MarcasPeloMundo_branco

Satisfeitos com 2022?, por Daniel Aguado

Neste novo artigo, Daniel Aguado faz um balanço sobre a criatividade da publicidade brasileira no ano de 2022.

A depender da enquete aplicada no meu perfil do LinkedIn, parece que a publicidade brasileira não teve um ano muito criativo. Para 72% dos respondentes, o ano foi pouco positivo e grande parte das campanhas veiculadas representaram “mais do mesmo” e, para apenas 28%, a publicidade surpreendeu em 2022. Afinal, o que pode ter gerado essa percepção nos consumidores?

Certamente, não há uma resposta única para isso, mas um dos fatores mais evidentes e que pode ter impactado bastante a nossa capacidade criativa foi um calendário repleto de temas muito relevantes para a sociedade, incluindo as eleições presidenciais e estaduais, bem como, uma Copa do Mundo fora de época.

De qualquer forma, por um lado, o calendário foi apertado e os temas conflitaram entre si, de outro, parece que as grandes marcas anunciantes tiveram uma certa preguiça em buscar inovação ou romper com a zona de conforto. E, nem precisamos de pesquisa para concluir isso! Afinal, a grande maioria das grandes campanhas deste ano foram estreladas pelas mesmas celebridades, um verdadeiro festival de Anitta, Galvão Bueno,Tiago Leifert, Ivete Sangalo e Paulo Vieira.

Pessoalmente, achei bem complexo distinguir a Ivete Sangalo do banco ou do frigorífico, a Anitta da telefonia ou do cartão de crédito, o Paulo Vieira da banda larga ou do streaming, entre tantas outras repetições de celebridades versus uma imensidão de marcas. Se o objetivo era correr pouco risco, parece que as marcas alcançaram outro alvo: a baixa diferenciação.

Agora, nos resta torcer para que 2023 traga mais novidade e criatividade às marcas, às agências e aos profissionais de marketing. Afinal, é pouco provável que as celebridades citadas acima estarão menos evidentes no próximo ano.

Por Daniel Aguado | https://www.linkedin.com/in/daniel-aguado/

Leia outros artigos:

https://marcaspelomundo.com.br/opiniao/a-mesbla-voltou-por-daniel-aguado/

https://marcaspelomundo.com.br/

Cecilia Alexandre - Diretora de Marketing da Kraft-Heinz - Artigo: A revolução digital nas companhias é agora

O propósito além da tendência

Há tempos se fala de marcas com propósito, mas a pandemia da COVID-19 veio para acelerar esse movimento e se transformou em um grande catalisador