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Mais do que comunicar, iniciativas de impacto à Geração Z devem criar diálogos genuínos

Arthur Wong, diretor de marketing da Samsung para a América Latina, sobre estratégias que têm sido adotadas na empresa para detectar tendências da geração Z

Composta por pessoas nascidas entre a segunda metade dos anos 1990 até 2010, a Geração Z tem se tornado cada vez mais importante na definição de novas tendências de consumo. Não à toa, produtos, campanhas e serviços são cada vez mais pensados com foco nesse público, que além de influenciar as pessoas ao redor, sejam elas mais novas ou mais velhas, também têm grande impacto no mercado. Por se tratar de uma geração nascida no universo digital, não há limites para criar novos meios de conexão com eles.

Além de se tratar de um público que começa a conquistar sua independência financeira, os GenZ, como também são chamados, têm um forte espírito de curiosidade, principalmente quando se fala em tecnologia, games, esportes, artes e cultura em geral, o que torna essas pessoas mais dispostas a experimentar o novo e o diferente. E por estarem sempre conectados, as experiências em âmbito digital não apenas os aproximam uns dos outros, como aumentam o engajamento com seus artistas, influenciadores e marcas favoritas.

Essa geração é muito atenta a posicionamentos relacionados aos seus princípios e valores, que em geral estão alinhados com ações de apoio a minorias e de sustentabilidade, para a redução de impactos ambientais. Por ser um grupo que luta pelo que acredita, observa-se um comportamento de consumo mais focado em empresas que defendem essas mesmas ideias e apoiam esses movimentos.

Pensando nisso, a Samsung criou o Future Generation Lab, uma área global estratégica para se aproximar das novas gerações, com foco inicial na Geração Z. Composta – até o momento – por 73 funcionários Samsung de todo o mundo, o grupo é formado por colaboradores na faixa dos 20 anos que fazem parte da Geração Z e, por isso, foram selecionados para guiar a empresa no desenvolvimento de novas ações, produtos e serviços voltados para esse público. Mais do que isso, essas pessoas têm a missão de criar diálogos genuínos em torno de seus interesses em comum de uma forma totalmente inovadora, divertida e criativa.

Do ponto de vista organizacional, trata-se de mais uma inovação da Samsung, desta vez para criar laços ainda maiores com as novas gerações, ouvindo ainda mais o que elas têm a dizer, entendendo seus valores e interesses e, principalmente, atendendo às suas necessidades. Para isso, as funções do Future Generation Lab vão desde a experimentação e apresentação de produtos Samsung em plataformas digitais, até a organização e realização de eventos e novas parcerias com marcas e formadores de opinião relevantes para esse público.

No caso do Future Generation Lab, até mesmo os gostos, hábitos e demais particularidades de cada membro são levadas em consideração, já que podem influenciar na tomada de nossas decisões. O grupo é formado por pessoas da Coréia do Sul, América do Norte, Europa, Sudeste Asiático, Oriente Médio, África, Índia, Rússia, China e América Latina, no Brasil. Dessa forma, além de acompanhar e se relacionar com seu público-alvo em âmbito global, as equipes também têm autonomia para desenvolver projetos e campanhas locais, levando em conta, inclusive, a bagagem cultural de cada região.

Ao criar iniciativas como essa, é importante definir objetivos que vão além do vender e comunicar. Entendendo que as próximas gerações têm muito a contribuir não apenas em questões de consumo, mas de inovação, sustentabilidade, tendências e novos modelos de interação, as empresas devem buscar implementar um ou mais canais de relacionamento em que o diálogo com esses jovens seja o mais aberto possível. Dessa forma, garantimos que suas vozes sejam ouvidas e que as grandes marcas acompanhem esse movimento de transformação de forma legítima e com toda a autenticidade característica da geração Z.

por *Arthur Wong, diretor de marketing da Samsung América Latina.