Conhecido como o Maníaco do Parque, Francisco de Assis Pereira chocou o Brasil na década de 90. E agora, é tema de dois lançamentos do Prime Video. O primeiro é um filme baseado em fatos reais da busca do Maníaco do Parque. Na linha true crime, que vem ganhando cada vez mais espaço nos serviços de streaming, também será lançada uma série documental sobre o criminoso no início de novembro e traz áudios exclusivos sobre o caso.
Para o lançamento, a agência Napoleão e a consultoria MUMMA se uniram com a Altermark para uma ação que levasse as pessoas para uma imersão nos anos 90. Nos tempos em que a informação não era tão ágil como nos dias de hoje, em que a internet era pouco difundida e que as redes sociais não existiam. Esse era o cenário da época em que o Maníaco do Parque surgiu. A imprensa era quem podia fazer a diferença e falar sobre os acontecimentos. A ativação oferece uma imersão em uma redação típica dos anos 90. Um lugar em que os jornalistas investigavam e noticiavam o caso do motoboy. Todos que passarem pelo local poderão experimentar essa atmosfera e mergulhar na forma como as notícias eram apuradas e divulgadas naquela época.
No cenário há uma área dedicada aos televisores com cenas da época, que relembram a cobertura e a dimensão do crime. A seguir há a réplica de uma redação nos anos 90 com tudo o que um repórter investigativo tinha, do mapa do crime ao computador desktop da época. Por fim, há um espaço dedicado a uma banca de jornal com todas as manchetes publicadas e um orelhão. “Escolhemos fazer uma viagem no tempo porque acreditamos que a nostalgia é uma ferramenta poderosa para aumentar o awareness. Quando você combina isso com o gênero true crime, a experiência e a conexão emocional se tornam ainda mais fortes. Além disso, muitas pessoas que vão assistir à série e ao filme não viveram essa época ou não se lembram claramente de como era a realidade dos anos 90. Nosso objetivo é despertar curiosidade e envolver o público de forma impactante, proporcionando uma experiência marcante”, explicam Andrés Borja e Gus Machado, sócios fundadores da Napoleão.
Para os fãs de true crime, a produção da Amazon é uma oportunidade de entender toda complexidade do casopor meio de uma experiência imersiva que proporcionará uma jornada histórica, relembrando os momentos cruciais e a importância da imprensa na época. “Contamos a história como uma forma de revisitar questões relevantes da sociedade, da justiça, da segurança pública. Foi um caso que marcou uma geração. O Maníaco do Parque ficou no imaginário coletivo e apavorou a população”, comenta Murilo Candelot, sócio fundador da MUMMA.
Ficha Técnica:
Cliente: Amazon
Aprovação cliente: Gabriela Castro, Danielle Alarcón e Brenda Silva
Diretores de Criação: Andrés Borja e Gus Machado
Agência: Napoleão
Project Manager: Carol Andrade
Copywriters: Pedro Nunes e Helena Tarozzo
Diretora de Arte: Giulia Cypriano
MUMMA:
CEOs: Maura Victorelli e Murilo Candelot;
Business Director: Amanda Medeiros;
Business Manager: Lígia Barros
Altermark
CEO Global – Alexandre Cardoso
Liderança Executiva / Partner – Emílio Medina
VP de Atendimento – Alessandra Malheiros
VP de Mídia – Miriam Vendramini
CEO AlterLabs – Rafael Peracio
Diretora de Conta – Carolina Paim
Gerência de Projeto e Produção Executiva – Adriana Aranha
Assistente de Produção – Camilla Santos
Concepção Criativa e Direção de Arte – Rafael Rocha e Marcella Matsumoto
Produção Gráfica – Sandro Costa, Cintia Moura e Júlia Gomes
Cobertura Audiovisual – O2C
Desenvolvimento e Execução – FourMidia
Leia mais notícias: