MarcasPeloMundo_branco

El Ojo 2022 – Brasil conquista 25 prêmios no primeiro dia do Festival El Ojo de Iberoamérica

El Ojo 2022

O Brasil conquistou 25 prêmios no primeiro dia do Festival El Ojo de Iberoamérica, sendo 2 Gran Ojos, 4 troféus de Ouro, 4 de Prata e 15 de bronze. As categorias reveladas foram: Directo, PR, Produção Audio e Som, Produção Audiovisual,  Radio & Audio, Via Publica.

Além disso, o festival consagrou a evolução criativa de cada país com o Prêmio El Ojo Local, que reconhece as diferentes realidades, economias e momentos de desenvolvimento da indústria em cada um dos países da região que têm trabalhos inscritos no festival.

Confira os vencedores:

Categoria PR:

O Brasil leva para casa 6 prêmios, sendo 1 Gran Ojo, 1 troféu de Ouro, 1 prata e 3 de Bronzes. A categoria PR celebra as melhores ideias que constroem confiança e reputação de sucesso nas relações com terceiros, principalmente usando táticas por meio de mídia conquistada em veículos de comunicação ou em canais proprietários.

A campanha “The Refugee Jatobá”, criada pela agência Africa DDB para APIB (Articulation of Indigenous Peoples of Brasil), que foi bastante premiada em no Festival de Cannes, conquistou o troféu mais cobiçado no El Ojo de Iberoamerica, o Gran Ojo.

“Jatobá Refugiado” é uma campanha de mobilização social em torno das medidas necessárias para frear o desmatamento no Brasil. A comunicação faz um alerta para o que está acontecendo na  Amazônia, que se continuar neste ritmo de desmatamento, em 15 anos, uma parte dela se tornará para sempre uma savana degradada. Mais informações aqui (https://therefugeejatoba.com/pt-br/ )

Nombre de categoría Premio obtenido Título de pieza Agencia principal Anunciantes Marcas Productora principal Realizadores País principal
Acciones de Bien Público Gran Ojo The refugee jatoba Africa (Brasil) Articulation of Indigenous Peoples of Brazil – APIB (Brasil) Articulation of Indigenous Peoples of Brazil – APIB Hungry Man (Brasil) / Pindorama Filmes (Brasil) JC Feyer Brasil
Influencers y Co-creación de contenido Oro Lu from Magalu Ogilvy Brasil Magazine Luiza (Brasil) Magazine Luiza OAK Filmes /Sentimental Filmes / Alok Production / Vogue Brasil Brasil
Lanzamientos y activaciones Plata Heinz marz edition Africa (Brasil) Heinz Brasil Heinz AliceFilmes (Brasil) Felipe Mansur  / Daniel Cirati & Marina Vancini Brasil
Acciones de comunicación y reputación corporativa Bronce Heinz marz edition Africa (Brasil) Heinz Brasil Heinz AliceFilmes (Brasil) Felipe Mansur  / Daniel Cirati & Marina Vancini Brasil
Eventos y patrocinios Bronce Trophy grill Wunderman Thompson Brasil Tramontina Brasil TRAMONTINA PBA Cinema (Brasil) / Polvo Content (Brasil) / WTProduction (Brasil) Mayra Gama / Gustavo Tissot / Miche Gubeissi / Manimou Brasil
Actualidad y contexto Bronce The refugee jatoba Africa (Brasil) Articulation of Indigenous Peoples of Brazil – APIB (Brasil) Articulation of Indigenous Peoples of Brazil – APIB Hungry Man (Brasil) / Pindorama Filmes (Brasil) JC Feyer Brasil

Categoria Directo

O Brasil conquistou 4 troféus, sendo 1 prata e troféus de Bronze. A categoria Directo reconhece as melhores ideias que geram resposta e constroem um relacionamento com o cliente, aquelas que buscam captar e reter um público específico, onde existe um meio de resposta para interagir ou mensurar resultados relevantes.

Nombre de categoría Premio obtenido Título de pieza Agencia principal Anunciantes Marcas Productora principal Realizadores País principal
Uso de plataformas digitales Plata The pirate match Mirum Agency Brazil (Brasil) DirectvGo (Brasil) IKEA Landia / Los Producers (España) / Craft // McCann Worldgroup (México) Maxi Blanco / Santi García Brasil
Uso de plataformas digitales Bronce The eye tracker De la Cruz/ Ogilvy (Puerto Rico) SuperMax (Puerto Rico)  DirectvGo Buzz Creative Content Studio (Brasil) Brasil
Eventos y acciones Bronce The pirate match Mirum Agency Brazil (Brasil) DirectvGo (Brasil)  DirectvGo Buzz Creative Content Studio (Brasil) Brasil
Eventos y acciones Bronce The refugee jatoba Africa (Brasil) Articulation of Indigenous Peoples of Brazil – APIB (Brasil) Articulation of Indigenous Peoples of Brazil – APIB Hungry Man (Brasil) / Pindorama Filmes (Brasil) JC Feyer Brasil

Categoria Produção de Áudio e Som:

Em produção de Áudio e Som, o Brasil conquistou 5 prêmios, sendo um Gran Ojo, 1 troféu de Ouro e 3 de Bronzes. Esta categoria reconhece o trabalho e o talento na execução e técnica, não apenas em comerciais e spots de rádio, mas também, em videoclipes, documentários e curta-metragens. Trabalhos com originalidade e que se diferenciam pela qualidade, tornando-os peças únicas.

O Gran Ojo foi dividido entre Brasil e Estados Unidos. A campanha criada para Unilever, Baby Dove, inspira conversas sobre como lidar com as pressões do puerpério. Assinada pela agência brasileira Dark Kitchen Creatives, com veiculação prioritária nos Estados Unidos, a comunicação mostra o dia-a-dia de mães e seus recém-nascidos em suas casas e, também, as pressões mentais e emocionais do pós-parto, que afetam sete em cada dez mulheres.  A campanha conta ainda com uma versão exclusiva e revisitada de “Under Pressure”, clássico do Queen com David Bowie, interpretada por Claudia Gomes – mãe recente e que também enfrentou suas próprias pressões pós-parto. Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=w4OL5wPCXng

Nombre de categoría Premio obtenido Título de pieza Agencia principal Anunciantes Marcas Productora principal Realizadores País principal
Música adaptada Gran Ojo Postpartum under pressure Dark Kitchen Creatives (Brasil) Unilever Estados Unidos Dove MyMama Entertainment (Brasil) Ariela Dorf Estados Unidos / Brasil
Uso de música original Oro Lil sugar Area 23 (Estados Unidos) Hip Hop Public Health (Estados Unidos) Hip Hop Public Health Zombie Studios (Brasil) / Pa. De Música y Audio: Canja (Brasil) Paulo Garcia / Daniel Salles Estados Unidos / Brasil
Uso de música original Bronce Dignity to flow Wunderman Thompson Brasil Johnson & Johnson Brasil Sempre Livre / Carefree Landia / M&A (Brasil) Aline Lata Brasil
Música adaptada Bronce Total eclipse of Hawkins   Netflix Brasil Netflix Landia Manu Mazzaro Brasil
Branding sonoro Bronce El nuevo Fiat a través del sonido   Fiat Brasil Fiat Soundthinkers (Brasil) Paulo Dytz Brasil

 

Produção Audiovisual

Em Produção Audiovisual, o Brasil conquistou apenas 1 troféu de Bronze, com a campanha de Nubank, criada pela agência Wieden+Kennedy.

A categoria visa reconhecer o melhor talento na execução e técnica em cada uma das peças audiovisuais, onde a excelência contribui significativamente para o sucesso da ideia.

Nombre de categoría Premio obtenido Título de pieza Agencia principal Anunciantes Marcas Productora principal Realizadores País principal
Dirección Bronce Your future, your rules Wieden+Kennedy São Paulo (Brasil) Nubank (Brasil) Nubank Iconoclast (Brasil) Fernando Nogari Brasil

 

Categoria Rádio e Áudio

Em Rádio e Áudio o Brasil levou para casa 3 prêmios, sendo 1 troféu de Ouro e 2 de Bronzes.

A Categoria premia as melhores ideias de áudio desenvolvidas tanto na mídia convencional quanto nas diferentes plataformas de áudio e consagra a narrativa e a inovação sonora e musical na comunicação de uma mensagem de marca.

Nombre de categoría Premio obtenido Título de pieza Agencia principal Anunciantes Marcas Productora principal Realizadores País principal
Institucional, patrocinios y RSE Oro Song of preservation Africa (Brasil) AmBev Brasil Budweiser Sicarios Creative Corp (Brasil) Nixon Brasil
Uso no convencional de plataformas de audio/sonido Bronce Dignity to flow Wunderman Thompson Brasil Johnson & Johnson Brasil Sempre Livre / Carefree Landia / M&A (Brasil) Aline Lata Brasil
Uso no convencional de plataformas de audio/sonido Bronce Drive thru Alexa Ogilvy Brasil BMW Brasil BMW Brasil

Categoria Via Pública

Em Via Pública, o Brasil conquistou 6 prêmios, sendo 1 Ouro, 2 Pratas e 3 Bronzes. A categoria reconhece ideias criadas para captar a atenção do consumidor fora de casa, em espaços públicos ou privados, conseguindo assim comunicar uma mensagem de forma atrativa e/ou gerar uma experiência de marca.

Nombre de categoría Premio obtenido Título de pieza Agencia principal Anunciantes Marcas Productora principal Realizadores País principal
Formatos no convencionales e intervenciones Oro The burning billboard Africa (Brasil) Articulation of Indigenous Peoples of Brazil – APIB (Brasil) Articulation of Indigenous Peoples of Brazil – APIB Hungry Man (Brasil) / Pindorama Filmes (Brasil) JC Feyer Brasil
Ambientaciones Plata The refugee jatoba Africa (Brasil) Articulation of Indigenous Peoples of Brazil – APIB (Brasil) Articulation of Indigenous Peoples of Brazil – APIB Hungry Man (Brasil) / Pindorama Filmes (Brasil) JC Feyer Brasil
Pantallas digitales Plata In charge of the competition Grey Brasil Volvo Brasil Volvo Cosme FIlmes (Brasil) Thiago Alves Brasil
Alimentos y Bebidas Bronce Canditaste Africa (Brasil) Heinz Brasil Heinz Brasil
Ambientaciones Bronce Hunde esta isla Almap BBDO (Brasil) UN Global Compact – Pacto Global (Brasil) UN Global Compact – Pacto Global Compañia (Brasil) Cinza Brasil
Pantallas digitales Bronce @AmazoniaViva Africa (Brasil) Ntura Brasil Natura Pródigo Filmes (Brasil) Brasil

 

El Ojo Local

Em El Ojo local o Brasil teve dois ganhadores e quatro finalistas. As agências David São Paulo e VML&YR conquistaram a categoria que reconhece as diferentes realidades, economias e momentos de desenvolvimento da indústria em cada um dos países que fizeram inscrições no festival.

Premio Título de pieza Agencia principal Anunciantes Marcas Productora principal Realizadores
Ganador Burger glitch DAVID San Pablo (Brasil) Burger King Brasil Burger King Vetor Zero (Brasil) / Hefty (Brasil)
Ganador Los santos +3 VMLY&R Brasil Greenpeace Brasil Greenpeace Produka (Brasil)/ VMLY&R Team (Brasil) Marcelo Raimondi / Nicole Godoy
1° Finalista Heinz marz edition Africa (Brasil) Heinz Brasil Heinz AliceFilmes (Brasil) Felipe Mansur  / Daniel Cirati & Marina Vancini
2° Finalista Lu from Magalu Ogilvy Brasil Magazine Luiza (Brasil) Magazine Luiza OAK Filmes /Sentimental Filmes / Alok Production / Vogue Brasil
3° Finalista The pirate match Mirum Agency Brazil (Brasil) DirectvGo (Brasil)  DirectvGo Buzz Creative Content Studio (Brasil)
4° Finalista How to explain? DAVID San Pablo (Brasil) Burger King Brasil Burger King Café Royal (Brasil) (Joca) Georgia Guerra-Peixe