estruturas, serem transparentes com seus números, compartilharem dados e investirem na evolução de processos, continuarão achando um erro investir em comunicação. Agora, se promoverem as mudanças necessárias, mobilizarem e treinarem times para novos processos e serem rigorosos com uma agenda de análise de informações, perceberão o impacto gerado e entenderão o retorno que esse investimento está proporcionando, podendo assim avaliar de forma correta o retorno sobre seus investimentos.

Mais do que nunca investir em comunicação é unir criatividade, qualificação de pessoas, experiência de compra, investimento em ferramentas e constante análise de dados. Essa união beneficiará o presente e o futuro do negócio.

Por Maicon Dias, CEO da Gampi Casa Criativa.

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