A pandemia não pode matar o relacionamento

Renato Acciarto - Artigo: A pandemia não pode matar o relacionamento
LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp

Como saída para tentar manter vivas as marcas e os produtos em tempos de pandemia, lockdown e necessidade de distanciamento social, as empresas recorreram as lives, os webinars, na onda da digitalização. As ferramentas que possibilitam as apresentações e reuniões online foram aprimoradas, de fácil entendimento, e o trabalho fora de escritório se tornou algo real, habitual e parte do novo normal.

Mas esse movimento online, o qual as pessoas se transformaram em caixinhas na tela do computador ou celular, que dá a impressão de acesso fácil, disponibilidade a qualquer hora, quase que irrestrito, pode estar afetando um dos pontos mais importantes para o sucesso de empresas junto aos seus públicos: o relacionamento. Se você acredita que a digitalização substitui tudo, repense.

Enquanto o ser humano for feito de carne, osso e necessidade de interação interpessoal, e não de bits e bites, acredite no relacionamento, principalmente quando a divulgação de um produto envolve a imprensa, os influenciadores, por exemplo. Eles, que estavam habituados ao contato com a marca, produtos e executivos frequentemente, de uma hora para outra ficaram distantes dessa relação interpessoal.

Não, o online não é o melhor território para o relacionamento com os formadores de opinião, inclusive os influenciadores digitais. Receber o convite via e-mail ou whatsapp, entrar em um link e assistir tudo via eletrônica cria distanciamento indesejado.

As interações sistemáticas ajudam no conhecimento sobre sua empresa, produto, cria interesse, e se diferencia quando bem feita, principalmente quando nomes e cargos se transformam em pessoas reais. O contato pessoal gera credibilidade, permite a leitura da comunicação corporal e também a conversa além do profissional, conhecendo detalhes da vida pessoal, o que permite a humanização.

Outro resultado é que a proximidade com as pessoas gera o “good will”, termo de Relações Públicas que expressa a boa vontade que o relacionamento interpessoal promove, muitas vezes inconscientemente, escrevendo frases mais positivas, maior espaço de divulgação e melhores destaques dos formadores de opinião a respeito da sua marca ou produto.

Você tem ligado, enviado uma carta a mão, ou pedido para seu assessor entregar o produto em mãos para seus jornalistas e influenciadores mais relevantes? Sim, ser “old school” em tempos de digitalização é fundamental. Traz de volta aquela percepção de proximidade, afago necessário a quem era tão próximo e agora está a uma tela de distância.

Pode acreditar que as marcas que estiverem mais próximas de seus parceiros de negócios sairão dessa pandemia certamente com ainda mais diferenciais. Como juntos na saúde e na doença, lembra? Na normalidade ou na pandemia? São muitas empresas, muitos produtos, muitos executivos. Não seja só mais um que também saber fazer uma live.

Por Renato Acciarto, profissional de Comunicação Empresarial

https://www.linkedin.com/in/renato-acciarto-a568a41b/

LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp
A Copa do Muno na era da IA generativa. Por André Popoutchi, CEO e sócio da GAIA

A primeira Copa do Mundo da era da IA generativa

A Copa do Mundo de 2026 é o primeiro Mundial realizado em um cenário em que a inteligência artificial generativa já faz parte da rotina das áreas de marketing. Isso pode parecer um detalhe tecnológico, mas representa uma mudança significativa na forma como as marcas planejam, produzem e distribuem comunicação

McDonald’s coloca Brabo SmokeHouse no cardápio

McDonald’s coloca Brabo SmokeHouse no cardápio

O McDonald’s volta a movimentar seu cardápio premium com a chegada do Brabo SmokeHouse, novidade que passa a integrar a família Brabos ao lado das versões de carne e frango. A estreia vem acompanhada de uma campanha nacional criada pela GALERIA.ag, que explora a reação inesperada de quem experimenta o

BETC HAVAS conquista a conta criativa de Pepsi no Brasil e passa a desenvolver campanhas e estratégias de comunicação da marca.

BETC HAVAS é a nova agência criativa de Pepsi

A BETC HAVAS adiciona mais uma marca de peso ao seu portfólio. A agência acaba de conquistar a conta criativa de Pepsi no Brasil e será responsável pelo desenvolvimento das campanhas publicitárias e de iniciativas estratégicas de comunicação de todo o portfólio da marca no país. A novidade marca um

Impala e Cacau Show apresentam coleção com esmaltes, gloss e hidratante para cutículas inspirados no chocolate.

Impala e Cacau Show criam coleção de beleza inspirada no universo do chocolate

O chocolate deixou de inspirar apenas sobremesas para conquistar espaço também na rotina de autocuidado. De olho no crescimento da beleza gourmet, tendência que aproxima os cosméticos de referências da gastronomia, Impala e Cacau Show apresentam uma coleção inédita que transporta aromas, cores e texturas do universo do cacau para

Havanna celebra 20 anos no Brasil com foco em sorvetes e mercado wellness

Havanna celebra 20 anos no Brasil com foco em sorvetes e mercado wellness

Depois de duas décadas no mercado brasileiro, a Havanna inicia uma nova etapa de sua trajetória no país. Conhecida pelos alfajores e pelo tradicional doce de leite argentino, a marca concentra seus próximos movimentos em duas frentes: a rápida expansão das Heladerias Havanna e o desenvolvimento de um portfólio voltado