Eletromidia e Claro anunciam expansão do projeto Abrigo Amigo em Campinas

A Eletromidia e a Claro anunciam, junto à Prefeitura de Campinas, a expansão do projeto Abrigo Amigo na cidade.
LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp

A Eletromidia e a Claro, patrocinadora do projeto Abrigo Amigo, anunciam, junto à Prefeitura de Campinas, a expansão da iniciativa na cidade com inauguração de nova unidade, no bairro Jardim Nova Europa. Atualmente com 13 abrigos em operação, que já registraram 1.936 chamadas de companhia e duas ocorrências documentadas, o projeto passará a contar com 50 pontos ainda em 2025, representando a instalação de mais 37 unidades em diferentes bairros da cidade.

Até o momento, Campinas se diferencia ao inovar com a substituição das telas de LED por monitores LCD de 85 polegadas, solução que aprimora a qualidade de imagem e a robustez operacional, reforçando a integração entre acolhimento, segurança e tecnologia no espaço urbano. Desde o anúncio da parceria com a Claro, em setembro deste ano, a rede passou de 82 para 228 abrigos ativos, em São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro, com meta de alcançar 635 unidades até 2027, ao todo.

A integração da tecnologia da Claro ao projeto garante monitoramento contínuo da rede, análise de desempenho e suporte técnico especializado. “Para nós, da Claro, é um orgulho colocar nossa infraestrutura a serviço de uma iniciativa que une inovação tecnológica e cuidado com as pessoas. Essa parceria representa muito mais do que conectar os abrigos; é sobre viabilizar experiências que tornam a vida nas cidades mais humana, inclusiva e segura. Através de uma rede de última geração, com fibra e 5G, estamos viabilizando que cada usuário que precisar acionar o serviço tenha a tranquilidade de ser atendido em tempo real, mesmo em horários de maior vulnerabilidade. Nosso papel é assegurar que a tecnologia funcione de forma invisível, mas essencial, para que o foco do projeto esteja onde realmente importa: no acolhimento, na segurança e no bem-estar de quem depende desse serviço”, afirma Ane Lopes, diretora de Marca e Comunicação da Claro.

Segundo José Carlos Angelucci Jr., CRO da Eletromidia, a parceria com a Claro é decisiva para ampliar o alcance do Abrigo Amigo. “Estamos comprometidos em transformar as cidades em espaços mais eficientes e humanos. Levar conectividade a esse projeto é potencializar seu impacto, oferecendo tecnologia a serviço da vida cotidiana e do bem-estar das pessoas”, declara o executivo. A tecnologia é um pilar fundamental do Abrigo Amigo. Cada ponto é equipado com internet, câmeras noturnas de alta resolução, microfones sensíveis e alto-falantes potentes. Essa infraestrutura possibilita que usuários acionem atendimento remoto entre 20h e 5h, sendo acompanhados por uma central de monitoramento dedicada que garante suporte e segurança até a chegada do transporte.

Para reforçar a parceria exclusiva, Claro e Eletromidia também lançaram uma campanha publicitária que destaca a expansão do projeto. “Queremos mostrar que o Sol da Claro está presente no dia a dia das mulheres até quando o Sol se põe. Somos uma companhia que vai desde a conexão em casa e no celular, passando pelo entretenimento e chegando agora aos abrigos de ônibus, garantindo que as mulheres não se sintam inseguras e reduzindo o número de ataques, furtos e roubos nos pontos de espera”, conclui Ane Lopes.

Desde agosto de 2023, o Abrigo Amigo tem impactado positivamente o bem-estar de usuários do transporte público noturno. Já foram registradas mais de 23 mil chamadas de companhia e 392 ocorrências em quatro cidades: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Campinas (SP) – maior cidade fora da região metropolitana de São Paulo – e Cuiabá (MT) – primeira no Centro-Oeste a receber o projeto. Com a expansão viabilizada pela Claro, também receberão abrigos Sorocaba (SP), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS) e Salvador (BA), totalizando oito localidades atendidas até 2027.

O projeto, estruturado como uma parceria público-privada (PPP), mostra como a mídia out-of-home pode ir além da publicidade tradicional e assumir uma função social. “Mais do que comunicar marcas, esses espaços passam a demonstrar cuidado, confiança e proximidade com a população, mostrando como o OOH pode ser agente de transformação positiva no espaço urbano”, afirma José Carlos Angelucci Jr. O Abrigo Amigo soma-se a outras iniciativas sociais apoiadas pela Claro, como o projeto “Mulher + Tech – conexão para novos começos”, em parceria com a ONU Mulheres, que capacitará 1.300 mulheres em situação de vulnerabilidade em 10 capitais brasileiras.

De acordo com estudo da Consultoria Legislativa do Senado (2024), 97% das mulheres brasileiras têm medo de sofrer violência durante deslocamentos, incluindo o transporte público. O levantamento aponta ainda que uma mulher sofre assédio a cada 1,5 segundo no país, reforçando a relevância de iniciativas como o Abrigo Amigo.

Leia mais notícias:

https://marcaspelomundo.com.br/

LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp