MarcasPeloMundo_branco

Incepa louças se transforma em Roca: Conheça nova estratégia do Grupo Roca no Brasil

Incepa louças se transforma em Roca: Conheça nova estratégia do Grupo Roca no Brasil. Entrevista com Valmir Benaglia e Aline Pereira

A transição da marca Incepa Louças para Roca marca um novo capítulo na história do Grupo Roca no Brasil. Em entrevista ao portal Marcas pelo Mundo, conduzida pela jornalista Elisangela Peres, Valmir Benaglia, Diretor Comercial & Marketing e Aline Pereira, Gerente de Marketing da Roca, destacaram os detalhes dessa mudança, que busca simplificar a arquitetura de marcas no país e fortalecer a presença da companhia no mercado.

A decisão de migrar a marca Incepa para Roca foi tomada após anos de estudo e planejamento. Essa estratégia está alinhada com o reposicionamento do Grupo Roca, que agora opera no Brasil com quatro marcas: Laufen, Roca, Celite e Logasa. A Laufen é posicionada como a marca mais premium, enquanto Roca e Celite possuem maior abrangência no mercado brasileiro, e a Logasa é direcionada ao segmento de primeiro preço.

Para assegurar que a transição seja compreendida pelos consumidores, a empresa adotou uma abordagem gradual. Durante os próximos 18 meses, será utilizada uma logo dupla, com Incepa e Roca, nas louças e embalagens. Nos pontos de venda, a comunicação também será uma prioridade, abrangendo mais de 5 mil locais com informações claras e transparentes para consumidores e vendedores. Toda a estratégia contou com o apoio da consultoria FutureBrand, que desempenhou um papel importante nesta transição.

Com o conceito Ainda Mais Roca, o reposicionamento conta com um plano de marketing 360º, abrangendo redes sociais, PR, eventos e publicações especializadas. A presença no Instagram, Facebook e LinkedIn, além da realização de eventos exclusivos para formadores de opinião, reforça o compromisso da marca com diferentes públicos, incluindo o interno.

Com a migração, o portfólio da Roca se torna mais amplo e completo. Os produtos da linha Incepa Louças permanecerão com os mesmos nomes e códigos dos produtos, mas com a assinatura de Roca e Incepa juntas no momento de transição. Um dos destaques da Roca são as coleções assinadas, que valorizam o design nacional, como as collabs com grandes nomes da arquitetura e design brasileiros, como Ruy Ohtake, Fernanda Marques e João Armentano.

Capacidade produtiva, inovação e sustentabilidade

O Brasil é um dos mercados mais importantes para o Grupo Roca fora da Espanha, com uma estrutura robusta que inclui nove fábricas, sendo seis somente de louças, localizadas em Jundiaí (SP), 2 em Minas Gerais, Espírito Santo, Pernambuco e Caucaia (CE). Alguns produtos são importados inicialmente e, quando fazem sucesso, são nacionalizados para melhorar a disponibilidade e o atendimento aos consumidores. A reformulação do portfólio nos últimos anos foi essencial para conectar a marca às necessidades do mercado brasileiro.

A Roca mantém um compromisso contínuo com a inovação e a sustentabilidade, pilares fundamentais em suas operações globais e no mercado brasileiro. Esse enfoque se traduz em investimentos significativos na produção para garantir processos cada vez mais limpos e eficientes, reduzindo a emissão de carbono e outros gases de efeito estufa. Recentemente, o grupo assumiu o compromisso de atingir emissões líquidas zero até 2045, com metas intermediárias já apresentando avanços consideráveis, especialmente nas unidades do Brasil, que lideram iniciativas sustentáveis do grupo.

No campo da inovação, a Roca combina a sofisticação do design europeu com tecnologias avançadas desenvolvidas em centros especializados na Ásia, como os voltados para smart toilets e produtos eletrônicos. Essa integração global permite trazer soluções de alta tecnologia para o mercado brasileiro, incluindo dispositivos conectados e sistemas de economia de água. Além disso, a sustentabilidade também abrange o impacto social por meio da Fundação We Are Water, criada pela Roca em 2010 e agora presente no Brasil.

Apesar dos desafios do mercado, como a inflação e o cenário econômico, 2024 tem sido um ano de bons resultados para o Grupo Roca no Brasil. Apesar disso, a filial brasileira encerra o ano com conquistas importantes e vislumbra 2025 como uma oportunidade para continuar crescendo, conquistando mercado e consolidando ainda mais a marca Roca nos lares brasileiros, sempre com um olhar voltado para a inovação.

Assista:

 

Leia outras notícias:

https://marcaspelomundo.com.br/categorias/lifestyle/